Outubro Rosa – Recuperação capilar facilitada após tratamento contra o câncer de mama

Especialista tranquiliza mulheres que passam por quimioterapia

As mulheres que enfrentam o câncer de mama têm que superar consequências que abalam muito o lado psicológico. A doença atinge partes do corpo que são identidades marcantes para a personalidade feminina. Além da mama, o cabelo também é alvo do tratamento de combate à doença.
A quimioterapia abala a saúde capilar fazendo com que a mulher fique um período com perda total do cabelo. Mas como a prioridade é a vida, o foco primário é eliminar a doença para, depois, recuperar a estética capilar, por meio da revitalização do cabelo.
Uma das pioneiras no Brasil na especialização em Tricologia, área da saúde voltada em prevenção e tratamento capitar, a doutora Simone Correia, tranquiliza todas as mulheres que passam pela luta contra o câncer.
“A perda de cabelo faz com que a mulher fique mais abalada emocionalmente no tratamento contra o câncer, mas hoje temos métodos específicos para recuperar a saúde capilar, após ela passar por todo o processo de combate ao câncer”, destaca a doutora Simone, que também é biomédica.

A Tricologista, Simone Correia, também observa que quando a pessoa está emocionalmente abalada, por causa de uma doença, é normal haver um reflexo na saúde do cabelo, com o enfraquecimentos dos folículos.

“Por isso é importante a mulher em recuperação estar tranquila, por mais difícil que seja nesse período. Quando mais fortalecida a saúde emocional, melhor para a recuperação do corpo e do sistema capilar da paciente”, analisa a doutora Simone.
A especialista, administra a rede de clínicas Recupere, voltada exclusivamente à recuperação capilar. A marca atua com tratamento próprio, nas unidades localizadas em Joinville, Florianópolis, Curitiba (PR) e Vitória (ES).
A doutora Simone também orienta às mulheres em fase final de tratamento contra o câncer que evitem fazer procedimentos químicos no cabelo, porque nesse processo o sistema capilar está mais fragilizado.
“É importante a paciente ter uma boa alimentação, para que tenha nutrientes e vitaminas para fortalecer o cabelo. Além de um bom sono, fazer atividades físicas e também controlar a ansiedade e o estresse”, indica.

Principais etapas do tratamento capilar pós-câncer:

  • Aguardar a liberação do oncologista de quando pode iniciar o tratamento de recuperação capilar
  • Fazer uma análise inicial com um especialista antes de iniciar um tratamento específico
  • O especialista vai avaliar a situação do paciente para traçar o melhor tratamento para o fortalecimento do organismo, após passar pelo período de combate contra o câncer
  • Entre os procedimentos avaliados está a questão nutricional, para fortalecimento do sistema imunológico.
  • As metodologias empregadas pela rede de clínicas Recupere trabalham com estimuladores naturais para ativar circulação no couro cabeludo, com uso de extratos de vegetais específicos para esses procedimentos.

Foto: Junior Schmitt