HOME

Swarovski Crystal Business anuncia os resultados de 2023

Mais um ano de forte progresso com crescimento comparável de dois dígitos que confirmam a nova direção estratégica e impulsionado pelo maior desejo de marca, coleções de produtos inovadoras e uma experiência de compra exclusiva

A Swarovski Crystal Business, de propriedade familiar, anunciou hoje seus resultados para o ano fiscal com término em 31 de dezembro de 2023.

A empresa registrou um crescimento sólido e abrangente de +4% para 1.832 milhões de euros em relação ao ano anterior, com base num crescimento robusto de +10% numa base comparável, bem acima do crescimento do mercado num contexto de desaceleração do mercado de luxo e um ambiente geopolítico e macroeconômico volátil.

O EBIT antes dos custos de reestruturação voltou a ser positivo pela primeira vez desde 2019, apesar do impacto cambial adverso significativo. O forte quarto trimestre foi fundamental para elevar o desempenho geral em 2023, com um crescimento de vendas de +9%, e EBIT antes dos custos de reestruturação, atingindo o nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2018.

Estes resultados de 2023 confirmam a direção estratégica da Swarovski que visa reafirmar a sua icônica herança no espírito contemporâneo de hoje e a transformação do modelo de negócios em curso.

"Estes fortes resultados confirmam ainda mais a pertinência da estratégia LUXignite e do poder duradouro da nossa marca icônica e savoir-faire único. Estou muito grato aos parceiros e funcionários da SWAROVSKI em todo o mundo pela sua paixão e compromisso, além do conselho e dos acionistas pelo apoio constante", disse o CEO Alexis Nasard. "Nosso foco em 2024 será apostar na execução disciplinada da nossa estratégia, com foco contínuo em resultados superlativos, criatividade em nossas coleções de produtos e comunicação, e maiores investimentos em nossa rede de varejo, além de grandes momentos da marca." 

Crescimento orgânico amplo em 2023

- todas as categorias de negócios, com aumento de vendas no varejo de +4% e cristais B2B de +5%.

- todas as principais categorias de produtos, lideradas por joias que subiram +6%.

- todos os 10 principais mercados alcançaram crescimento comparável, com vendas nas principais cidades aumentando +13%.

- crescimento omnicanal com aumento off-line de +5% e aumento on-line de +4%, com swarovski.com até +11%.

- um forte aumento de +36% na rentabilidade das lojas.

Grande lucro e melhoria de caixa

A empresa conseguiu uma mudança para um EBIT positivo antes dos custos de reestruturação, apesar de um impacto do movimento cambial adverso, concomitantemente com uma grande melhoria na posição de dívida líquida. Esta melhoria foi possibilitada pelo aumento da geração de fluxo de caixa além do crescimento e da melhoria da alavancagem operacional.

Coleções emocionantes, conceitos de varejo e momentos importantes da marca

A coleção de joias e casa da marca, as campanhas de comunicação e a continuidade na elevação da sua experiência de varejo sob a liderança da diretora criativa da Swarovski, Giovanna Engelbert, continuou nutrindo o patrimônio da marca e seu posicionamento como ícone "Pop Luxury".

Além disso, 2023 marcou uma série de novos capítulos nos 128 anos de história da marca, com novas lojas deslumbrantes em Nova York e Seul, bem como a colaboração impactante com SKIMS e o lançamento de uma nova coleção de óculos em colaboração com a EssilorLuxottica, o que ampliou ainda mais o alcance da marca. Além disso, a exposição histórica "Masters of Light – From Vienna to Shanghai" foi uma verdadeira celebração do savoir-faire e a rica herança da marca. Do lado do produto, a icônica coleção Millenia continuou a apresentar um crescimento exponencial; e o lançamento da nova coleção Galaxy, parte da linha Swarovski Created Diamonds, inspirada no nascimento do cosmos, marcaram mais um passo no compromisso com diamantes cultivados em laboratório. 

Como resultado do acima exposto, a marca experienciou um forte aumento na sua desejabilidade e seu apelo aos Millennials e GenZ.

2024

O foco da empresa em 2024 será sustentar e acelerar o crescimento rentável, à medida que parte integrante da jornada de transformação LUXignite, ao mesmo tempo que continua a elevar a marca, melhorando a experiência de compra e mantendo a disciplina financeira.

SOBRE SWAROVSKI

Mestres da Luz desde 1895

A Swarovski cria belos produtos de qualidade e artesanato impecáveis ​​que trazem alegria e celebram a individualidade.

Fundada em 1895 na Áustria, a empresa projeta, fabrica e vende os melhores cristais do mundo, diamantes criados pela Swarovski e zircônia, joias e acessórios, bem como decoração para casa. A Swarovski Crystal Business tem alcance global com aproximadamente 6.600 pontos de venda, dos quais 2.300 são lojas próprias, em mais de 150 países e emprega 16.600 pessoas. Juntamente com as suas empresas irmãs Swarovski Optik (dispositivos ópticos) e Tyrolit (abrasivos), a Swarovski Crystal Business forma o Grupo Swarovski. Uma relação responsável com as pessoas e com o planeta faz parte da herança da Swarovski. Hoje, este legado está enraizado em medidas de sustentabilidade em toda a cadeia de valor, com ênfase na inovação circular, na defesa da diversidade, inclusão e auto-expressão, e no trabalho filantrópico da Fundação Swarovski, que apoia organizações de caridade que trazem impacto ambiental e social positivo.

Empresa catarinense é destaque em programa americano

Círculo amplia presença global com participação no Knit Stars, transmitido mundialmente em plataforma on-line

A Círculo foi escolhida como uma das marcas que farão parte da 10ª temporada do programa Masterclass Knit Stars, uma produção norte-americana com transmissão para todo o mundo, por meio de plataforma própria. Esta edição reúne masterclasses exclusivas com 15 artesãos de tricô e crochê de diferentes países, que abordam técnicas avançadas, tendências e criatividade neste universo.  

          Com um formato imersivo, a equipe do programa viaja até o ateliê dos artesãos para capturar o processo criativo no ambiente em que trabalham. Isso proporciona aos telespectadores uma experiência autêntica e inspiradora, com acesso vitalício ao conteúdo para aprender no próprio ritmo. Além das aulas, o kit exclusivo de cada artesão desta temporada será disponibilizado para venda, permitindo que os inscritos adquiram os mesmos materiais utilizados nos projetos ensinados.   

          A artesã Dominique Calvillo, da Califórnia, foi escolhida para representar a Círculo com um projeto exclusivo de crochê criado com o fio Natural Cotton Maxcolor 4/6 (Barroco Maxcolor no Brasil), que oferece resistência e versatilidade para a peça desenvolvida por ela, um corset clássico (estilo de top estruturado). Ele tem em sua composição algodão natural de alta qualidade e é reconhecido por sua maciez, durabilidade e leveza. Este fio faz parte do kit disponibilizado para assinantes da plataforma, que conta ainda com saquinho de marcadores de pontos, para garantir que os participantes possam recriar a peça com os materiais originais.  

          Embora o conteúdo seja ministrado em inglês, muitos artesãos ao redor do mundo acompanham as aulas por meio de suporte visual e recursos de tradução. “O Knit Stars é reconhecido como referência no segmento de tricô e crochê. A Círculo exporta para mais de 50 países e a participação neste programa reforça sua presença nos Estados Unidos e no mercado global, apresentando nossos fios a um público altamente engajado e especializado”, comenta Fernando Rodrigues, CEO da Lince International em Miami - empresa responsável pela operação Círculo nos EUA.   

          A exibição da 10ª temporada do Knit Stars, intitulada “Be Extraordinary”, começará no outono americano, a partir de setembro. O programa é on-line e acessível globalmente na plataforma www.knitstars.com. Mais detalhes sobre o programa e a participação da Círculo Yarns também estão disponíveis no site oficial da Círculo Yarns: www.circuloyarns.com e no Instagram de Dominique Calvillo: @namaste_and_crochet.  

Junior Rostirola inicia campanha “Amor que Alcança” com mais de 4 mil devocionais doados a pacientes e profissionais de saúde em SC

Mais de 4 mil pessoas já foram alcançadas pela campanha "Amor que Alcança", idealizada pelo autor best-seller Junior Rostirola. Em dois dias, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde de três instituições em Santa Catarina receberam gratuitamente exemplares do devocional Café com Deus Pai, numa ação que transforma palavras em acolhimento e fé em cuidado.

A campanha “Amor que Alcança”, idealizada pelo autor best-seller Junior Rostirola, começou com força total em Santa Catarina. Em apenas dois dias, foram doados mais de 4 mil exemplares do devocional Café com Deus Pai a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em três instituições. A jornada teve início no dia 16 de abril, com a distribuição de mais de 2.500 livros no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e na Casa Biel, ambos em Itajaí (SC). No dia 17 de abril, a campanha chegou ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, com a entrega de mais 1.500 exemplares.

A ação nasce do desejo de levar fé, consolo e encorajamento a quem está enfrentando momentos difíceis. “A campanha ‘Amor que Alcança’ nasceu no meu coração depois de muitas histórias que ouvi ao longo dos anos. Histórias de pessoas que estavam no limite, em leitos de hospital, em meio à dor, à espera de um diagnóstico ou simplesmente tentando encontrar sentido em meio ao sofrimento. Foi aí que entendi que o amor precisa sair das páginas e alcançar as pessoas. Que o cuidado também pode vir em forma de palavras. Que a fé pode ser um presente”, emociona-se Junior Rostirola.

O projeto visa alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade emocional com palavras de acolhimento e esperança por meio da leitura do livro Café com Deus Pai, que já vendeu mais de 6 milhões de exemplares em todo o Brasil. A escolha dos hospitais não é aleatória: são instituições que se destacam pelo atendimento humanizado e pelo impacto social nas comunidades que atendem.

Começar essa campanha em Santa Catarina — o estado onde nasci, cresci e construí minha família — tem um valor profundamente simbólico. É aqui que minha história foi marcada por dores, mas também por recomeços. Ver de perto o trabalho desses profissionais da saúde, que se doam com tanto cuidado, humanidade e coragem, é inspirador. São heróis silenciosos, que muitas vezes passam despercebidos. E é justamente a eles — e a cada paciente que enfrenta sua própria batalha — que queremos dizer: vocês são vistos, vocês importam”, declara Rostirola.

O Hospital Ruth Cardoso atende, de forma totalmente gratuita, mais de 680 mil habitantes da região da AMFRI, além de turistas de todo o Brasil e até do exterior. Com 20 especialidades médicas e foco na humanização, é referência em urgência, emergência e maternidade. Já o Hospital Marieta, em Itajaí, é um dos mais importantes do estado e um dos maiores da região. A Casa Biel, por sua vez, acolhe crianças com doenças raras e em tratamento contínuo.

Segundo Junior, cada entrega representa mais do que um gesto simbólico. “Café com Deus Pai" foi escrito em um momento de dor, mas também de reencontro. É um devocional que fala de amor, perdão, recomeços. Levar esse livro a hospitais é muito mais do que entregar páginas — é entregar esperança, é lembrar a cada pessoa ali que ela não está sozinha. Que Deus a vê. Que há um propósito maior, mesmo quando a resposta ainda não chegou.”

A campanha seguirá por outros hospitais do Brasil ao longo dos dois próximos meses, sempre com o mesmo propósito: alcançar com amor e fé quem mais precisa.

Niterói se veste de inclusão: desfile beneficente da APADA celebra o amor que transforma vidas

O Clube Central de Icaraí, em Niterói, será palco de um evento especial que une moda, solidariedade e inclusão: o desfile beneficente "O Amor que Inclui", promovido pela APADA Niterói – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição. O evento será dia 5 de junho, das 14 às 19 horas.

"Acreditamos que o amor é uma força transformadora. Este desfile é uma celebração da beleza plural, das histórias que inspiram e da inclusão como valor essencial em nossa sociedade", destaca Tatiana Pontífice, gestora da APADA Niterói.

O evento visa muito mais do que a arrecadação de recursos: é uma plataforma de conscientização sobre os direitos da comunidade surda e o papel da sociedade civil na construção de um futuro mais acessível.

"A APADA nasceu de uma dor, mas floresceu como um projeto de amor. Há 55 anos, trabalhamos com dedicação, responsabilidade e o mais importante, amor! Queremos que cada passo na passarela ecoe como um grito de inclusão e empatia", afirma Jocilea Cruz, presidente da APADA.

Uma história de amor que virou missão

A trajetória da APADA começou em 1969, quando Miriam Rangel Rodrigues enfrentou o desafio do diagnóstico de surdez profunda da filha Luciane, na época com apenas dois anos. Diante da ausência de uma educação adequada e de recursos acessíveis, Miriam transformou sua dor em propósito, unindo forças com outras famílias para fundar a associação. Desde então, a APADA se consolidou como referência nas áreas da saúde, educação bilíngue e assistência social para pessoas surdas e deficientes auditivos.

Hoje, a instituição oferece atendimentos nas áreas de saúde, com exames audiológicos e apoio multiprofissional em Libras/Português; educação, com creche bilíngue inclusiva e cursos de Libras para a comunidade; e assistência social, promovendo a equidade de acesso por meio de parcerias com a Fundação Municipal de Saúde e Educação.

Com entrada mediante inscrição pelo Sympla, a ação busca celebrar a diversidade e dar visibilidade à comunidade surda e sua luta.

Para garantir sua participação, basta se inscrever pelo link no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/desfile-beneficente-o-amor-esta-no-ar-e-na-passarela/2917676

Data: 05 de junho de 2025

Horário: das 14h às 19h

Local: Clube Central, Icaraí – Niterói

Inscrições: via Sympla

Instagram: @apadaniteroioficial

WhatsApp: (21) 98487-7156

O Clube Central Icaraí fica localizado na Praia de Icaraí, 335 – Niterói - RJ

AMANDA LINHARES ANUNCIA SHOW ESPECIAL EM JOINVILLE

 AMANDA LINHARES ANUNCIA SHOW ESPECIAL EM JOINVILLE 

Após show na capital catarinense, no início do mês de abril, com banda completa e participações especiais, a artista finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música 2025, Amanda Linhares, apresenta em Joinville, cidade onde nasceu, seu show completo e mostra premier dos bastidores da gravação do videoclipe da sua nova música, intitulada: “Acaso”, o show acontecerá no Instituto Internacional Juarez Machado. 

No dia 10 de maio, sábado, a partir das 15h, no Instituto Internacional Juarez Machado, a cantora, compositora e musicista Amanda Linhares, apresenta em show especial com banda completa, músicas autorais já conhecidas pelo seu público fiel e faixas inéditas, e que já acompanham a trajetória desta revelação da música catarinense nestes dois anos de carreira profissional, no repertório, a música inédita “Acaso”, lançada recentemente e algumas surpresas preparadas especialmente para o público presente no IIJM.

Este show, segundo Amanda Linhares, celebra o ótimo momento de sua carreira, iniciada a pouco tempo, mas com solidez, foco e objetivos bem traçados, será também a maior apresentação da artista em sua cidade de nascimento, sendo até então, seu maior público.

A artista também comemora sua indicação como finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música 2025, prêmio este muito respeitado no mercado musical, e que terá sua festa de premiação, em junho de 2025, em Brasília (DF).

Para a tarde multicultural, num dos locais mais simbólicos de Joinville, Amanda estará acompanhada do guitarrista e produtor Vitor Busarello, do contrabaixista Gui Velvet e do baterista Rafael Vieira e de convidados especiais.

Amanda, segue com o financiamento coletivo pela plataforma: ”Benfeitoria“, com o objetivo de arrecadar fundos para a gravação do primeiro álbum da artista, com previsão de lançamento ainda para outubro deste ano.

As pessoas que contribuírem pela plataforma, irão receber recompensas especiais.

Cada oportunidade é vista como essencial pela artista, para dar vida ao projeto e torná-lo acessível ao público.

Os apoiadores terão acesso a itens exclusivos, desenhados e criados pela própria artista, oferecendo uma conexão ainda mais pessoal com o projeto.

Dessa forma, cada contribuição será fundamental para transformar esse álbum em realidade, permitindo que a arte, a música e a cultura se unam em uma experiência única e colaborativa.

O conceito está sendo cuidadosamente trabalhado para trazer uma experiência sonora única, refletindo a força da mulher e a riqueza da música brasileira.

O primeiro álbum de Amanda Linhares, terá até doze faixas, incluindo interlúdios criados com áudios, vocalizes e poesias.

Ele está sendo produzido pelo Busa Estúdio, um novo lançamento no mercado de Joinville (SC), com direção musical de Vitor Busarello.

O projeto contará com participações nacionais e internacionais, explorando uma fusão rica entre diferentes idiomas e sonoridades.

Mais do que um álbum, será uma imersão audiovisual que une múltiplos instrumentistas em uma experiência inovadora.

Amanda Linhares está profundamente envolvida nessa produção, trazendo sua identidade e criatividade para cada detalhe.

      

Link financiamento coletivo para produção do álbum:https://benfeitoria.com/projeto/amandalinhares

Assista o videoclipe de “Acaso”: https://www.youtube.com/watch?v=rpFwvkEhC8c

Ouça “Acaso” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/5ADdu1B7W9My1AYw1Sq3RF

SERVIÇO

O quê: Show de Amanda Linhares e Banda

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado - Rua Lages, 994 - América, Joinville – SC

Quando: 10 de maio - sábado

Quanto: R$35,00 primeiro lote e 45,00  Ingresso Show Amanda linhares + Acesso ao Museu Juarez Machado (Obras e exposição) 1° Lote

Link compra de ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/show-amanda-linhares

INFORMAÇÕES 

Amanda Linhares – cantora e compositora 

Telefone: 47 999170065

Telefone: 47 9999-5548 Vitor Busarello - produtor 

Instagram: @amandalinharesm 

E-mail: amandalinharesm2@gmail.com

Dom Comunica - assessoria de comunicação

Telefone: 47 99612 3517

E-mail: rodrigo@domcomunica.com.br rodrigocomunica@hotmail.com

Instagram: @domcomunica

Low Brass Musicarium: estreia traz nova sonoridade aos palcos brasileiros

Low Brass Musicarium: estreia traz nova sonoridade aos palcos brasileiros

Uma nova força sonora está prestes a conquistar o cenário musical de Santa Catarina.

O Low Brass Musicarium, primeiro grupo especializado em metais graves do Sul do Brasil, fará sua estreia no próximo dia 22 de abril, às 19h, em Joinville/SC, trazendo uma formação rara e inédita no país que promete encantar tanto os apreciadores da música erudita quanto os curiosos por novas experiências sonoras.

O evento é gratuito, mas com inscrição prévia via Sympla (veja abaixo).

Formado por cinco talentosos instrumentistas, que integram a Orquestra Jovem, o Low Brass Musicarium apresenta uma formação que combina trombones e tuba, explorando as possibilidades expressivas dos metais graves com maestria e sensibilidade. Esta configuração, pouco comum no cenário musical brasileiro, permite ao grupo transitar por diversos estilos musicais com impressionante versatilidade.

"É um grupo que dá protagonismo para a seção que fica encarregada dos graves dentro do contexto orquestral.

Grupo muito versátil que caminha com destreza em variedade imensa de estilos, desde música renascentista até samba", destaca o professor do Musicarium e coordenador do grupo,  David Santos, ressaltando a amplitude do repertório que o conjunto é capaz de interpretar.

A estreia do Low Brass Musicarium representa um importante passo no amadurecimento e expansão das iniciativas de atuação profissional do Musicarium.

“Este lançamento reforça o compromisso da instituição com a inovação musical e a valorização de formações instrumentais menos convencionais, contribuindo para enriquecer o panorama cultural”, completa o diretor-presidente do Musicarium, Sergio Ogawa.

Você sabe o que é Low Brass?

O termo "Low Brass" refere-se ao conjunto de instrumentos de metal que produzem sons graves em uma orquestra ou banda. Tradicionalmente, esta família inclui o trombone, a tuba, o eufônio e, em algumas formações, também o trombone baixo.

Estes instrumentos são fundamentais para proporcionar a base harmônica e a profundidade sonora nas formações orquestrais, mas raramente recebem destaque como solistas ou em grupos específicos.

O Low Brass Musicarium vem justamente para mudar esta perspectiva, colocando estes instrumentos no centro das atenções e revelando sua surpreendente capacidade expressiva e técnica quando libertos do papel de coadjuvantes.

Serviço

O quê: concerto de estreia do grupo Low Brass Musicarium
Quando: 22 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro Coree Ernesto Heinzelmann - rua Gothard Kaesemodel, 961, 1º andar, Anita Garibaldi
Entrada: gratuita, com doação sugerida de R$ 20,00 para cobrir os custos da apresentação e viabilizar futuros eventos. As doações podem ser realizadas por meio do link disponibilizado pela organização. Clique aqui e confirme sua participação.

Assessoria de Comunicação
Tai Rodrigues | 47 988643373 | tai@tairodrigues.com

O “Pod do Brilha” se consolida e recebe o grupo Exaltasamba em uma edição comemorativa

O “Pod do Brilha” se consolida e recebe o grupo Exaltasamba em uma edição comemorativa

“Pod do Brilha”, que tem recebido convidados famosos do mundo do samba e pagode, contou com a presença especial dos integrantes do grupo “Exaltasamba”, (Thell e Izaque) em uma incrível edição.

O bate-papo com o grupo, já começou em alto astral, com histórias engraçadas de bastidores e grandes sucessos que atravessam gerações, afinal são 43 anos de carreira, a edição contou também com muita música, pra ninguém botar defeito.

Em sua vigésima primeira edição, o podcast vem se consolidando tanto no Brasil quanto no exterior, são mais de 168 mil visualizações e 15.7 mil horas assistidas.

“Pod do Brilha”, tem despertado o interesse de personalidades do universo do samba e da mídia.

Apresentado pelo Brilhantina, integrante do Grupo Exaltasamba,  que com seu carisma e bom humor, conduz conversas leves e descontraídas, se conectando com o público, explorando histórias interessantes, curiosidades dos bastidores e deixando de fora qualquer polêmica.

O Podcast pela história crescente e audiência já consolidou parcerias com a TV Recôncavo (BA) e WTJ Minas TV (MG),  fazendo parte da grade de programação das emissoras, mostrando que o conteúdo é interessante e de grande valor para o público apaixonado pelo samba.

O carisma e a popularidade de Brilhantina no meio artístico são evidentes, refletidos nas participações especiais já registradas, entre os convidados, podemos destacar: Luiz Carlos (Raça Negra), Eder Miguel (DOCE ENCONTRO), Evandro Art, Thiago de Xangô, Wilsinho Soares (ex Malícia), Adryana Ribeiro, Marcio Art, Ademir Fogaça, Fabinho César (ex Raça Negra), Biro do Cavaco, Wagninho (ex Negritude Junior), Breno Faria (ex Katinguelê), Douglas SAMPA, Grupo Casa Nossa e Marcelinho Freitas (ex Grupo Sem Compromisso), também os músicos: Rafael Esteves, Wendell Cosme, Aderson Resolva e Nando Martins.

“Estou muito feliz com esse projeto, ele é minha cara, nas gravações me sinto em casa recebendo meus amigos”. Comenta o músico Brilhantina.

Criado para aproximar o público que curte o mundo do samba e do pagode, gêneros que seguem em alta no mercado, o "Pod do Brilha" já se prepara para receber novos projetos e lançamentos., a lista de convidados é imensa e os pedidos para participação  continuam crescendo, mostrando que o "Pod do Brilha", invadiu o mundo do samba e chegou para ficar!

Gravado nos Estúdios Brazucas, em São Paulo, com produção e direção de Rubens Júnior, o "Pod do Brilha" já conquistou seu espaço, crescendo a cada dia e marcando presença no universo dos podcasts.

A edição com o “Exaltasamba” vai ao ar no próximo dia 25 de abril – 19h

Vale conferir!

Fonte: Fernanda Lara Rocca - @flrcomunicação

Fotos créditos: Rubens Junior  

Para saber mais acesse:

https://www.youtube.com/@poddobrilha

https://www.instagram.com/poddobrilha

https://www.facebook.com/poddobrilha

https://www.tiktok.com/@pod.do.brilha

12 sugestões para colocar a leitura em dia no feriado prolongado

A lista abaixo reúne livros com diferentes temas que agradam a todos os gostos e contribuem para um descanso repleto de conhecimento

Se você quer aproveitar os quatro dias de folga para descansar e colocar as leituras em dia, confira a lista abaixo para encontrar o livro perfeito! As indicações atravessam temas e gêneros distintos para agradar a todos os gostos, desde àqueles que amam uma história em quadrinhos até a quem está interessado em conselhos para uma vida mais saudável.

Os tambores de São Luís - em quadrinhos

Adaptação do clássico homônimo de Josué Montello, a HQ acompanha a trajetória de vida e luta de Damião. O protagonista percorre a cidade para ver o nascimento do trineto enquanto recorda memórias marcantes, como a destruição do quilombo fundado pelo pai, a ida até São Luís para escapar da escravidão, o cotidiano no seminário para a formação como padre e as violências do racismo. Narrativa épica sobre o povo negro no Brasil, o livro foi roteirizado por Iramir Araujo e conta com ilustrações de Ronilson Freire e Rom Freire.

(Autor: Iramir Araujo | Onde encontrar: Gibizada)

Errantes do pensamento: O segredo de Poggio – Uma rapsódia filosófica

O neurocirurgião Urbano enfrenta uma crise existencial e é internado na ala psiquiátrica de um hospital. Após se tornar paciente, imerge em uma jornada em busca de novos sentidos para a vida e de ressignificar conceitos pré-estabelecidos. Esse percurso filosófico se expande mais quando entra em contato com Poggio, um jovem internado na instituição com histórico espetacular. Livro do médico e escritor A. A. A. Fernandes transita entre diferentes vozes e gêneros com objetivo de retratar um fluxo de pensamento sem linearidade e um tempo não cronológico.

(Autor: A. A. A. Fernandes | Onde encontrar: Amazon)

Entre a toga e o perdão

Nesta autoficção, o autor revisita o passado para compreender sua trajetória e encontrar o perdão. Para isso, mergulha na própria relação com o pai, um importante e rígido desembargador. Ele mescla memória e história, ao percorrer o Brasil do século XX, refletindo também sobre desigualdades, afetos e a dureza das relações familiares. Inspirado em García Márquez e Euclides da Cunha, a obra traça um relato sensível sobre legado, amor e reconciliação.

(Autor: Salatiel Soares Correia | Onde encontrar: Amazon)

Rádio Patrulha Auto II

Cabo da Polícia Militar do Paraná, Gerson Junior narra as próprias experiências neste livro de crônicas. De forma descontraída, ele aborda momentos intensos do cotidiano dos policiais que carregam consigo dois compromissos primordiais: proteger a população e chegar vivo em casa. Uma obra para todos que buscam se aproximar de uma realidade que pode parecer distante e que também queiram conhecer os bastidores da segurança pública brasileira.

(Autor: Gerson Junior | Onde encontrar: Loja do autor)

A fonte da juventude

No livro, a naturopata especialista em longevidade Fernanda Fernandes afirma que a vitalidade duradoura está diretamente relacionada à saúde celular, ao equilíbrio metabólico e à suplementação correta. Em 12 capítulos didáticos, ela explora os principais fatores que influenciam positivamente ou não o envelhecimento. Direcionado a quem deseja mudar hábitos para cultivar uma vida com mais qualidade, a obra traz um plano de ação pessoal e um checklist diário de hábitos que contribuem para guiar o leitor nas escolhas diárias em prol do bem-estar.

(Autora: Fernanda Fernandes | Onde encontrar: Amazon

NoviSalmos — Novos salmos para novos tempos

Inspirado por uma experiência pessoal de superação, o mestre cordelista e teólogo Fábio Sombra apresenta um devocional em forma de poesia de cordel. Publicado pela Editora Rocco, o livro traz reflexões espirituais adaptadas aos dilemas do mundo atual, como ansiedade, depressão, vícios, preconceito, esperança e fé. Cada poema convida o leitor a enxergar a espiritualidade como fonte de força interior, ao unir a tradição dos salmos bíblicos com todo o lirismo da linguagem popular brasileira.

(Autor: Fábio Sombra | Editora: Rocco | Onde encontrar: Amazon)

O cão que seguia as estrelas

Inspirada em uma história real, esta ficção de cura narra a emocionante travessia de Roshi, um golden retriever que cruza o país para reencontrar a tutora após se perder durante uma viagem. Ao longo dessa jornada, o cãozinho transforma a vida de todas as pessoas que encontra pelo caminho, ensinando lições sobre amor, lealdade, compaixão, luto, solidão e resiliência. Da mesma autora do best-seller Neko Café, o livro é narrado pelo ponto de vista do próprio cachorro, em um verdadeiro testemunho do vínculo incondicional entre humanos e pets.

(Autora: Anna Sólyom | Editora: VR | Onde encontrar: Amazon)

Embaixo do Aquário

O romance acompanha Tina, uma ex-nadadora que retorna ao Brasil após uma temporada morando em Boston. Embora sonhasse em se tornar atleta olímpica, um episódio de abuso frustra seus planos. O roteiro da vida de Tina é realçado pela presença de personagens marcantes, como suas irmãs, Lena e Tetê, e sua sobrinha Olívia. Entre encontros e desencontros, as personagens lidam com os traumas e buscam apoio para superar essas dores.

(Autora: Janaína Santana | Editora: Viseu | Onde encontrar: Amazon)

Parem de me interromper

Nesta obra, Christian Rôças, ex-CEO do Porta dos Fundos e referência no mercado de comunicação, reflete sobre como conquistar atenção em tempos de excesso de estímulos. Com linguagem acessível e exemplos práticos, ele propõe estratégias eficazes para marcas, criadores e profissionais se comunicarem de forma relevante e respeitosa. A obra percorre a evolução da mídia, das cartas ao Instagram, com insights sobre inovação, autenticidade e propósito.

(Autor: Christian Roças | Editora: Citadel | Onde encontrar: Amazon)

Guia politicamente incorreto para empreendedores digitais

Este livro é um manifesto direto e provocativo de André Cruz sobre os perigos escondidos no mercado digital. O autor denuncia as armadilhas de plataformas que exploram empreendedores com promessas vazias e taxas abusivas. Com base em sua trajetória como fundador da Digital Manager Guru, Cruz apresenta estratégias para conquistar autonomia nos negócios online. A obra propõe uma ruptura com o sistema tradicional e incentiva uma mentalidade disruptiva e independente. Essencial para quem quer crescer com liberdade e consciência no mundo digital.

(Autor: André Cruz | Editora: DVS | Onde encontrar: Amazon)

A vida entre marionetes

Em uma floresta isolada, o jovem humano Victor Lawson vive com sua excêntrica família de robôs. Sua vida pacífica muda quando ele encontra Hap, um androide caçador de humanos com um passado sombrio. A partir daí, o protagonista parte em uma jornada perigosa para resgatar seu pai androide e descobrir quem realmente é. Misturando ficção científica, fantasia e romance queer, TJ Klune entrega uma história emocionante sobre amor, identidade e livre-arbítrio. Uma fábula futurista para leitores que acreditam na força das conexões escolhidas.

(Autor: TJ Klune | Editora: Morro Branco | Onde encontrar: Amazon)

O grande contador de pedrinhas

Obra acompanha Vicente, um menino curioso que descobre a magia dos números a partir de uma história contada por sua mãe. Inspirado por um pastor que usava pedrinhas para contar ovelhas, ele começa a explorar a matemática com objetos do seu dia a dia. Com linguagem poética e ilustrações delicadas, o livro mostra que contar pode ser tão divertido quanto brincar. Uma leitura encantadora que une imaginação, aprendizado e afeto.

(Autora: Denise Crispin | Editora: Matrix/Trix | Onde encontrar: Amazon)

Exit posiciona marca Nidec ACIM no mercado global com clareza e objetividade

Exit posiciona marca Nidec ACIM no mercado global com clareza e objetividade 

Estruturação baseada no GPS, metodologia proprietária da Exit, proporcionou a diferenciação que a empresa buscava para transmitir sua essência

Criar um posicionamento de marca que conversa com diversos segmentos de negócio, dentro de uma mesma empresa, para transmitir uma mensagem potente, através de uma linguagem clara e consistente. 

Este foi o principal desafio assumido pela Exit Marcas Vivas, ao estruturar a Nidec ACIM. 

Mesmo já inserida na arquitetura da organização, a marca administradora, que abraça todo portfólio global, demandava um posicionamento consistente no mercado.

A identidade precisava se distinguir das demais. 

Para alcançar a diferenciação necessária ao cliente, a Exit aplicou a metodologia GPS, que trouxe clareza de como posicionar a marca no mercado, de acordo com a essência e personalidade ideal para comunicá-la. 

“O foco foi ampliar o pertencimento e a coesão entre as unidades e passar essa mensagem para todos os públicos: interno, mercado, relacionamento b2b, organizações e instituições governamentais”, analisa o diretor de criação da Exit, Felipe Grossl.

Dar peso ao conglomerado de marcas do grupo em único canal, exigiu mudar a forma de comunicar de maneira estratégica.

“Desenvolvemos um sistema de identidade completo para o negócio, traduzindo características relevantes de cada projeto em uma marca autêntica e atraente, o que possibilita a sua identificação, reconhecimento e diferenciação no mercado”, complementa Grossl.

Na criação do conceito, a equipe Exit materializa a estratégia da marca, uma comunicação que representa a relevância no mercado e em todos os canais.

Essa etapa passa a ser um guia para todos os desdobramentos de comunicação com o objetivo de construir uma marca única, reforçando os diferenciais de promessa, posicionamento e atributos diferenciados.

Resultados da entrega para a marca ACIM

A EXIT desenvolveu o conceito “Empowering Movement” que traduz o papel da ACIM como catalisadora de transformações e a sua força estratégica global.

O conceito expressa o propósito central da marca de conectar plataformas, pessoas e tecnologias para fomentar o progresso em escala global.

Comunica que o valor da ACIM está no impacto gerado por parcerias estratégicas e nas inovações tecnológicas e sustentáveis.

O conceito “Empowering Movement” posiciona a ACIM como núcleo estratégico da Nidec, promovendo a inovação e a transformação.

Para o público interno, fortalece o senso de pertencimento e a visão comum e, para o externo, comunica o papel de parceiro confiável, capaz de compreender e se antecipar às mudanças, impulsionando o progresso de pessoas, empresas e comunidades.

“O uso do GPS Exit permitiu chegar a esse resultado alinhado com o objetivo da ACIM de se posicionar como uma marca que conecta, capacita e transforma”, finaliza o diretor de criação.

Sobre a ACIM

A ACIM se posiciona como o elo essencial que integra capacidades, talentos e tecnologias para atender a mercados globais com soluções inovadoras.

A missão não é vender diretamente produtos ou serviços, mas oferecer inteligência tecnológica global e desenvolvimento sustentável a partir da colaboração entre pessoas, comunidades, fornecedores e clientes.

A Nidec ACIM (Appliance, Commercial,Industrial and Motors) é a maior unidade de negócios da Nidec Corporation, mas seu papel vai além da entrega de produtos ou serviços.

Como uma unidade estratégica, conecta todas as plataformas e marcas do grupo Nidec, criando sinergias entre diferentes unidades de negócios e promovendo inovação, eficiência e impacto global.

Sobre a Exit

Com mais de 22 anos de atuação, a Exit se consolida como uma consultoria estratégica que transforma a essência dos negócios em valor real para as marcas.

Ao longo dessa trajetória, a empresa evoluiu para se tornar um verdadeiro agente de transformação, criando marcas vivas e dinâmicas.

Um dos seus grandes diferenciais é a construção de relacionamentos sólidos e duradouros, exemplificada por parcerias que já ultrapassam duas décadas, sempre impulsionando marcas que continuam a crescer.

Lúcio Mathias brilha nos bastidores do São Paulo Fashion Week com produções para Lino Villaventura e Dendezeiro

O renomado visagista e hair stylist Lúcio Mathias marcou presença na última edição do São Paulo Fashion Week, encerrada no último sábado (12/04), integrando duas equipes de beleza nos desfiles da semana de moda mais prestigiada do país.

A convite de Murilo Maurício, da Casa Conceito, responsável pela curadoria de beleza do desfile do consagrado estilista Lino Villaventura, Lúcio Mathias contribuiu na preparação dos cabelos dos modelos e celebridades como o ator Paulo Dalagnoli que desfilaram com looks marcantes na passarela.

Além disso, a convite de Gotham Muah, responsável pela beleza da marca Dendezeiro, o visagista também colaborou no desfile da dupla de estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha. Em sua participação, cuidou da beleza de nomes de peso como a cantora Gaby Amarantos,além de outros modelos que cruzaram a passarela com penteados assinados por ele.

Reconhecido por sua sensibilidade estética e domínio técnico, Lúcio destacou a essência desta edição do SPFW:

“O que mais me encantou nesta edição do São Paulo Fashion Week foi a leveza.
Belezas clean, cabelos e maquiagens minimalistas que exaltaram a sofisticação e a elegância com naturalidade.
As passarelas foram um verdadeiro diálogo entre beleza, moda e atitude. Cabelos, maquiagens, roupas e acessórios conversavam em perfeita harmonia — revelando que a estética também é uma forma de expressão.
E o mais inspirador: ver marcas preocupadas em criar tendências reais, com cores, tecidos e texturas pensadas para quem vai usar.
Tendência com propósito, beleza com alma.
Estou feliz e honrado por ter participado desta edição do SPFW contribuindo com meu trabalho como hair style e visagista.”

Com sua atuação impecável, Lúcio Mathias reafirma sua posição como um dos principais nomes da beleza no Brasil, levando seu olhar artístico e sua assinatura única para os bastidores da alta moda.

Descubra o cultivo de pérolas na Polinésia Francesa 

Exclusivas das lagoas polinésias, essas preciosidades são cobiçadas em todo o mundo e matéria-prima da marca Hinerava, uma das poucas especializadas nestas gemas

A Pinctada Margaritifera (ostra perlífera de lábios pretos) é nativa da Polinésia Francesa. Conhecida desde 1800, foi usada principalmente pela indústria de botões. Contudo, nem se imaginava, à época, o sucesso que as pérola taitiana, proveniente desta ostra, faria no mundo anos mais tarde.

A história começa de fato, em 1957, quando Jean-Marie Domard, um jovem médico veterinário, quis  garantir a sobrevivência das ostras perlíferas na Polinésia Francesa e sonhou em encontrar uma maneira de produzir as primeiras. Para isso, estudou se o método usado nas fazendas do Sr. Mikimoto, no Japão e na Austrália, poderia ser aplicado no Taiti.

Cinco anos depois, Churoku Muroi, realizou com sucesso o primeiro enxerto. O experimento foi repetido com sucesso em Bora Bora e as pérolas colhidas, algumas com 14 mm de diâmetro, foram exibidas pelo joalheiro Mourareau. 

Em 1968, a primeira fazenda de pérolas, chamada "La Société Perlière de Manihi", foi estabelecida no atol de Manihi. Por trás de sua criação estava o Sr. Chaze, acompanhado pelos franceses Jacques e Aubert Rosenthal (netos do renomado joalheiro parisiense), juntamente com Léonard Rosenthal, que financiou a operação. Em 1970, a primeira pérola redonda foi produzida. Outras fazendas de pérolas surgiram rapidamente. Em 1976, o Instituto Gemológico da América (GIA) reconheceu a autenticidade e as cores naturais da pérola do Taiti. Desde então elas são algumas das gemas mais desejadas pela ourivesaria mundial.

The Brando que também é um dos resorts que mais atraem a procura na Polinésia Francesa, abriga a boutique Hinerava, especializada na pérola. O nome da marca significa "mulher exótica de beleza pura". Essa elegância e harmonia estão no coração de cada coleção, criada e imaginada por Kelly Hinerava Bailey, fundadora e criadora da marca. Ela se inspira nas cores únicas e deslumbrantes das pérolas e as combina com minerais e pedras preciosas. Suas criações são refinadas, frescas e contemporâneas, baseadasno lema da simplicidade como a forma máxima de sofisticação. Hinerava seleciona principalmente pérolas produzidas nas Ilhas Gambier, aquelas com cores, brilhos e formas raras.

Foto destaque: Boutique Hinerava no The Brando  - Divulgação