O cantor, compositor, pianista e produtor JChris está de volta ao Brasil! Ele desembarcou recentemente em terras brasileiras para rever familiares e amigos, além de planejar os próximos passos para seu novo álbum. 

Seu último trabalho no país foi em 2021 com o lançamento do videoclipe oficial “Caliente”, rodado no Rio de Janeiro e contando com a participação de Naldo Benny e do DJ e produtor brasileiro Rick Joe. 

JChris também foi convidado para um jantar entre amigas pela correspondente internacional Uiara Zagolin. Aproveitando a oportunidade, ele atualizou as convidadas sobre sua carreira internacional. A jornalista Maria Emilia Genovesi, com seu olhar jornalístico, não perdeu tempo e já indagou sobre seus projetos no Brasil. Também estiveram presentes a veterana no jornalismo de celebridades Tânia Voss e a jornalista e especialista em vinhos Daniela Cardoso. 

O cantor pop latino JChris é americano de Maryland e fala fluentemente português por causa de sua mãe brasileira e espanhol devido à nacionalidade peruana de seu pai. Ele usa essa habilidade linguística para compor canções com influências latinas, afro e brasileiras em três idiomas perfeitamente. A imprensa internacional elogia sua emocionante energia de performance e voz suave. A revista Metro Weekly o aclama como “…a próxima grande novidade”. 

JChris estudou composição na Eastman School of Music, o que o tornou altamente ativo como cantor e compositor. Ele lançou álbuns indie pop sob o nome artístico de Chris Urquiaga, com o objetivo de aprofundar sua conexão e expressar sua identidade brasileira, peruana, o que o levou a um novo rumo. Em 2020, Chris rebatizou-se como um artista latino urbano sob o nome artístico de JChris. 

Em 2023, Chris tornou-se membro votante do Grammy da The Recording Academy. Nesse mesmo ano, ele se apresentou em dois especiais televisionados da PBS: o 2023 Hispanic Heritage Awards com Omar Apollo e Tito Puente, Jr. e o concerto especial de TV How Great Thou Art com Kristen Chenoweth e Sandi Patty. Chris estampou a capa da revista Notícias NY, onde sua música foi chamada de “explosiva”… e um “hino de libertação para a comunidade queer hispânica”. Sua música foi tocada no Museu Nacional da Colômbia em Bogotá. Chris se apresentou para Carlos Vives no JUNTOS Gala do Arsht Latin America Center em outubro de 2023. 

Como artista gay latino, Chris teve a honra de apresentar seu próprio show como atração principal no Feinstein’s/54 Below em Nova York, intitulado Latin Music Night, com artistas convidados da Broadway e da televisão. Agora radicado na cidade de Nova York, Chris se apaixonou pela cidade. Em outubro de 2021, ele fez sua estreia off-Broadway apresentando sua música original no Triad Theatre para uma peça intitulada “Dig Deep”. 

A música coral acompanhou Chris durante a maior parte de sua vida, dando-lhe experiência como maestro, compositor, acompanhante, vocalista convidado e clínico. Em 2022, Chris se tornou diretor assistente do Grace Chorale do Brooklyn, trabalhando com seu colega e diretor artístico, Jason Asbury. Através do Grace Chorale do Brooklyn, Chris se apresentou e dirigiu como assistente um show no Carnegie Hall. O Grace Chorale do Brooklyn contratou JChris para compor uma peça para coro e orquestra, com estreia em abril de 2024 em Nova York. 

A educação musical é algo que Chris valoriza profundamente, pois mudou sua vida para melhor. Em Nova York, Chris é professor de música na prestigiada Saint Ann’s School, no Brooklyn, ensinando The Songwriter’s Toolbox, The Science of Music, Chorus, Voice and Piano para alunos do ensino fundamental e médio. Em 2022, Chris foi professor e curador do programa de cantores e compositores do Arts Conservatory For Teens em São Petersburgo, Flórida. Chris expandiu seu alcance ministrando workshops com temática latina para jovens, incluindo La Música: A World Of Encanto, que teve uma série de residências de verão em Tysons Corner em 2023. Com a turnê de JChris, ele também oferece oficinas de educação musical e discussões para jovens e adultos em torno da identidade latina. 

JChris se apresentou para públicos com ingressos esgotados com sua música original, bem como seus shows de tributo com temática latina, como Shakira Cabaret, Latin Divas, Noche De Orgullo e Batalla De Las Bandas. Ele produziu e publicou músicas com os aclamados artistas Nitty Scott de Nova York, LoMaasBello (La Llave) de Buenaventura, Colômbia.