Big Band formada por músicos jovens leva ensaio aberto à Casa da Cultura de Joinville
Os dezesseis componentes da Experimental Big Band levam ao público seu primeiro ensaio aberto, nesta terça-feira, 20, às 19h, no hall da Casa da Cultura de Joinville (Rua Dona Francisca, 800).
Será a chance de conferir uma palhinha do que será o espetáculo que vem sendo montado desde o início do ano.
“Depois de cinco meses de ensaios da primeira e única jazz band sub 30 de Santa Catarina, com integrantes de até 29 anos de idade, os músicos estão muito animados.
A expectativa é de que todos apreciem o trabalho, e nos acompanhem nesta jornada”, revela o diretor artístico e regente Cláudio Moraes.
A agenda da Experimental Big Band prevê mais um ensaio aberto, dia 27, no Shopping Mueller.
Depois, cinco shows estão programados. Confira:
▪ 31 de agosto, 16h, Auditório do IFC, Araquari
▪ 1º de setembro 10h30, Feirinha do MAJ, Joinville
▪ 14 de setembro, 16h, Auditório do Cedup Prefeito Manoel Aguiar, Guaramirim
▪ 28 de setembro, 19h, Centro Cultural Dr. Genésio Turek, São Bento do Sul
▪ 29 de setembro, 16h, Cine Teatro X de Novembro, São Francisco do Sul
A banda reúne músicos vindos de Joinville, Blumenau, Florianópolis, São José, Schroeder, Barra Velha e Camboriú: Alan Pedro Liba Fróes (sax barítono), Alexander França Silva (bateria), Ana Júlia de Lima (piano), Anthony Macêdo (sax tenor), Gabriel dos Santos (trompete), Gabriel Alves (trompete), Guilherme Espindola (guitarra), Jezriel de Souza (trompete), Juan Bastos (sax alto e flauta), Julio Leduc (sax alto), Leandro Guimarães (trombone tenor), Leonardo de Almeida (sax tenor), Luan Bastos (trompete), Maicon Machado (contrabaixo), Michele Schade (trombone tenor) e Yohan Prestes (trombone tenor).
O time se completa com dois músicos convidados, para o trombone baixo:
Luciano Victorino da Costa, de Blumenau, e Evandro Hasse, de Itajaí.
Calcado em um repertório jazzístico genuinamente brasileiro, de Pixinguinha a Hamilton de Holanda, de Noel Rosa a Hermeto Pascoal, o espetáculo reúne peças consagradas com arranjos contemporâneos e, também, composições inéditas dos próprios músicos.
O formato de Big Band escolhido para o projeto remete ao jazz norte-americano dos anos 1920 a 1950, sendo reconhecido por grandes nomes como Duke Ellington, Benny Goodman e Frank Sinatra.
No Brasil, destacam-se a histórica Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, e as atuais SpokFrevo Orquestra e Soundscape Big Band.
A Experimental Big Band é uma iniciativa da Sarau# Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura.
O projeto conta com o apoio do Campus Park Unisociesc, além do incentivo de importantes parceiros como Schulz Compressores, Ciser, Celesc e ICRH – o braço social do Grupo Tigre.
Assessoria de imprensa Experimental Big Band:
Mercado de Comunicação.
Jornalista responsável:
Guilherme Diefenthaeler
(reg. prof. 6207/RS).
WhatsApp (47) 98403-2745.