CATARINA” Para encerrar Semana Lixo Zero, mais de 20 ações são realizadas neste sábado (28)

CATARINA" Para encerrar Semana Lixo Zero, mais de 20 ações são realizadas neste sábado (28)

CATARINA" Para encerrar Semana Lixo Zero, mais de 20 ações são realizadas neste sábado (28)

Um dos destaques será a mostra de filmes do Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow, na Associação Atlética Tupy.

O último dia da 10ª Semana Lixo Zero Joinville conta com mais de 20 atividades em vários pontos da cidade. As ações são gratuitas e abertas ao público em geral.

Um dos destaques é a mostra de filmes do Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow, que ocorre das 10h às 17h na sala de cinema da Associação Atlética Tupy, localizada na rua Prefeito Helmuth Fallgatter, 3605, bairro Boa Vista. 

A seleção dos filmes do Festival foi realizada em parceria com o Festival Internacional de Cinema Ambiental de SC (FICASC), Pupilo TV e Futuro Coletivo Filmes.

Ao todo, serão apresentadas nove produções entre filmes, curtas-metragens e documentários.  A primeira sessão começa às 10h com a apresentação de Mulheres da Terra, de Marcia Paraiso.

Em seguida, às 10h30, tem a apresentação de 8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis, de Nelson Kao, Andrea Urushima e César Shundi Iwamizu.

O próximo filme, que inicia às 11h, é a animação As Aventuras da Toninha Babi, seguida de Sementes, de Marcelo Engster, às 11h30. 

À tarde, às 12h30, tem o documentário Sambaqui Sociedade Redescoberta, de Thiago Benites, seguido da sessão de lançamento de Percursos Arqueológicos Santa Catarina, de Tom Gonçalves.

A produção, de 50 minutos, apresenta os mais recentes resultados de pesquisas no âmbito da arqueologia.

A sessão seguinte, às 14h, vai apresentar Y me Vuelvo a La Pachamama, de Rodrigo Batista.

Às 15h é a vez de Por Que Não o Paraíso, de Laura Tamiana.

A última sessão do Festival apresentará Revolixonários, de Thiago Eduardo. Na programação, consta ainda reapresentações das produções 8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis (12h), As Aventuras da Toninha Babi (14h15) e Sambaqui Sociedade Redescoberta (15h30). 

Oficinas, rodas de conversa, visitas técnicas e consumo consciente na agenda 

Além da mostra de filmes, ainda na na Associação Atlética Tupy, o público poderá conferir atividades como Oficina Sodexo de Reaproveitamento de Alimentos, Oficina de Animação Stop Motion com Materiais Reciclados em parceria com a Unicolab, Oficina de Compostagem, Encontro de Brechós, apresentação do projeto Arte para Todos e exposição Menstruação Sem Tabus e Sem Lixo.

Além disso, haverá entrega de brindes para os destaques das ações internas da Tupy na Semana Lixo Zero 2023.

Em outro ponto da cidade, às 8h30, haverá visita ao sítio de orgânicos Mattiola, em Pirabeiraba.

Quem quiser participar, é preciso se inscrever neste link.

Ainda em Pirabeiraba, haverá visita ao pátio de compostagem da empresa Naturanda.

O evento ocorre das 10h às 11h30.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Na Ponte Serrada, localizada na rua de mesmo nome, número 180, no Comasa, haverá um mutirão de limpeza na área de mangue.

As inscrições para participar podem ser feitas aqui. No Jardim Iririú, das 9h às 12h, será oferecida uma oficina sobre horticultura e jardinagem de pequeno porte na Horta Comunitária Girassol. Para participar, basta chegar ao local no horário marcado.

O endereço é Rua Afonso Birckholz, 180. 

Outra atividade na agenda do dia 28 de outubro é o Mercado Solidário, que ocorre das 10h às 18h, na loja Jacatirão, no Círculo Operário de Joinville, localizada na Rua Inácio Bastos, 241, Bucarein. Haverá trocas e vendas de artesanato, brechó, produtos orgânicos e antiguidades.

No local, haverá ainda a oficina Reciclando com Arte, das 15h às 18h. 

“A ideia do mercado solidário, é ser um espaço onde as pessoas possam ressignificar a vida criando uma nova relação com o ambiente, mudando suas percepções da vida contribuindo para um mundo sustentável socioeconômico e ambiental”, explica a organizadora da atividade, Maria Lúcia Neitsch.

A programação completa do Festival pode ser acessada no site da Semana Lixo Zero Joinville (www.semanalixozero.eco.br/joinville).

Esta edição, que comemora os 10 anos de realização da Semana na cidade, é apresentada pela Schulz S.A e tem como patrocinadores a Docol, Level Garden, Luz Contadores, Reset Descarte Tecnológico e Termotécnica.

Esta edição conta ainda com o apoio da Prefeitura de Joinville, Favretto e Shopping Mueller.

Na foto: Beatriz Costa, a renomada arqueóloga que conduz essa exploração no documentário “PERCURSOS ARQUEOLÓGICOS – SANTA

Fonte: Taisa Rodrigues