Primeira edição da festa Literária de Joinville cumpre seu papel de aplicar literatura ás artes
Primeira edição da festa Literária de Joinville cumpre seu papel de aplicar literatura ás artes
Evento aconteceu no último final de semana no Saltare Centro de Dança em Joinville, com a presença de grandes nomes do cenário artístico e literário nacional
A primeira edição da FLIJ – Festa Literária de Joinville, teve sua primeira edição nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, de sexta a domingo, ocupando toda a estrutura do Saltare Centro de Dança, com uma programação diversa, eclética e que atendeu todos as idades, sempre tendo a literatura como ferramenta estimuladora das mais variadas expressões artísticas.

Com entrada gratuita, o público pode apreciar, nos três dias de evento, lançamentos de livros, palestras, rodas de conversa, apresentações teatrais, de dança, exibição de filmes, grafite, moda circular, com vários brechós da cidade, gastronomia, e mais uma infinidade de atrações culturais, sempre utilizando-se em sua concepção de suportes híbridos e performáticos, trazendo para Joinville, uma proposta inovadora.
O projeto teve parceria do evento multicultural “Desencontro”, e foi financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec).
No primeiro dia de evento a grande atração foi o DJ KL Jay dos Racionais MCs, que levou ao delírio o público presente, apaixonados pela cultura hip hop. Um dos nomes mais respeitados do cenário do rap nacional, não decepcionou, e fez a multidão pedir bis.
Ainda na programação, uma linda performance do MOA – Movimento de Dança Patrícia Dalchau, numa homenagem ao clássico “Menino Maluquinho” de Ziraldo, para completar o time de atrações, um pocket teatral com Hugo Possolo, performances de DJ Popson e DJ Paulo Henrique.

Mesmo com um calor intenso, o público novamente compareceu no segundo dia da FLIJ, foi um dia de pura energia e emoção, a cada momento, novas conexões surgiram entre leitores e apaixonados pela cultura.
Na parte da manhã, uma bela apresentação, do “Boi de Mamão Inclusivo”, um antigo folguedo da cultura popular catarinense, que além da apresentação musical que encantou crianças e adultos, aconteceu o lançamento do livro: “Boi de Mamão Boi de inclusão – Para Crianças”, da Manuscritos editora.
A atividade foi marcada pela valorização da cultura popular e pelo foco na inclusão, aproximando o público de diferentes histórias e manifestações artísticas.
A ação reforçou a importância de preservar tradições, promover a diversidade e mostrar que o folclore é um instrumento de aprendizado e integração dentro da literatura.

Na parte da tarde, aconteceram palestras com: Carlos Dalla Stella, com Arthur Menezes, apresentação do espetáculo: “O último dia de um condenado” dirigido por Mauro Schames estrelado por Sérgio Fabi, e conversa com o diretor, mesa redonda com o tema: “Livros Infantis” com ChicoLam, palestra: “literatura no Cinema” com Rodrigo França, além as apresentações musicais de kako de oliveira e banda, com intervenção emocionante do Grupo de Dança 255, performance do ator João França, apresentação de dança contemporânea com Paulo Montório e Isabella Silva, além de Rima Acústica, entre Amazona MC e o grupo Seiva e também performance da Companhia de Dança Fernando Lima, encerrando a programação com o Ballroom Literário.

No domingo, último dia da Festa literária de Joinville, palestras e lançamentos de livros foram os destaques.
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, veio especialmente de Florianópolis, para lançar seu livro “Três Reis e Um Mago”.
A programação seguiu com muita música e dança, a cantora Rafaela Antonioli fez um lindo tributo a Clara Nunes, com performance do Grupo de dança Fernando Lima, teve palestra com o tema: “Literatura na Música” com Jesus Lumma, Djs, continuidade e finalização da arte na parede pelos artistas visuais: Bilbo, Fox Malinoski, Tassy, Guime e Paulo Agostini, apresentação musical com Quarteto Revoada e também do grupo Sindicato do Groove, com participações especiais da cantora e compositora Mariá Mond e Amazona MC

Uma primeira edição histórica, um evento que a partir de agora faz parte do calendário cultural de Joinville, reafirmando a importância da literatura em todos os seus suportes, da oralidade aos impressos, do digital aos formatos híbridos e performáticos, como o teatro, o cinema, a poesia e a dança, uma celebração da literatura.
Mais informações nas redes sociais e canais oficiais da FLIJ: @festaliterariadejoinville
Dom Comunica – assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
E-mail: rodrigocomunica@hotmail.comrodrigo@domcomunica.com.br
Instagram: @domcomunica
