Um futuro melhor a partir da leitura
O mundo empresarial enxerga cada vez mais o capital humano como um ativo estratégico. Desenvolver e reter talentos tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para as companhias. Assim, investir na educação e na ampliação do conhecimento das equipes é, além de uma iniciativa de impacto social, essencial para o sucesso nos negócios. O incentivo à leitura faz parte deste contexto.
Mais do que trazer conhecimento técnico, os livros retratam o passado histórico, marcam o papel com tinta e a memória com relatos de quem viveu a história. Os livros de ficção, por exemplo, abrem a mente para a criatividade e a inovação.
Ler é cultura e, como nossos professores sempre ressaltaram, é viajar sem sair do lugar. É uma forma de desenvolver o senso crítico, a habilidade da escrita, o vocabulário e a capacidade interpretativa. A curiosidade sobre o tema a ser explorado na obra é, muitas vezes, a chave que abre essa porta. Essas são questões que fazem toda a diferença na carreira profissional.
O brasileiro lê, em média, 4,9 livros inteiros em um ano, segundo levantamento do Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural. É necessário elevar essa média. Por isso, eventos literários, como a Feira do Livro, de Joinville, são tão importantes, já que fomentam o hábito da leitura, conectando leitores, obras e escritores.
Artigo do presidente da Fiesc, patrono da 19ª Feira do Livro de Joinville
A democratização do acesso às obras, inclusive clássicos da literatura brasileira, também vem acelerando a disseminação do hábito de ler, num momento em que livros digitais também contribuem para que as publicações estejam na palma da mão e possam ser lidas a qualquer hora, em qualquer lugar.
Uma empresa é feita de pessoas que precisam aprimorar constantemente suas habilidades. Quanto mais conhecimento o indivíduo tem, mais qualidade de vida e, consequentemente, mais produtividade é observada em suas entregas.
É por meio das mentes criativas que seguiremos nos desenvolvendo e criando soluções para os desafios da sociedade. Portanto, é essencial que a estratégia do negócio esteja conectada à estratégia de desenvolvimento do capital humano, em que a leitura abre portas para um futuro melhor.
A 19ª Feira do Livro de Joinville, programada para 1º a 11 de junho, já tem o seu patrono: é Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e dos conselhos regionais do Sesi e do Senai. Empresário dos setores de construção civil e plástico, Mario Aguiar comanda a entidade que mantém o maior centro privado de educação do estado, a Rede Sesi-Senai. “Recebi com orgulho e satisfação o convite da Feira do Livro, uma iniciativa que exerce papel fundamental no incentivo à leitura, especialmente entre os jovens”, ressalta. “Somos um país que lê pouco, e a leitura é parte do processo educacional que leva ao desenvolvimento.”
Por Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc
Assessoria de imprensa Feira do Livro. Jornalista responsável:
Guilherme Diefenthaeler
(reg. prof. 6207/RS).