Intelligenza IT lista cinco tendências tecnológicas que irão redefinir o RH em 2025
De acordo com Rafael Favaro, CMO Intelligenza e sócio da HR Path Brasil, o futuro do trabalho será definido pela integração entre alta tecnologia e uma cultura focada nas pessoas
A transformação do setor de Recursos Humanos avança a passos largos, e 2025 desponta como o ano em que inovação e humanização se unem para redesenhar o trabalho. O setor de RH adota o que muitos chamam de “RH 4.0”, um novo paradigma que explora o poder da inteligência artificial, da análise de dados avançada e de soluções imersivas como realidade aumentada e virtual, potencializando tanto o engajamento de colaboradores quanto os resultados estratégicos das empresas.
A inteligência artificial (IA) já vinha sendo utilizada em recrutamento, mas o próximo passo será sua utilização para criar experiências personalizadas para cada colaborador. Com IA e machine learning, gestores podem avaliar em tempo real, o clima organizacional, as preferências de desenvolvimento e as necessidades individuais de cada um, criando uma experiência de jornada de trabalho única e adaptada ao perfil de cada profissional.
De acordo com Rafael Favaro, CMO e sócio da Intelligenza IT (HR Path Brasil), em 2025, os dados se transformam na bússola do RH, com ferramentas de análise preditiva sendo aplicadas para monitorar desde padrões de desempenho até o bem-estar dos funcionários. “Essa análise vai além de gráficos: ela antecipa tendências e permite decisões que harmonizam produtividade e qualidade de vida, evitando desgaste e promovendo uma cultura organizacional saudável”.
O uso de realidade aumentada e virtual tende a voltar com mais força. A expectativa é que os colaboradores vivam simulações de situações complexas de trabalho, permitindo a prática de resolução de problemas em ambientes virtuais controlados. Isso não apenas reduz riscos, como acelera o aprendizado prático, tornando-o mais envolvente e efetivo. Além disso, a gamificação chega ao RH com força total, oferecendo plataformas interativas onde metas de desenvolvimento e engajamento ganham uma dimensão lúdica e colaborativa.
“O RH está mais preparado do que nunca para enfrentar os desafios do futuro do trabalho. A jornada profissional está se tornando mais conectada, mais imersiva e, paradoxalmente, mais humana – afinal, a tecnologia é o meio – mas as pessoas seguem como o verdadeiro fim”, pontua Favaro.
Confira as cinco principais ferramentas de RH que irão ser tendências em 2025!
- Sistema de gestão de talentos;
- Plataformas de avaliação de desempenho;
- Sistemas de gestão de aprendizado;
- Softwares de gestão de folha de pagamento e benefícios;
- Análise de dados de RH;
Para quem deseja otimizar a gestão de recursos humanos e transformar a maneira como gerencia seus talentos, Favaro recomenda o SAP SuccessFactors. “Esta é uma plataforma completa e integrada que reúne uma série de funcionalidades essenciais para atender a uma ampla gama de necessidades corporativas. Com soluções robustas que abrangem desde o recrutamento até a gestão de desempenho, aprendizado, carreira e sucessão, gestão de tempo, folha de pagamento, experiência do colaborador e análise de dados, o SAP SuccessFactors se destaca por sua capacidade de ajudar o RH a maximizar a produtividade e a engajar os colaboradores de forma estratégica e eficaz”, finaliza o executivo.
Sobre a Intelligenza IT
A Intelligenza IT é uma consultoria brasileira que entrega projetos para as áreas de Gestão de Pessoas com o uso das tecnologias dos fabricantes SAP, WorkForce Software e Qualtrics. Com mais de 16 anos de experiência e 250 profissionais, já atendeu mais de 200 empresas e 1.500 projetos em 21 regiões ao redor do globo. Com as linhas de serviço de Implementação, Suporte, Melhorias, Treinamento, Consultoria e Venda de Software, atua com as soluções para Folha de Pagamento, Gestão de Ponto, Portal de Auto-Serviço, Atração e Seleção, Integração, Metas e Desempenho, Sucessão e Desenvolvimento, Treinamento, Remuneração e Experiência do Colaborador com CrossXM, conectando a Experiência do Cliente também ao processo.
Em Março de 2024, foi adquirida pelo grupo francês HR Path, líder global em RH que apoia empresas em seus projetos de transformação digital há mais de 23 anos, passando a contribuir com suas três linhas de negócios AIR: Consultoria (Advise), Implementação (Implement) e Outsourcing (Run), para aprimorar o desempenho de RH de seus clientes. Mais informações pelo site oficial.