Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy
Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy
Obras de arte foram expostas durante o centenário do Dr Ivo Pitanguy promovido por
ex-alunos
Foi celebrado nos dias 5, 6, 7 e 8 de julho, no Rio de Janeiro o Centenário do Professor Ivo Pitanguy, num Congresso Internacional de Cirurgia Plástica. O encontro é promovido pelos seus ex-alunos, através de sua associação, a AExPi.
A programação científica foi realizada no Hotel Othon Palace, onde também aconteceu a exposição de quadros do cirurgião plástico e ex-aluno do Dr. Ivo Pitanguy, o cearense Isaac Furtado. Suas obras retratam técnicas cirúrgicas difundidas pelo professor.
Um dos discípulos presentes no congresso Dr Claudio Lemos, arrematou 3 dos quadros da exposição intitulada “Janelas da Miséricordia” do médico- artista.
“Sempre gostei de arte, ao me tornar aluno do Professor Pitanguy, isto acabou aflorando naturalmente em mim. Professor Ivo Pitanguy amava a arte. Chegou a ser diretor do Museu de arte Moderna (RJ) por duas vezes, admirava e colecionava obras de artistas como: Di Cavalcanti, Cicero Dias, Anita Mafaldi, Alfredo Volpi, Salvador Dali entre outros.Eu acredito que a Cirurgia plástica não deixa de ser a união da ciência com a arte. É uma profissão que requer constante aprendizado, atualização e a apreciação pelo belo, o qual promove refinamento e beleza à especialidade.”Diz Cláudio Lemos
O evento social da programação aconteceu num jantar de gala no Hotel Copacabana Palace.
A “AExPi”, ou Associação dos Ex-Alunos do Professor Pitanguy, foi fundada em 1974. Reúne os cirurgiões de diversas partes do mundo, que realizaram a sua formação na Escola do Professor Pitanguy. Fazem parte da associação, membros que foram seus alunos na Santa Casa de Misericórdia e na Clínica Ivo Pitanguy, assim como aqueles que foram orientados por ex-alunos nos mais diversos cursos de Ensino em Cirurgia Plástica do Brasil e do mundo.
Os encontros sempre são realizados a cada dois anos, em congressos ministrados em vários países, tais como Alemanha, Marrocos, Itália e Portugal.
“Neste ano, 2023, na comemoração do Centenário do Professor Pitanguy, patrono da Cirurgia Plástica brasileira, foi um encontro especial com importante participação nacional e internacional, abordando aspectos cirúrgicos a partir dos ensinamentos e técnicas do Professor. Um justo tributo àquele que mudou a vida de todos os seus ex-alunos e respectivos pacientes para sempre! Uma comemoração da forma que o Professor Pitanguy mais prezava, através do conhecimento compartilhado!” Declarou o Dr Eduardo Lintz, presidente da Associação dos Ex-alunos do Professor Pitanguy (AEXPI).