INDÚSTRIA JOINVILENSE DE AUTOPEÇAS COMEMORA 43 ANOS, ANUNCIA INVESTIMENTOS E SE CONSOLIDA COMO LÍDER NA AMÉRICA LATINA
A Ponteiras Rodrigues, fabricante de autopeças, celebra em setembro deste ano 43 anos de história, projeta investimentos e consolida-se como líder do segmento na América Latina na produção de peças de reposição de lataria automotiva, como para-lamas, capôs, tampas de caçamba e mini frentes.
Fundada em 1981 em uma garagem, a empresa iniciou fabricando pontas de para-lamas de Fusca para retocar peças que sofriam com a oxidação. Atualmente, com um portfólio de mais de 4.000 produtos, o grupo atende o mercado automotivo no Brasil e em regiões como da América Latina, Europa, África e Oriente Médio.
Segundo o CEO da empresa, Fábio Rodrigues, o crescimento expressivo nos últimos anos reflete a força e a resiliência da indústria nacional.
“Isso nos motiva a continuar acreditando no mercado de autopeças de reposição e na competência do setor. Continuaremos a investir em diversos projetos que alavanquem ainda mais os negócios, trazendo inovação e soluções de alta qualidade para nossos clientes”, afirma.
Investimentos
Entre os planos de crescimento do grupo está um investimento de R$ 20 milhões até 2026, com foco no lançamento de novos produtos. Dentre eles, a nova linha de iluminação automotiva a ser fabricada no Brasil sob a marca Zelux, com faróis e lanternas de reposição. A empresa aproveitará a base de mais de 1.700 clientes ativos para expandir a atuação no mercado.
Outro grande passo é a parceria exclusiva com a marca Little Joe, uma das líderes globais em aromatizadores automotivos. A Ponteiras Rodrigues será a distribuidora oficial da marca no Brasil, com foco em licenciamentos de times de futebol e colaborações com marcas de renome, oferecendo aromas inspirados em guloseimas tradicionais que atraem o público brasileiro.
Logística
A empresa joinvilense também se diferencia pela sua ferramentaria própria, o que lhe permite desenvolver internamente soluções personalizadas para o mercado de reposição automotiva. Essa capacidade, aliada à frota própria de 20 caminhões, garante uma logística ágil e eficiente, com entregas em todo o território nacional, otimizando custos e prazos.
Embora tenha começado com peças para Fusca, a Ponteiras Rodrigues atua com foco nos veículos de maior volume e lançados nos últimos anos, adaptando seu portfólio às demandas mais atuais do mercado. Esse direcionamento estratégico tem sido essencial para a contínua expansão da empresa e sua relevância no competitivo setor de autopeças.
Além de sua produção nacional, a Ponteiras Rodrigues mantém parcerias sólidas com fornecedores internacionais, importando peças de países como China, Taiwan, Argentina e Malásia, ampliando sua oferta de soluções para o mercado automotivo.
Compromisso com o consumidor
Para Fábio, o compromisso com o direito de reparo dos consumidores é um dos pilares da empresa.
“Estamos comprometidos em garantir que ele tenha acesso a peças de reposição com ampla disponibilidade, preços competitivos e qualidade superior”, explica.
Ainda de acordo com o CEO, a história de sucesso da Ponteiras Rodrigues é, sem dúvida, um reflexo do empenho e dedicação de seus colaboradores.
“Nossa empresa foi construída por pessoas da cidade, que desenvolveram a empresa e se desenvolveram conosco. Estamos orgulhosos dessas histórias e de como evoluímos junto à cidade. Nosso time possui profissionais que estiveram com meu pai desde o primeiro dia da fábrica, como o Carlos Alberto Pereira. Mas também integramos novos membros na equipe que vieram do mercado para alcançar patamares ainda maiores”.
Essa combinação de experiência e inovação tem sido um diferencial para o crescimento sustentável da empresa.
Futuro
Com quase meio século de história, a Ponteiras Rodrigues permanece firme em sua missão de inovar e entregar soluções de qualidade ao mercado automotivo de reposição. O plano de expansão e os novos projetos reforçam o compromisso da empresa com o futuro, sempre atento às necessidades do mercado global e de seus clientes.
Foto Destaque: Rodolfo Guilherme