HOME

Swarovski Crystal Business anuncia os resultados de 2023

Mais um ano de forte progresso com crescimento comparável de dois dígitos que confirmam a nova direção estratégica e impulsionado pelo maior desejo de marca, coleções de produtos inovadoras e uma experiência de compra exclusiva

A Swarovski Crystal Business, de propriedade familiar, anunciou hoje seus resultados para o ano fiscal com término em 31 de dezembro de 2023.

A empresa registrou um crescimento sólido e abrangente de +4% para 1.832 milhões de euros em relação ao ano anterior, com base num crescimento robusto de +10% numa base comparável, bem acima do crescimento do mercado num contexto de desaceleração do mercado de luxo e um ambiente geopolítico e macroeconômico volátil.

O EBIT antes dos custos de reestruturação voltou a ser positivo pela primeira vez desde 2019, apesar do impacto cambial adverso significativo. O forte quarto trimestre foi fundamental para elevar o desempenho geral em 2023, com um crescimento de vendas de +9%, e EBIT antes dos custos de reestruturação, atingindo o nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2018.

Estes resultados de 2023 confirmam a direção estratégica da Swarovski que visa reafirmar a sua icônica herança no espírito contemporâneo de hoje e a transformação do modelo de negócios em curso.

"Estes fortes resultados confirmam ainda mais a pertinência da estratégia LUXignite e do poder duradouro da nossa marca icônica e savoir-faire único. Estou muito grato aos parceiros e funcionários da SWAROVSKI em todo o mundo pela sua paixão e compromisso, além do conselho e dos acionistas pelo apoio constante", disse o CEO Alexis Nasard. "Nosso foco em 2024 será apostar na execução disciplinada da nossa estratégia, com foco contínuo em resultados superlativos, criatividade em nossas coleções de produtos e comunicação, e maiores investimentos em nossa rede de varejo, além de grandes momentos da marca." 

Crescimento orgânico amplo em 2023

- todas as categorias de negócios, com aumento de vendas no varejo de +4% e cristais B2B de +5%.

- todas as principais categorias de produtos, lideradas por joias que subiram +6%.

- todos os 10 principais mercados alcançaram crescimento comparável, com vendas nas principais cidades aumentando +13%.

- crescimento omnicanal com aumento off-line de +5% e aumento on-line de +4%, com swarovski.com até +11%.

- um forte aumento de +36% na rentabilidade das lojas.

Grande lucro e melhoria de caixa

A empresa conseguiu uma mudança para um EBIT positivo antes dos custos de reestruturação, apesar de um impacto do movimento cambial adverso, concomitantemente com uma grande melhoria na posição de dívida líquida. Esta melhoria foi possibilitada pelo aumento da geração de fluxo de caixa além do crescimento e da melhoria da alavancagem operacional.

Coleções emocionantes, conceitos de varejo e momentos importantes da marca

A coleção de joias e casa da marca, as campanhas de comunicação e a continuidade na elevação da sua experiência de varejo sob a liderança da diretora criativa da Swarovski, Giovanna Engelbert, continuou nutrindo o patrimônio da marca e seu posicionamento como ícone "Pop Luxury".

Além disso, 2023 marcou uma série de novos capítulos nos 128 anos de história da marca, com novas lojas deslumbrantes em Nova York e Seul, bem como a colaboração impactante com SKIMS e o lançamento de uma nova coleção de óculos em colaboração com a EssilorLuxottica, o que ampliou ainda mais o alcance da marca. Além disso, a exposição histórica "Masters of Light – From Vienna to Shanghai" foi uma verdadeira celebração do savoir-faire e a rica herança da marca. Do lado do produto, a icônica coleção Millenia continuou a apresentar um crescimento exponencial; e o lançamento da nova coleção Galaxy, parte da linha Swarovski Created Diamonds, inspirada no nascimento do cosmos, marcaram mais um passo no compromisso com diamantes cultivados em laboratório. 

Como resultado do acima exposto, a marca experienciou um forte aumento na sua desejabilidade e seu apelo aos Millennials e GenZ.

2024

O foco da empresa em 2024 será sustentar e acelerar o crescimento rentável, à medida que parte integrante da jornada de transformação LUXignite, ao mesmo tempo que continua a elevar a marca, melhorando a experiência de compra e mantendo a disciplina financeira.

SOBRE SWAROVSKI

Mestres da Luz desde 1895

A Swarovski cria belos produtos de qualidade e artesanato impecáveis ​​que trazem alegria e celebram a individualidade.

Fundada em 1895 na Áustria, a empresa projeta, fabrica e vende os melhores cristais do mundo, diamantes criados pela Swarovski e zircônia, joias e acessórios, bem como decoração para casa. A Swarovski Crystal Business tem alcance global com aproximadamente 6.600 pontos de venda, dos quais 2.300 são lojas próprias, em mais de 150 países e emprega 16.600 pessoas. Juntamente com as suas empresas irmãs Swarovski Optik (dispositivos ópticos) e Tyrolit (abrasivos), a Swarovski Crystal Business forma o Grupo Swarovski. Uma relação responsável com as pessoas e com o planeta faz parte da herança da Swarovski. Hoje, este legado está enraizado em medidas de sustentabilidade em toda a cadeia de valor, com ênfase na inovação circular, na defesa da diversidade, inclusão e auto-expressão, e no trabalho filantrópico da Fundação Swarovski, que apoia organizações de caridade que trazem impacto ambiental e social positivo.

Atriz Fernanda Arraes participa de Red Carpet em Los Angeles e celebrar a 10ª temporada de The Bay

Na última sexta-feira (data da semana passada), a atriz brasileira Fernanda Arraes, integrante do elenco da premiada série norte-americana The Bay, marcou presença no exclusivo cocktail party e screening que celebrou a chegada da 10ª temporada da produção. O evento aconteceu nos Estados Unidos, no estúdio da LANY Entertainment, considerado um dos maiores e mais estruturados complexos independentes da costa oeste.

Reunindo grande volume de imprensa, convidados da indústria e todo o elenco, o encontro exibiu em tela de cinema os episódios inéditos da nova temporada — que será lançada oficialmente nesta semana no Amazon Prime Video e em outra plataforma de streaming internacional.

Criada e dirigida por Gregori J. Martin, vencedor de 2 prêmios Emmy® como diretor e 5 prêmios Emmy® como produtor, The Bay já acumula 23 estatuetas do Emmy® e 64 indicações, tornando-se uma das séries dramáticas multicâmera mais premiadas do gênero. A produção é distribuída globalmente e pode ser vista em plataformas como Tubi, Peacock, Amazon Prime, Popstar! TV e TenPlay Australia.

Fernanda Arraes celebra sua participação na nova fase da série, reforçando a presença brasileira em produções internacionais de destaque. A atriz integra o elenco que acompanha a condução criativa de Martin, também indicado cinco vezes ao Emmy® como roteirista e fundador da LANY Entertainment.

Com um evento que movimentou a mídia norte-americana e marcou o encerramento da produção da 10ª temporada, The Bay promete mais uma fase intensa e repleta de reviravoltas — agora com o talento brasileiro de Fernanda Arraes em evidência.

Do “menino do fundão” ao CEO: a história de superação que hoje inspira empreendedores em todo o país

Da infância marcada por bullying em Barueri à criação de uma holding com sete empresas, executivo transforma a própria superação num movimento para ajudar outros a encontrarem o seu espaço no mercado.

Ele cresceu a sentir-se deslocado. Barueri, na Grande São Paulo, guardava memórias difíceis para Filipe Bento — as provocações diárias na escola, o silêncio forçado, as limitações financeiras da família. “Eu era o menino do fundão e sofria provocações constantes. Sentia-me excluído e calei-me por muito tempo”, recorda.

Duas décadas depois, o cenário mudou por completo. Hoje CEO de um grupo multimilionário com sete empresas, residente em Florianópolis, Filipe regressa regularmente à cidade onde cresceu para fazer aquilo que um dia desejou receber: ajudar empreendedores a encontrarem o seu lugar no mundo dos negócios. “A cidade onde eu me sentia invisível é agora o lugar onde quero construir novas histórias, de quem também sonha em mudar de vida”, afirma.

O início de tudo

Desde cedo percebeu que ultrapassar limites faria parte do seu percurso. “As dificuldades tornaram-se combustível para buscar uma melhor condição de vida”, diz. E foi a tecnologia que abriu a primeira porta.

Nos anos 90, recebeu do pai um livro de HTML — presente simples, impacto gigante. “Passei a dedicar horas a tentar fazer sites funcionarem. Aos 17 anos, consegui meu primeiro emprego numa empresa de software na Berrini, em São Paulo.” A partir dali, acumulou experiências em tecnologia até chegar à Record TV, no Rio de Janeiro, onde integrou o núcleo de teledramaturgia. Liderou equipas, implementou sistemas e fez a engrenagem técnica da produção funcionar. “Foi intenso. Eu cuidava de sistemas de gestão e precisava fazer tudo rodar”, lembra.

Empreender para romper o “sempre foi assim”

Mesmo com estabilidade, o desejo de empreender falou mais alto. Para Filipe, empreender era enfrentar crenças limitantes, desafiar o medo e reconstruir a própria identidade profissional. “Achei que sabia tudo, mas descobri que ser bom tecnicamente não é saber gerir uma empresa.” A primeira tentativa, uma agência de marketing, faliu. E doeu.

Mas a queda virou ponto de viragem. Ele abriu uma nova empresa, agora focada em tecnologia e num software russo de gestão empresarial. Começou a produzir conteúdos simples sobre a ferramenta — vídeos com iluminação e áudio precários, mas com utilidade. Aos poucos, conquistou audiência. E, quando percebeu, tinha uma empresa. A BR24 tornou-se um dos principais parceiros mundiais do Bitrix24, acumulando prémios e reconhecimento.

A mudança de chave e a criação de um ecossistema

Com o crescimento, Filipe diversificou. Criou soluções tecnológicas, estruturou uma empresa de educação para empresários, uma aceleradora de startups e uma companhia dedicada a conselhos consultivos. Nascia o Atomic Group. “Hoje temos 50 pessoas no time e centenas de empresas a passar pelos nossos programas. Quero ajudar empreendedores que estão onde eu estive: sozinhos, sem orientação, com medo de errar, mas com uma vontade enorme de vencer.”

Agora, aos 40 anos, olha para trás com clareza. “Consigo enxergar onde estava aos 30 e como poderia ter sido mais rápido se tivesse alguém para me mostrar o caminho.”

É esse olhar que guia os programas de mentoria criados por ele, focados em donos de pequenas e médias empresas. “Quero ver histórias mudarem. Porque, quando transformamos um pequeno empresário, transformamos toda a cadeia — funcionários, famílias, comunidades.”

Atleta da natação do Recreio da Juventude é convocado pela seleção brasileira para os Jogos Sul-Americanos da Juventude

Arthur Werner Zimmer conquistou a liderança no ranking das provas de costas de competições absolutas ao longo de 2025

O atleta de natação do Recreio da Juventude, Arthur Werner Zimmer, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para participar dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de 2026, entre os dias 16 e 19 de abril, no Panamá. Trata-se de uma das principais competições de categoria de base a nível internacional. A liderança no ranking nas provas de costas nas principais competições da modalidade ao longo do ano, como Maria Lenk, José Finkel, além do  brasileiro de inverno juvenil, o brasileiro de verão juvenil e internacional de natação Chico Piscina, foi decisiva para a convocação do atleta. 

Arthur, de 2009, também foi chamado para o Projeto de Monitoramento e Suporte das Seleções de Base e Transição da Natação Brasileira – sistema de avaliação e análise da CBDA e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que coloca no radar atletas com chances de integrarem a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, e 2032, em Brisbane.

Responsável por liderar o programa de natação do clube esmeraldino, o técnico Régis Mencia, que já atuou com atletas como César Cielo, compõe o Conselho Técnico Nacional da confederação a fim de contribuir com o fomento da modalidade como um todo pelo país,  ponto  valorizado pelo Recreio da Juventude que sempre  busca manter um  corpo técnico profissional e qualificado. Para  ele, os marcos alcançados pelo Clube apontam que os resultados dos últimos anos são os mesmos extremamente positivos.

“Cada vez mais, consolidamos o Recreio como um centro de referência da natação não apenas no Rio Grande do Sul, mas do Brasil. Em um futuro próximo, nosso objetivo é conseguir levar para a seleção não apenas um, mas mais atletas. Seguiremos trabalhando”. 

Sobre as convocações de Arthur, o técnico enfatiza que foi uma junção de processos que culminou nos feitos recentes: “A estrutura familiar e o talento que o garoto possui, somado à nossa infraestrutura e ao trabalho que desenvolvemos, explica esse êxito. Ele é merecedor”.

Sobre o Recreio do Juventude

Um dos Clubes mais tradicionais da Serra Gaúcha, o Recreio da Juventude figura entre os 100 maiores clubes do Brasil e conta com mais de 20 mil associados e uma equipe de mais de 200 colaboradores, que atuam em quatro sedes, localizadas em Caxias do Sul/RS. O Recreio da Juventude possui 112 anos sendo referência em lazer, cultura e esporte e, atualmente, tem atletas disputando campeonatos mundiais em suas categorias, e um atleta medalhista no Judô nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em complexo comercial com supermercado Condor como âncora, nas Mercês

O bairro Mercês, de Curitiba, ganha nesta sexta-feira (12), às 8h, um dos maiores investimentos recentes do varejo paranaense. Com aporte de mais de R$ 100 milhões, o Grupo Zonta inaugura um novo complexo comercial de quase 30 mil metros quadrados, concebido para oferecer modernidade, funcionalidade e alta capacidade de atendimento. Dentro deste empreendimento que abrigará 29 pontos comerciais na sobreloja, o Condor Mercês atuará como loja âncora, reunindo a tradição de preços baixos que marca os 51 anos da rede.

Construído em um terreno de 10.163 metros quadrados, o empreendimento soma 28.630 metros quadrados de área construída distribuídos em três pavimentos de estacionamento, setores operacionais e uma loja do Condor concebida especialmente para este projeto. São 4 mil metros quadrados dedicados ao supermercado e 3 mil metros quadrados que compõem o complexo comercial com praça de alimentação e serviços. Ao todo, são 630 vagas de estacionamento, sendo 584 cobertas, o que representa cerca de 6 mil vagas rotativas ao longo do dia, ampliando significativamente a capacidade de atendimento do complexo. A estrutura também já foi planejada para o futuro: está preparada para receber mais 12 mil metros quadrados, possibilitando a implantação de duas torres corporativas e novas operações.

Para o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, a inauguração tem um significado especial por se tratar de um grande investimento realizado na cidade de origem da rede e por marcar a 40ª loja Condor de Curitiba e Região Metropolitana. “Curitiba é onde nossa trajetória começou, em 1974, e é muito representativo encerrar o ciclo de investimentos deste ano entregando uma unidade desta dimensão aqui nas Mercês. Criamos uma loja moderna, completa e pensada nos detalhes, sem abrir mão do que faz parte da nossa essência. Aqui, o cliente encontra tecnologia, conforto e uma experiência de compras mais fluida, sempre com a tradição de preços baixos que acompanha a nossa história”, afirma.

Arquitetura moderna e obra sustentável

O projeto adotou soluções arquitetônicas que ampliam iluminação, conforto e eficiência, com fachadas de vidro e transparências planejadas a partir de estudos de incidência solar. A construção utilizou concreto pré-fabricado e sistemas industrializados, reduzindo o tempo de execução, o tráfego de veículos pesados, a emissão de carbono e os ruídos no entorno. Os equipamentos são de última geração, com gases refrigerantes que não agridem o meio ambiente e sistemas de ventilação e vedação capazes de reduzir o impacto sonoro, reforçando o cuidado ambiental e urbano do empreendimento.

Logo na entrada da loja, o cliente é recebido por um circuito de LED diferenciado, que introduz a atmosfera moderna da loja e acompanha o percurso pelos principais setores. A perfumaria ganha destaque com mobiliário inovador para lançamentos e novidades das marcas, reforçado por colunas iluminadas que valorizam os produtos e oferecem impacto visual já na chegada. Essa linguagem de iluminação se repete em outros pontos estratégicos, integrando ambientes e tornando o percurso mais dinâmico e intuitivo.

O Setor Casa é um dos destaques da nova unidade. Com um mix ampliado e diferenciado de bazar, utilidades, decoração, itens têxteis e louças, o espaço foi planejado para oferecer variedade, funcionalidade e acolhimento. Organizado por categorias e com ambientação que remete ao conforto do lar, o setor reforça a vocação da loja como um espaço completo, preparado para atender desde necessidades básicas até soluções de ambientação e organização doméstica.

O setor Mundo Saudável reúne um amplo mix de produtos voltados à saudabilidade, incluindo opções para diferentes estilos de vida e necessidades alimentares, como itens sem glúten, sem lactose, integrais, veganos e ricos em nutrientes. Um dos grandes diferenciais do setor é a organização dos refrigerados e congelados de saudabilidade reunidos no mesmo espaço, o que facilita a busca e oferece uma experiência de compra mais intuitiva e completa. A proposta é reunir, em um único corredor, soluções práticas e acessíveis para quem busca alimentação equilibrada, funcional ou adequada a restrições específicas.

O hortifruti, localizado no centro da loja, foi concebido como um ambiente sensorial. A iluminação foi desenhada para reproduzir a luz natural do dia, valorizando cores, texturas e o frescor dos produtos. As grandes luminárias pendentes ampliam a percepção de espaço e criam uma ambientação acolhedora.

O Mundo de Bebidas reúne alcoólicos e não alcoólicos organizados por categorias e países de origem. Entre elas, rótulos especiais de vinhos, além de opções em temperatura ideal para consumo imediato, ampliando ainda mais a conveniência do setor.

A padaria, confeitaria e rotisseria contam com ambientações próprias e atendimento inspirado nas tradicionais padarias de bairro. O supermercado também oferece açougue com variedade de carnes e cortes especiais do Entreposto Condor, que segue rigoroso padrão de qualidade e utiliza tecnologia de ponta.

Complexo comercial Mercês: serviços, alimentação e conveniência em um só lugar

O novo complexo comercial reúne 29 pontos comerciais que complementam a experiência de compras, consolidando a unidade como um ponto de conveniência e serviços. Entre as lojas confirmadas estão:

Restaurantes: Mundial Food (oriental), Brasa Grill (brasileiro) e Recanto Mineiro
Cafeteria: Padokita
Chocolates: Cacau Show
Cosméticos: Natura
Vestuário: Lupo e Tuttipele
Produtos naturais: Fitland
Beleza: Blessed (salão e barbearia)
Serviços: lavanderia Ah!, chaveiro Espaço da Chave, loteria, acessórios de celular, presentes e espaço de entretenimento

Sobre o Condor

A história do Condor começou em 13 de março de 1974, quando o jovem empreendedor, Pedro Joanir Zonta, ainda com 22 anos, adquiriu um mercado de 110m² no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Com apenas cinco funcionários, ele lançou as bases de um grande grupo empresarial.

O Condor Mercês é a 108ª unidade do Grupo Zonta, que, além das operações do Condor, atua em segmentos como atacarejos, atacados, postos de combustíveis, indústrias, shopping centers, imobiliária, logística, setor publicitário, processamento de carnes e frios, seguradora e banco — atingindo 24 cidades e dois estados. Com cerca de 14 mil colaboradores, o grupo atende mais de 60 milhões de clientes por ano.

Serviço

O Condor está localizado na Avenida Manoel Ribas, 404, no bairro Mercês, em Curitiba – PR.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e nos domingos e feriados, das 8h às 21h.

Em Alphaville, Dra. Luciane Sippert integra imersão da Imperium e aprimora práticas para mentorias do Instituto Prosperitare

Dra. Luciane Sippert marcou presença no evento promovido pela Imperium, em Alphaville, onde participou de uma imersão focada no desenvolvimento de competências em mentalidade, comunicação, planejamento estratégico e vendas.

Voltado a líderes e profissionais que buscam elevar sua performance, o encontro apresentou ferramentas e estratégias que Dra. Luciane aplicará diretamente em suas mentorias e programas de desenvolvimento humano.

Reconhecida por sua atuação como mentora e pelo trabalho à frente do Instituto Prosperitare, ela ressaltou a importância de manter-se em constante atualização para oferecer resultados cada vez mais transformadores aos seus mentorados. A experiência também proporcionou um ambiente enriquecedor, promovido pelo Instituto Deândhela, reunindo profissionais altamente capacitados e visionários, favorecendo conexões e oportunidades de networking.

Nas fotos, Dra. Luciane aparece ao lado de Vanessa, Alberto Marinho e da mentora Tathiane Deândhela.

Livro reúne histórias de personalidades e autoridades para celebrar 55 anos da UEL

Uma colcha de retalhos, um grande quebra cabeças com muitas peças, uma teia de narrativas, enfim, um verdadeiro mosaico de histórias. É o que pretende o livro "UEL 55 Anos – Um mosaico de histórias", organizado pelo jornalista e escritor Fábio Luporini com edição e projeto gráfico assinado pela Editora Engenho das Letras, sob a coordenação de Michele Bannwart. O livro reúne quase 80 textos escritos por diversos autores convidados, entre ex-reitores, ex-alunos, professores, autoridades e representantes da sociedade civil. O lançamento será no dia 17 de dezembro, a partir das 20h, no Cine Teatro Ouro Verde. O livro está sendo vendido antecipadamente por R$ 100 e, no dia, por R$ 120.

"Sempre digo que uma História e feita de histórias. E esse livro prova exatamente isso: são muitas pessoas com diversas perspectivas sobre uma instituição que permeia a vida de muitos profissionais e que é intrínseca à cidade de Londrina", afirma o organizador, Fábio Luporini. De acordo com ele, cada narrativa traz um ponto de vista diferente, com sentimentos e visões distintas sobre a UEL. Desde o texto assinado pelo primeiro reitor, Ascêncio Garcia Lopes até chegar à reitora atual, Marta Favaro, o leitor poderá se deliciar com textos de Adriano Garib, Dulcinéia Novaes e Ariel Palácios, além de representantes de instituições da sociedade civil e até do prefeito Tiago Amaral.

Responsável pela direção editorial, Michele Banwart ressalta a pluralidade de vozes com os inúmeros autores, todos personagens da trajetória da UEL. "O livro destina-se aos leitores, a todos que irão interagir com este mosaico vivo. O compromisso do editor é o de servir de liame entre os autores e seus leitores. No caso dessa obra, em especial, é o de servir de ponte entre os leitores e a personagem central do livro, a UEL, que celebra sua história construída pelas mãos e mentes de muita gente. Não posso desconsiderar a responsabilidade que foi para mim, editora, a de entregar um livro permeado de reconhecimento e de afeto à universidade, instituição merecedora dos adjetivos reunidos nesta obra."

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o lançamento do livro coroa as celebrações dos 55 anos da Universidade e reafirma a força das trajetórias que a compõem. "A história das pessoas, contada neste livro, é a própria história da Universidade. A UEL é viva, pulsante e se renova todos os dias pela dedicação de quem aqui está e de quem já passou por nossos espaços. Somos gratos pela possibilidade de reunir esse mosaico de histórias que ajuda a construir quem somos. Este livro registra não apenas fatos, mas sentimentos, e marca de forma intensa nossa Universidade, assim como ela deixa sua marca em todos que aqui passaram".

O lançamento será no dia 17 de dezembro, a partir das 20h, no Cine Teatro Ouro Verde - Casa de Cultura em Londrina PR.
O livro está sendo vendido antecipadamente por R$ 100 e, no dia, por R$ 120
@fabioluporini@hotmail.com

Desfile “Aquarela de Estilos” leva alta costura das estilistas goianas Maísa Gouveia e Natália Gouveia ao Copacabana Palace

O Rio de Janeiro foi palco de uma noite inesquecível no último dia 9 de dezembro, quando o icônico Copacabana Palace recebeu o desfile “Aquarela de Estilos”, que apresentou a nova coleção das estilistas goianas Maísa Gouveia e Natália Gouveia. Reconhecidas pela criatividade e acabamento impecável, as designers transformaram a passarela em uma verdadeira obra de arte.

As estilistas, que recentemente lançaram esta coleção em Washington (EUA) durante o Global Couture, um dos mais conceituados eventos internacionais de moda, chegaram ao Brasil após receberem louros da imprensa americana, fortalecendo ainda mais sua presença no cenário global da alta costura.

O desfile integrou o Mirror Fashion Day, evento criado por Sabrina Zanini apresentadora, Diretora de TV, jornalista e produtora, que vem consolidando o projeto como uma importante plataforma da moda contemporânea.

Com uma paleta vibrante que passeia por todas as nuances do arco-íris, “Aquarela de Estilos” apresentou cores intensas, shapes ajustados e rodados, brilhos sofisticados e vestidos minimalistas que equilibram exuberância e simplicidade. Cada look foi construído como uma pintura, combinando movimento, leveza e elegância em perfeita harmonia.

Mais do que um desfile, “Aquarela de Estilos” celebrou diversidade, beleza e expressão individual — marcas registradas das designers Maísa e Natália Gouveia, que encantaram o público com uma apresentação que uniu arte, moda e emoção.

Primeira edição da festa Literária de Joinville cumpre seu papel de aplicar literatura ás artes  

 Primeira edição da festa Literária de Joinville cumpre seu papel de aplicar literatura ás artes  

Evento aconteceu no último final de semana no Saltare Centro de Dança em Joinville, com a presença de grandes nomes do cenário artístico e literário nacional

A primeira edição da FLIJ – Festa Literária de Joinville, teve sua primeira edição nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, de sexta a domingo, ocupando toda a estrutura do Saltare Centro de Dança, com uma programação diversa, eclética e que atendeu todos as idades, sempre tendo a literatura como ferramenta estimuladora das mais variadas expressões artísticas.

 Com entrada gratuita, o público pode apreciar, nos três dias de evento, lançamentos de livros, palestras, rodas de conversa, apresentações teatrais, de dança, exibição de filmes, grafite, moda circular, com vários brechós da cidade, gastronomia, e mais uma infinidade de atrações culturais, sempre utilizando-se em sua concepção de suportes híbridos e performáticos, trazendo para Joinville, uma proposta inovadora.   

O projeto teve parceria do evento multicultural “Desencontro”, e foi financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec). 

No primeiro dia de evento a grande atração foi o DJ KL Jay dos Racionais MCs, que levou ao delírio o público presente, apaixonados pela cultura hip hop. Um dos nomes mais respeitados do cenário do rap nacional, não decepcionou, e fez a multidão pedir bis.

 Ainda na programação, uma linda performance do MOA – Movimento de Dança Patrícia Dalchau, numa homenagem ao clássico “Menino Maluquinho” de Ziraldo, para completar o time de atrações, um pocket teatral com Hugo Possolo, performances de DJ Popson e DJ Paulo Henrique. 

 

Mesmo com um calor intenso, o público novamente compareceu no segundo dia da FLIJ, foi um dia de pura energia e emoção, a cada momento, novas conexões surgiram entre leitores e apaixonados pela cultura.

Na parte da manhã, uma bela apresentação, do “Boi de Mamão Inclusivo”, um antigo folguedo da cultura popular catarinense, que além da apresentação musical que encantou crianças e adultos, aconteceu o lançamento do livro: “Boi de Mamão Boi de inclusão - Para Crianças”, da Manuscritos editora. 

A atividade foi marcada pela valorização da cultura popular e pelo foco na inclusão, aproximando o público de diferentes histórias e manifestações artísticas.

A ação reforçou a importância de preservar tradições, promover a diversidade e mostrar que o folclore é um instrumento de aprendizado e integração dentro da literatura.  

Na parte da tarde, aconteceram palestras com: Carlos Dalla Stella, com Arthur Menezes, apresentação do espetáculo: “O último dia de um condenado” dirigido por Mauro Schames estrelado por Sérgio Fabi, e conversa com o diretor, mesa redonda com o tema: “Livros Infantis” com ChicoLam, palestra: “literatura no Cinema” com Rodrigo França, além as apresentações musicais de kako de oliveira e banda, com intervenção emocionante do Grupo de Dança 255, performance do ator João França, apresentação de dança contemporânea com Paulo Montório e Isabella Silva, além de Rima Acústica,  entre Amazona MC e o grupo Seiva e também performance da Companhia de Dança Fernando Lima, encerrando a programação com o Ballroom Literário. 

No domingo, último dia da Festa literária de Joinville, palestras e lançamentos de livros foram os destaques.

 A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, veio especialmente de Florianópolis, para lançar seu livro “Três Reis e Um Mago”.

A programação seguiu com muita música e dança, a cantora Rafaela Antonioli fez um lindo  tributo a Clara Nunes, com performance do Grupo de dança Fernando Lima, teve palestra com o tema: “Literatura na Música” com Jesus Lumma, Djs, continuidade e finalização da arte na parede pelos artistas visuais: Bilbo, Fox Malinoski, Tassy, Guime e Paulo Agostini, apresentação musical com Quarteto Revoada e também do grupo Sindicato do Groove, com participações especiais da cantora e compositora Mariá Mond e Amazona MC 

    Uma primeira edição histórica, um evento que a partir de agora faz parte do calendário cultural de Joinville, reafirmando a importância da literatura em todos os seus suportes, da oralidade aos impressos, do digital aos formatos híbridos e performáticos, como o teatro, o cinema, a poesia e a dança, uma celebração da literatura.  

Mais informações nas redes sociais e canais oficiais da FLIJ:  @festaliterariadejoinville 

Dom Comunica - assessoria de comunicação 

Telefone: 47 99612 3517  

E-mail: rodrigocomunica@hotmail.comrodrigo@domcomunica.com.br

Instagram: @domcomunica 

Bottega Veneta celebra estreia de ‘Oscar Niemeyer in Italia’ com noite histórica em São Paulo

A Bottega Veneta celebrou no dia 04 de dezembro, em São Paulo, a estreia da exposição "Oscar Niemeyer in Italia", apresentada na Casa Zalszupin e com desdobramento na nova loja da marca no Shopping JK Iguatemi. A mostra, que abriu oficialmente ao público hoje foi coordenada por Lissa Carmona, CEO da ETEL, e curada por Francesco Perrotta-Bosch, em colaboração com a Fundação Oscar Niemeyer, a exposição reúne um mapeamento inédito de 13 projetos de Oscar Niemeyer na Itália, realizados entre 1968 e 2010. A Casa Zalszupin recebeu uma prévia exclusiva da exposição, seguida de um jantar especial que contou com a presença de convidados como Sasha, João Lucas, Marina Ruy Barbosa, Valentina Herszage, Livia Nunes, Alejandra Rositto e José Fernando, presidente da Fundação Oscar Niemeyer entre outras personalidades importantes do mundo da arte e arquitetura. A noite foi marcada por uma apresentação histórica: Eliana Pittman, voz emblemática da bossa nova e do carimbó, dividiu o palco pela primeira vez com Bebel Gilberto, artista que levou o espírito da bossa nova para novas gerações. Juntas, protagonizaram um encontro musical que celebrou a força da cultura brasileira no cenário internacional.

Fotos: Nicolas Calligaro

Imobiliária paranaense quebra paradigma e conquista o Top de Marketing ADVB/PR

Gonzaga torna-se a primeira empresa do setor imobiliário a vencer a premiação, reconhecida pelo case que transformou o modelo tradicional em um ecossistema multisserviços

A Gonzaga foi reconhecida com o Top de Marketing ADVB/PR 2025 na categoria Serviços, com o case “Muito + que imobiliária”, um título inédito nesse segmento. A premiação, cujo tema deste ano foi “Sentir com inteligência, pensar com emoção”, reconhece campanhas capazes de unir propósito, estratégia e resultados concretos, exatamente o que a empresa entregou ao transformar um negócio tradicional de 71 anos em um hub de soluções multisserviços. 

A premiação coroa o processo de reposicionamento da marca que, em 2025, consolidou sua tese de atuação como multisserviços e ampliou sua presença na vida dos clientes por meio de novas frentes de negócio. A Gonzaga, fundada em 1954 e referência em locações no Paraná, ressignificou a função de uma imobiliária, passando de uma simples intermediadora para um hub de serviços que acompanha o cliente em todas as etapas da jornada imobiliária: locação tradicional, locação por temporada, antecipação de recebíveis via fundo próprio, projetos de arquitetura, energia renovável através de geração distribuída, serviços internet e mudanças, garantidora, além de vendas e gestão de projetos em parceria com incorporadores no desenvolvendo de empreendimentos. 

Para Guilherme Gonzaga, diretor da empresa, o prêmio representa um marco não apenas institucional, mas também para o setor. “A conquista do Top de Marketing reconhece que uma imobiliária de 71 anos pode ser tão inovadora quanto uma startup. Mostra que o Paraná também é um polo de inovação e transformação no setor imobiliário, historicamente concentrado em praças maiores. A vida imobiliária do cliente não acaba no contrato, ela só começa. E quando ele olhar pro lado, a Gonzaga estará lá.” afirma. 

A conquista consolida a Gonzaga como protagonista de uma nova era do mercado imobiliário paranaense. Mais do que validar um case, o Top de Marketing ADVB/PR reconhece um modelo que redesenha a lógica do setor, amplia a jornada do cliente e posiciona o Paraná entre os polos de inovação imobiliária do País. Ao unir tradição, visão de futuro e capacidade real de execução, a Gonzaga demonstra que transformação não é privilégio de empresas da nova economia. É resultado de propósito, estratégia e coragem para reinventar um mercado inteiro. 

Imagem Destaque: Eduardo, Dilca e Guilherme Gonzaga, à frente da Gonzaga, celebram a conquista do Top de Marketing - Kamila Yasuda