Repitikos traz olhar sustentável para a moda na próxima edição da ABF Franchising Expo

A marca organiza venda de roupas infantis com intuito de promover sustentabilidade e consumo consciente

Fundada em 2021, a Repitikos é uma empresa que promove reutilização de roupas com o intuito de seguir a moda circular, conceito da indústria fashion que possui a abordagem da reciclagem e vendas de roupas seminovas, partindo de uma curadoria inteligente e conceitual, contribuindo para a responsabilidade ambiental e o consumo consciente. A empresa estará na próxima edição da ABF Franchising Expo, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de junho. 

A Repitikos utiliza roupas, acessórios e brinquedos “gentilmente” usados, ou seja, produtos seminovos. A ideia nasceu de uma experiência pessoal que Mariana Spadacio, sócia-fundadora da marca, vivenciou: “Estava grávida durante a pandemia e comprei um sapato de R$800,00 para meu filho. O tempo passou tão rápido que ele cresceu e nem chegou a usá-lo. Fiquei frustrada, mas logo pensei que talvez outras mães enfrentassem a mesma situação e que outros bebês poderiam usar aquele calçado. Os vestuários ganham uma nova vida e ajudam a manter a Terra sustentável e saudável para todos”.

A empresária ainda afirma que “a Repitikos foi idealizada para mães que querem desapegar de peças e acessórios que não servem mais em seus filhos, de maneira com que eles não sejam simplesmente descartados”. Conforme dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), além de crescer em média 6% ao ano no Brasil, a moda infantil representa 16% do setor, considerando que o país é o quinto produtor têxtil do mundo. 

A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo. Um levantamento publicado pela Global Fashion Agenda aponta que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados nos últimos anos. A decomposição de roupas de fibras sintéticas pode levar centenas de anos, os componentes químicos podem contaminar o solo e a água, além dos gases de efeito estufa emitidos na cadeia de produção e no descarte.

Ao mesmo tempo em que a indústria está em ascensão, as crianças não utilizam as mesmas peças por muitos anos, uma vez que estão em fase de crescimento, e acabam por jogar no lixo ou simplesmente guardar sem uso. Sendo assim, a reutilização das roupas torna-se mais benéfica diante do aumento de preços em enxovais, os quais a criança geralmente usa uma ou duas vezes.

A marca também possui roupas e brinquedos que podem ser utilizados desde os recém-nascidos até o tamanho 16 da numeração brasileira. Preocupada com o meio ambiente e com as próximas gerações, Spadacio busca ajudar mães e responsáveis por crianças e recém nascidos, além de incentivar boas práticas de consumo e hábitos que podem contribuir para uma mudança futura.

Saiba mais em: https://repitikos.com.br/

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Localização do Stand: B031