Palestra vai abordar a relação dos livros com a saúde mental na Feira do Livro de Joinville

A saúde mental dos brasileiros será tema de palestra especial na Feira do Livro de Joinville, que chega à sua 20ª edição em 2024. O tema, que vai relacionar a literatura com um assunto tão atual e preocupante, será apresentado pelo jornalista Marcos Aurelio Pereira. No mesmo encontro, o palestrante vai receber no palco uma convidada especial: a psicanalista Karla Françoise.

A palestra “Saúde Mental e os Livros: o papel da literatura como antídoto”, vai trazer a definição de saúde mental, as causas e fatores, os transtornos mais comuns, as consequências para a sociedade e como os livros contribuem com a prevenção e tratamento aos pacientes.

Só no ano passado no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 289 mil pessoas foram afastadas do trabalho por causa de doenças mentais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout. Ainda de acordo com o órgão, este número é 38% superior ao mesmo período de 2022.

“Nesta palestra, que será mais um bate papo com o público, vamos entender como a leitura pode ajudar na diminuição desta realidade, além de fornecer aos presentes várias dicas de livros especiais que tratam sobre o tema. Será que as pessoas sabem nutrir o cérebro? A resposta para esta pergunta, vamos explicar na Feira do Livro de Joinville”, afirma Marcos.

Sobre Marcos Pereira

Marcos A. Pereira é professor de oratória na Conquer – Escola de Negócios da Nova Economia, formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, e tem pós-graduação em Mídias Digitais pela Conquer.

Além de palestrante, também atua como mentor de executivos e empresários, assessor de imprensa, Mestre de Cerimônias e atualmente é âncora na Jovem Pan.

Agenda

O que: Palestra  “Saúde Mental e os Livros: o papel da literatura como antídoto”

Quando: 12/06, às 19h, no teatro Juarez Machado.

Onde: Feira do Livro de Joinville (Expocentro Edmundo Doubrawa, complexo do Centreventos Cau Hansen).

Quanto: gratuito