OUTUBRO ROSA EM FOZ DO IGUAÇU – Saúde mamária e qualidade de vida X agrotóxicos.

OUTUBRO ROSA EM FOZ DO IGUAÇU - Saúde mamária e qualidade de vida X agrotóxicos.

OUTUBRO ROSA EM FOZ DO IGUAÇU - Saúde mamária e qualidade de vida X agrotóxicos.

OUTUBRO ROSA 2023

quem procura acha, quem acha cura

UNACCAM alerta para a importância do papel das ONGs no enfrentamento do câncer de mama

Clarisia Ramos, presidente da ONG UNACCAM, participa do 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO AGRO NO COMBATE AO CÂNCER , em Foz do Iguaçu.

Outubro Rosa em Foz do Iguaçu, a cidade promove  o 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO AGRO NO COMBATE AO CÂNCER, realizado pelo ANNC ( Agro no Combate ao Câncer), que reunirá um time de  profissionais relevantes no cenário brasileiro e internacional,  e uma das mais conceituadas ongs de São Paulo, UNACCAM – entidade pioneira na qualificação de voluntários para atendimento à pacientes de câncer de mama, representada por sua presidente, Clarisia Ramos,  mediará uma das mesas para falar sobre saúde mamária e qualidade de vida X agrotóxicos.

Clarísia Ramos, que é filha da fundadora da ong e desde a infância se dedica ao terceiro setor, afirma: “Tão importante quanto disseminar as informações sobre saúde mamaria e qualidade de vida, é discutir questões pontuais como é o caso da ação dos agrotóxicos.

E ter esse evento que objetiva levar conhecimento a quem não tem acesso a esses dados é fundamental para a qualidade de vida das mulheres do agro“.

Estima-se que é possível diminuir em até 50% o índice de mortalidade dos casos de câncer de mama no Brasil, mas esse cenário só se faz possível com acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado e informação sobre a doença e seus recursos de tratamento físico e emocional.

É sabido que a chance de cura do câncer de mama chega a 90% quando o diagnóstico é feito de maneira precoce – e esse é o índice de cura no mundo, de forma geral.

Já no Brasil trabalhamos com um índice de 60%, dado que poderia ser incrementado com o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento, além da educação sobre saúde, consciência sobre direito civil e autoestima em busca do tratamento físico e emocional – trabalho que tem sido realizado pelo terceiro setor com organizações não governamentais como a UNACCAM.

Sobre a Unaccam:

A ONG Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama foi fundada em 2001 por Ermantina Ramos, uma paulistana que por ter perdido a mãe muito cedo, vítima de câncer, encontrou na dor a motivação para ajudar mulheres a cuidarem da saúde.

Obstinada, Tininha (como era conhecida) encontrou no Dr. José Aristodemo Pinotti e na amiga Lourdinha Borges (paciente com câncer de mama) o apoio necessário para começar esse trabalho de angariar e capacitar voluntários.

A entidade, que hoje é presidida por Clarísia Ramos – filha de sua fundadora, foi pioneira na capacitação de voluntários para acompanhar pacientes acometidos pela doença, e no decorrer de sua trajetória foi amadurecendo o entendimento de que é necessário capacitar pessoas, trazendo informações sobre a importância do diagnóstico precoce até o conhecimento das políticas públicas para que a jornada do paciente seja bem-sucedida.

www.unaccam.org.br

Instagram: @unaccam

Serviço:

Local: Recanto Cataratas

Data: 18 de outubro 2023

Horário: 8h

Site: https://www.agronocombateaocancer.com.br/

Assessoria de imprensa:

Banco de Notícias

Débora Carvalho – 11 99852-7636

Débora Nogueira – 11 99399-7726