Joinville celebra 175 anos com evento multicultural gratuito
Grandes centros urbanos são feitos de concreto, indústrias e números. Joinville não foge à regra, mas também não se resume a isso. Prestes a completar 175 anos no dia 9 de março, a cidade mostra que tem vida, encontros, gente na rua, arte e movimento. E terá uma grande festa de aniversário.
Nos dias 7 e 8 de março, o centro vai receber o Festival Criativo Viva Joinville – Edição Especial 175 Anos. Das 10 às 22 horas, o evento terá atividades e atrações multiculturais gratuitas que poderão ser conferidas em um circuito urbano que englobará a Rua das Palmeiras, Museu Nacional de Imigração e Colonização (MINC) e rua Rio Branco.
O objetivo é promover uma experiência coletiva, incentivar a convivência e fazer com que as pessoas ocupem os espaços públicos.
“Mais do que um evento comemorativo, o Festival será um manifesto urbano, criativo, acessível e gratuito. Joinville é trabalho, mas também é lazer, cultura, arte, diversidade e futuro. Somos uma cidade plural e viva, que merece celebrar seus 175 anos de maneira especial”, diz o idealizador e organizador do evento, André Guesser.
Em cada ambiente do Festival Criativo Viva Joinville – Edição Especial 175 Anos, os visitantes vão encontrar atrações diferentes. O Museu Nacional de Imigração e Colonização (MINC) será um lugar tranquilo e afetivo, com atividades de lazer e convivência para famílias e pets.
Já a Rua das Palmeiras receberá o VivaNoite! Mercado Criativo, com feira e exposição de marcas autorais e produtos feitos à mão, valorizando artistas e artesãos locais. Na rua Rio Branco, onde ficará o palco principal, o público encontrará os sabores da gastronomia de rua. Além das atrações culturais, o local abrigará foodtrucks e beertrucks, reforçando a cultura cervejeira da cidade.
Segundo Guesser, o Festival é uma evolução do já consagrado Viva Noite! Mercado Criativo, que agora amadurece, ganha corpo e ocupa o Centro Histórico com uma proposta multicultural, gratuita e democrática. “A celebração dos 175 anos exigia essa mudança de escala. Não se tratava apenas de fazer uma festa maior, mas de fazer uma festa com mais sentido para o cidadão.”
A proposta do Festival Criativo Viva Joinville, continua o organizador, é despertar sentidos que conectem a identidade da cidade à cultura, à economia criativa, à diversidade e ao lazer, alinhando Joinville aos princípios de Cidades Criativas e Destinos Turísticos Inteligentes.
“Uma cidade só é viva quando as pessoas se sentem parte dela. O Viva Joinville não é apenas sobre a nossa história, é sobre o futuro que estamos construindo. Celebrar 175 anos é celebrar a diversidade e o trabalho, mas, principalmente, a capacidade que Joinville tem de se reinventar e ocupar seus espaços públicos com afeto e criatividade”, define Guesser.
Em meio às atrações culturais, musicais e gastronômicas, uma figura poética já confirmou presença: Sr. Lúminus. O personagem criado pelo próprio André Guesser é mais do que o anfitrião do evento, é um “Alfaiate do Extraordinário” – como ele mesmo se define.
“O Sr. Lúminus surge quando a cidade permite que a poesia atravesse a rotina e que a magia invada a noite urbana. E nesta festa de 175 anos, meu convite é para que cada cidadão olhe para o lado e veja o extraordinário que mora no encontro. A rua será o palco e nós, moradores e turistas, os protagonistas”, anuncia André Guesser.



AGENDA
- O quê: Festival Criativo Viva Joinville – Edição Especial 175 Anos
- Quando: 7 e 8 de março de 2026
- Onde: Circuito Centro Histórico (Museu de Imigração, Rua das Palmeiras e Rua Rio Branco)
- Quanto: Gratuito e aberto ao público
- Atrações: Mercado criativo, gastronomia de rua, cervejarias artesanais, shows, espaço pet e bem-estar.
- Programação completa: https://www.instagram.com/vivanoiteviva/.
