Quer transformar seu 2024 e tornar suas metas em realidade?

Arms crossed, happy vision and black woman with power, business and motivation for corporate succes.

Casa própria? Volta ao mundo? Graduação? Orientadora de carreira ensina estratégias para tirar os sonhos do papel e colocá-los em prática hoje mesmo

Confira 5 dicas essenciais

Resoluções de início de ano são práticas comuns, assim como o seu não cumprimento. Algumas, inclusive, são esquecidas ou deixadas de lado por pura falta de planejamento. Entretanto, com as estratégias certas fica mais fácil cumprir metas e construir uma nova realidade para si.

O que você deseja realizar nesse ano? Seja arrumar um emprego, iniciar uma graduação, mudar de carreira, cuidar da saúde ou viajar, o caminho é o mesmo e exige foco e disciplina. 

“Não existe sonho impossível e a primeira pergunta que você deve se fazer é: onde eu quero chegar?”, fala Ellen Murray, orientadora de carreira da Refuturiza, plataforma de educação e empregabilidade. “A pessoa tem que saber onde quer chegar e, sabendo isso, é necessário traçar um plano a curto, médio e longo prazo”, ensina a profissional.

A seguir, confira cinco dicas para colocar em prática hoje mesmo e realizar as suas metas.

1- Defina metas claras e objetivas

Escrever as metas em um papel, de forma objetiva, é o primeiro passo para a realização delas, pois assim é possível visualizá-las e saber o que se quer. Por isso é essencial saber exatamente qual é o seu desejo.

Por exemplo, uma das suas resoluções para 2024 é “ganhar mais dinheiro”. Embora boa, a premissa não é tão objetiva por não determinar o que significa, de fato, o que significa ganhar mais dinheiro. “O nosso cérebro não sabe administrar ordens que sejam muito amplas e que podem ter infinitas soluções, por isso defina melhor a sua meta. Por exemplo: qual é o valor mensal que você deseja alcançar? Em quanto tempo?”, ensina Ellen.

Depois, desmembre a sua meta em objetivos menores de modo a indicar para você mesmo o caminho para alcançar o que deseja.

Seguindo o exemplo acima, provavelmente sejam necessários alguns planos e prazos para aumentar o salário, como melhorar a capacitação educacional, se matriculando em um MBA e também atualizar e cadastrar o currículo em uma plataforma de empregabilidade.

As metas precisam ser acompanhadas de um plano detalhado. Sem um plano claro e realista, é mais difícil saber por onde começar e como progredir.

2- Estabeleça metas e prazos realistas

A realização de metas exige tempo e planejamento, sendo preciso traçar metas a curto, médio e longo prazo. Metas alcançáveis são mais propensas a manter a motivação. Por outro lado, a criação de prazos irreais é um dos maiores inimigos no cumprimento de metas.

“Sua meta é um carro? A casa própria? Viajar o mundo? Muitas vezes, as metas estão a longo prazo, 18, 20 anos. Então você precisa traçar um plano a curto, a médio e a longo prazo e, ao desenhá-lo, você precisa se confrontar e ser o mais analítico possível, e às vezes pode ser dolorido demais”, explica Ellen.

Aqui novamente papel e caneta são aliados e ajudam a visualizar todas as etapas do processo. Por isso, desenvolva um plano detalhado que inclua as etapas específicas que você precisará seguir para alcançar cada parte de sua meta. “Para atingir o seu objetivo, é preciso passar pelo processo. Por isso, determine o que é relevante a curto prazo para alcançar o médio prazo, e o que é relevante como base e estrutura você ter no médio prazo para alcançar o longo prazo”, ensina a profissional.

3- Priorize as suas tarefas

Gerir o tempo e priorizar aquilo que você precisa fazer é essencial para transformar suas metas em realidade. “Gestão de tempo é primordial e fazer um curso é uma excelente maneira de aprender como gerenciar o próprio tempo”, indica a orientadora de carreira.

Algumas correntes da Gestão de Tempo dizem que é possível dividir as tarefas em quatro categorias: 1) urgente e importante; 2) não urgente e importante; 3) urgente e não importante; 4) não urgente e não importante.

Embora o ideal seja se ocupar apenas com as tarefas que fazem parte das duas primeiras categorias, as duas últimas fazem parte da nossa rotina e acabam roubando nosso tempo. Rolar tela de celular, assistir a programas vazios de informação e atender a solicitações de terceiros que não contribuem para a rotina são alguns exemplos de tarefas que roubam a atenção e desviam o foco do propósito.

Sendo assim, identifique e elimine, ou minimize, as distrações que podem impedir seu progresso. Isso pode incluir desligar notificações de dispositivos ou criar um ambiente de trabalho livre de distrações.

4- Crie hábitos

Muitas vezes as resoluções envolvem a criação de um novo mindset, ou seja, uma mudança de mentalidade que produza um novo (e melhor) jeito de ser e agir. E esse mindset vem sempre acompanhado de novos (e melhores) hábitos: comer fruta em vez de doces; praticar atividades físicas três vezes por semana; antecipar o cumprimento de prazos; meditar por 15 minutos todos os dias etc.

Para que novas atitudes virem hábitos, é necessário um trabalho estratégico e contínuo. James Clear, autor do best-seller “Hábitos Atômicos”, dá algumas dicas para obter sucesso nessa missão, como: 

– Identificar os gatilhos que criam os seus hábitos;

– Vincular recompensas imediatas aos hábitos desejados para aumentar a sua motivação; e

– Investir em pequenas mudanças que tenham um impacto significativo é melhor do que tentar mudar um padrão de comportamento “do dia para a noite”.

5- Busque apoio e celebre suas conquistas

A falta de apoio social ou recursos pode dificultar o alcance de metas. Por isso, ter um sistema de apoio pode fornecer encorajamento, feedback construtivo, suporte prático e fazer com que você reconheça e celebre suas realizações, mesmo as pequenas. Isso ajuda a manter a motivação e a lembrar-se do progresso alcançado.

Compartilhar suas metas com amigos, familiares ou colegas de trabalho pode ser benéfico, já que ter uma rede de apoio e responsabilidade pode te motivar a permanecer no caminho certo quando bater o desânimo. Além disso, ter com quem discutir seus objetivos também proporciona oportunidades para obter conselhos e alcançar novas perspectivas. Então, compartilhe suas metas com esses amigos, familiares ou colegas. 

Por outro lado, evite comentar seus sonhos e metas com pessoas que não vão acrescentar ou te impulsionar a realizá-los. Sabe aquela pessoa que sempre tem um comentário negativo? Aquele “amigo” ou parente que, quando você conta que começou a fazer algo novo e positivo para a sua vida, vem logo com um comentário negativo? O ideal é não expor seus projetos para essas pessoas.

Quando você estabelece propósitos sérios para a sua vida, que vão te ajudar a alcançar os seus sonhos, é fundamental abandonar tudo aquilo que te abala e desanima, e se aproximar daquilo que te fortalece. A transformação de metas em realidade é um processo contínuo e exige consistência e dedicação ao longo do tempo.