Artesãs de Joinville expõem no Rio de Janeiro com apoio do Sebrae/SC

Exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica” destaca diversidade cultural e sustentabilidade da região Sul e conta com a participação de Ana Luiza Gern e Elisa Baasch
Com incentivo do Sebrae/SC, duas artesãs de Joinville estão representando Santa Catarina na exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, em cartaz no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. A mostra celebra a identidade cultural dos três estados do Sul e reúne peças artesanais que traduzem a conexão entre território, biodiversidade e tradição.
A joinvilense Ana Luiza Gern apresenta dois Cestos Ninhos da coleção O Abraço, criados com ourela de malha – uma matéria-prima de descarte da indústria têxtil – e acabamento com bolas de tênis reaproveitadas, que funcionam como pezinhos. A produção é feita por um coletivo de mulheres liderado por Ana, que utiliza a técnica do crochê para dar forma às peças. “Nossos cestos são isso: envolver-se em tramas como em um abraço. Um lugar de calor e acolhimento”, define. Ela complementa: “Com gratidão e reverência à minha mãe, uma artista generosa, nosso trabalho carrega uma essência criativa, sustentável e afetuosa”.
Também de Joinville, a estilista e artesã Elisa Baasch é fundadora da EKO.ART e apresenta na mostra quadros decorativos e utilitários com aplicação resinada de plantas naturais, produzidos com madeira reaproveitada e folhas cultivadas na própria casa da artista. “Criamos a EKO.ART com o propósito de levar a diversidade da Mata Atlântica para dentro da casa das pessoas. Usamos materiais reciclados e cada peça busca transmitir a importância da preservação do bioma”, explica Elisa.
Para a artesã, estar na exposição é um reconhecimento importante. “Ser selecionada foi motivo de grande alegria e emoção. Estar em um local que é referência no artesanato brasileiro mostra que estamos no caminho certo. Vendas e contatos estão sendo realizados diariamente”, destaca. Atuando no setor artesanal desde 2007, Elisa tem participado de importantes mostras nacionais, como “Brasil Original”, em Brasília, e “Mãos da Terra”, em São Paulo, com apoio do Sebrae/SC. “Nossa parceria com o Sebrae vem de longa data, incluindo feiras e capacitações que contribuíram diretamente para a evolução do nosso trabalho”, afirma.
A exposição é uma iniciativa inédita do Sebrae/SC, Sebrae/PR e Sebrae/RS, em parceria com o CRAB, e apresenta ao público mais de 850 produtos elaborados por 130 artesãos dos três estados. A curadoria, assinada por Silvia Baggio, combina arte, tradição e elementos audiovisuais que transportam o visitante à vivência sulista.
“O CRAB é uma vitrine do que há de melhor no artesanato brasileiro. Essa parceria é uma oportunidade única de divulgar para o Brasil e o mundo o artesanato de excelência produzido no Sul, além da diversidade cultural, turística e gastronômica dos nossos territórios”, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi.
Além de promover a valorização dos saberes tradicionais e das técnicas transmitidas entre gerações, a mostra também fomenta a educação ambiental. Os visitantes são convidados a refletir sobre sustentabilidade, consumo consciente e preservação da Mata Atlântica, presente nos três estados sulistas.
A exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica” conta com apoio das federações do comércio (Fecomércio-SC, RS e PR) e dos governos estaduais do Sul do Brasil.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”
Quando: até 15 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 17h
Onde: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Praça Tiradentes 69/71, Centro, Rio de Janeiro
Quanto: Entrada gratuita (mediante apresentação de documento com foto)
