Viviane de Oliveira

Pedro Bosnich muda visual e surpreende seguidores

Prestes a começar a rodar o filme “O retrato de Sarah,” o ator Pedro Bosnich desembarcou no Brasil no último sábado, fazendo mudança radical no visual para dar vida ao personagem Tomás do seu novo filme.

Nos stores o ator compartilhou seu novo cabelo que já tem uma nova data para mudança, devido a mais um personagem que está por vir no segundo semestre.

No click, Pedro posou ao lado do renomado visagista Marcelo Zetta, no salão Studio Tez em Moema.
@pedrobosnich

Palestra vai abordar a relação dos livros com a saúde mental na Feira do Livro de Joinville

A saúde mental dos brasileiros será tema de palestra especial na Feira do Livro de Joinville, que chega à sua 20ª edição em 2024. O tema, que vai relacionar a literatura com um assunto tão atual e preocupante, será apresentado pelo jornalista Marcos Aurelio Pereira. No mesmo encontro, o palestrante vai receber no palco uma convidada especial: a psicanalista Karla Françoise.

A palestra "Saúde Mental e os Livros: o papel da literatura como antídoto", vai trazer a definição de saúde mental, as causas e fatores, os transtornos mais comuns, as consequências para a sociedade e como os livros contribuem com a prevenção e tratamento aos pacientes.

Só no ano passado no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 289 mil pessoas foram afastadas do trabalho por causa de doenças mentais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout. Ainda de acordo com o órgão, este número é 38% superior ao mesmo período de 2022.

"Nesta palestra, que será mais um bate papo com o público, vamos entender como a leitura pode ajudar na diminuição desta realidade, além de fornecer aos presentes várias dicas de livros especiais que tratam sobre o tema. Será que as pessoas sabem nutrir o cérebro? A resposta para esta pergunta, vamos explicar na Feira do Livro de Joinville", afirma Marcos.

Sobre Marcos Pereira

Marcos A. Pereira é professor de oratória na Conquer – Escola de Negócios da Nova Economia, formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, e tem pós-graduação em Mídias Digitais pela Conquer.

Além de palestrante, também atua como mentor de executivos e empresários, assessor de imprensa, Mestre de Cerimônias e atualmente é âncora na Jovem Pan.

Agenda

O que: Palestra  "Saúde Mental e os Livros: o papel da literatura como antídoto"

Quando: 12/06, às 19h, no teatro Juarez Machado.

Onde: Feira do Livro de Joinville (Expocentro Edmundo Doubrawa, complexo do Centreventos Cau Hansen).

Quanto: gratuito

Descubra a importância da cultura polinésia no The Brando

Indo muito além do pioneirismo em sustentabilidade, este impressionante resort reserva profunda e inspiradora abundância cultural

Que a Polinésia Francesa atrai muitos viajantes para conhecer esse paradisíaco arquipélago no qual todos que o visitam se apaixonam, todos sabem. Mas a diversão por lá não para por aí e a boa notícia é que na maior ilha deste território, o Tahiti, está o atol de Tetiaroa que nos presenteia com o fascinante The Brando. Ao aterrissar ali, se prepare para viver algo mais profundo, uma verdadeira imersão na sociedade local e em experiências emocionantes que só este resort pode oferecer aos visitantes.

Através de todo o encanto que o hotel apresenta e que vai além do pioneirismo em sustentabilidade, um fato muito interessante e que chama a atenção dos hóspedes é descobrir que o atol é de grande importância para o povo polinésio com uma longa e forte história deste lugar misterioso e inspirador.

O passado traz uma peculiaridade, afinal, Tetiaroa era um refúgio especial para a realeza tahitiana se retirar, se entreter e participar de rituais especiais. Era também um local de encontro para tribos polinésias que se reuniam em torno do sagrado Marae (templo maori), fundindo a sua etnia, costumes e religião com a natureza de tal maneira que influencia profundamente até hoje este povo. Inclusive, já foi uma espécie de retiro privado da família que governava o Tahiti.

Atualmente, é possível presenciar uma dança típica chamada Haka Marquesan que exalta a força e a bravura dos guerreiros personificando o orgulho por suas raízes. A dança foi vista como sensual e provocativa durante um certo período e proibida por muitos anos. Mas felizmente, esta tradição ressurgiu há cerca de 50 anos, encantando a todos que têm o privilégio de estar no hotel e a prestigiar.

Além disso, o resort possui especial interesse em termos de biodiversidade, oferecendo refúgio a inúmeras espécies de peixes, aves e invertebrados, bem como espécies de plantas nativas. Ao fazer os passeios é possível avistar todos esses animais e muito mais. Os recursos renováveis, as práticas agrícolas orgânicas e as fontes alternativas de energia, são só um pouco de tantas coisas que o The Brando oferece aos convidados que ali estão.

"Você não pode trazer sua cultura até aqui, pois precisa se adaptar a dos polinésios", afirmou Marlon Brando quando percebeu a enorme importância deste local ainda na década de 60. Sem dúvida, ao se deparar com este paraíso na Terra você estará diretamente envolvido com todos os costumes dali e se encantará a tal ponto que irá programar a próxima viagem de volta o quanto antes.

BOSS ATUA EM GRANDE ESTILO COMO PATROCINADORA DO BOSS OPEN 2024, EM STUTTGART 

Pela terceira vez, a marca será a patrocinadora principal do BOSS OPEN no Tennis Club Weissenhof, em Stuttgart. O embaixador da marca, Matteo Berrettini, entrará nas quadras de grama do torneio ATP este ano, vestido com os kits de tênis da BOSS, e jogará ao lado de outras estrelas do tênis, como Alexander Zverev, Frances Tiafoe, Jan-Lennard Struff, Ben Shelton, Christopher Eubanks, Andy Murray e outros.   

"O BOSS OPEN é um dos meus destaques pessoais no calendário de tênis, por isso estou muito feliz por voltar este ano, jogar um ótimo tênis, experimentar a atmosfera positiva e aproveitar a maravilhosa multidão em Stuttgart. Estou pronto para dar o meu melhor e espero ganhar o título novamente", diz Matteo Berrettini, que conquistou o título individual masculino no BOSS OPEN 2022. 

Os fãs de tênis poderão comprar a cápsula BOSS x Matteo Berrettini na loja pop-up da BOSS durante o evento. Esse espaço inspirador - projetado com um exterior marcante que lembra uma mala esportiva - também venderá peças de roupas femininas e uma coleção exclusiva de mercadorias, com moletons, camisas polo, camisetas, bonés e um chaveiro com a assinatura da BOSS em tons de preto, branco e camelo. Além disso, peças complementares de desempenho, esportivas e prontas para vestir da marca estarão disponíveis na loja pop-up, juntamente com as fragrâncias BOSS. 

A BOSS convidará uma seleção de embaixadores de sua marca e outros talentos para aproveitar a ação nas quadras. A marca BOSS será exibida de forma proeminente ao redor do Tennis Club Weissenhof. Na quadra central, a sinalização da BOSS estará bem visível para o público, quer estejam assistindo à ação ao vivo em Stuttgart ou sintonizando de casa. Entre as partidas, os participantes podem aproveitar a área de entretenimento com a marca BOSS, que conta com o BOSS Bar, um DJ, um jogo de máquinas de garra e uma cabine de fotos. Na estação de personalização do espaço, os visitantes podem personalizar uma camiseta ou uma sacola da BOSS, proporcionando uma lembrança elegante do evento. 

"O esporte possui um poder emocional indiscutível. Há sempre algo com que as pessoas podem se relacionar - seja a prática que fazem, uma equipe, um evento ou um atleta que seguem - há um motivo para se conectar e um sentimento que se inflama com isso. Nossa presença no esporte é uma parte fundamental da combinação que forma o posicionamento cultural da BOSS. O tênis é um esporte de foco que apoia nossa oferta de marca de estilo de vida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Temos orgulho de estar entrando no terceiro ano de parceria com o BOSS OPEN. Trata-se de um torneio realmente especial, que oferece uma oportunidade de envolver nossos fãs e expandir nosso público à medida que nos ativamos nos pontos de contato da marca BOSS. Seja por meio de nossa narrativa, lançamentos de produtos, experiências pop-up ou comunicações personalizadas, compartilharemos a energia e a empolgação desse evento para inspirar nossos consumidores a levarem a BOSS mais longe em seu estilo de vida - desde como eles podem ser BOSS em forma todos os dias, até como eles podem ser seus próprios BOSS no caminho que seguem na vida. E, é claro, estamos ansiosos por um ótimo tênis, já que damos as boas-vindas a uma impressionante escalação de atletas - foi um destaque para o BOSS OPEN ser o local onde Frances Tiafoe fez história ao ganhar o título no ano passado, e temos certeza de que este ano haverá mais momentos mágicos na quadra!", diz Nadia Kokni, SVP de Marketing Global e Comunicações de Marca da HUGO BOSS.   

O BOSS OPEN ocorrerá de sábado, 8 de junho, a domingo, 16 de junho de 2024. A cápsula BOSS x Matteo Berrettini estará disponível on-line e em lojas BOSS selecionadas em todo o mundo a partir de 12 de junho de 2024. 

Sobre a BOSS e a HUGO BOSS:  

A BOSS é feita para indivíduos ousados e autodeterminados que vivem a vida em seus próprios termos, com paixão, estilo e propósito. As coleções oferecem designs dinâmicos e modernos para aqueles que abraçam quem são de forma plena e sem remorso: como seu próprio BOSS. A alfaiataria tradicional da marca, os ternos de alto desempenho, as roupas casuais, o jeans, a moda esportiva e os acessórios atendem às necessidades de estilo do consumidor mais exigente. Fragrâncias licenciadas, óculos, relógios e roupas infantis completam a marca. O mundo da BOSS pode ser vivenciado em mais de 489 lojas próprias em todo o mundo. A BOSS é a marca principal da HUGO BOSS, uma das principais empresas posicionadas no segmento premium do mercado global de vestuário. O grupo oferece coleções em 131 países em cerca de 7.800 pontos de venda e on-line em 73 países por meio do site hugoboss.com. Com aproximadamente 19.000 funcionários em todo o mundo, a empresa, com sede em Metzingen (Alemanha), registrou vendas de 4,2 bilhões de euros no ano fiscal de 2023.  

ECO FASHION JUNINA – INCLUSÃO, ARTE, DESIGN, MODA SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE

É inegável que o mundo da moda está buscando cada vez mais alternativas para a conservação do meio ambiente. Daí surge a moda sustentável e a necessidade de engajar cada vez mais consumidores em atitudes que estejam ligadas ao conceito de consumo consciente.

O evento ecologicamente correto será fechado para convidados (all incluso), com cenário criativo e inusitado, dentro de uma reserva florestal em meio a mata atlântica na região serrana do Rio de Janeiro.
Para recepcionar as beldades, selecionamos um time de modelos vestidos com roupas feitas em hortaliças, grãos, legumes e frutas,
Na decoração móveis, lustres, flores, balões, bandeirinhas e lounges produzidos à base de resíduos têxteis, materiais recicláveis e biodegradáveis.
Ilhas com pratos típicos, cascatas de frutas e esculturas gastronômicas entre elas o rei do baião Luiz Gonzaga darão um toque especial aos jardins do chalé que promete surpreender com sabor e designer.
O chalé é composto por suítes com varandas e banheiras, lareiras, salas de jogos, estar e jantar.
Na guest list personalidades, celebridades e nomes importantes da moda.
Uma seleção de 40 painéis fotográficos e manequins vivos irão ocupar uma das salas com a mostra "SEMEAR" que inclui diversos artistas vestidos com roupas recicláveis e biodegradáveis, entre eles Preta Gil, Daniele Winits, Camila Morgado, Nivia Maria e Eliana.
Na line-up DJ ARVEN (Punta Del Este), DJ Português e RP3 Regional Pop.
No set deep house, pop, xote, baião e xaxado.

Entre as diversas atrações Trio Rp3 - Regional Pop

O trio RP3 é formado por jovens músicos que fazem releituras dos principais clássicos regionais do nordeste do país, com influências do pop.
O toque de requinte da sanfona, com o pop do violão, percussão e ainda divisão de vozes dão o tom trio

ECO FASHION JUNINA
DOM, 16 DE JUN, ÀS 16: HORAS
CHALÉ DA SERRA - BR040 KM93 PARQUE DA SERRA - PETRÓPOLIS

ALL INCLUSIVE
LISTA VIP: (21) 980844319
Ocê não pode perder !!

A arquitetura de interiores em prol do nosso bem-estar emocional 

A escolha certa dos elementos presentes no projeto de arquitetura residencial contribui ativamente para o conforto, prazer, paz e felicidade, como destacam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos arquitetura 

Nesse living desenvolvido pelas arquiteta Danielle Dantas e Paula Passos, a escolha de tons claros conduz os moradores a desfrutarem a tranquilidade. A naturalidade da luz e a ventilação, oriundas das amplas esquadrias de vidro, também entregam seus benefícios para a saúde física, mental e o humor dos moradores | Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello 
Cada vez mais o ser humano compreende que o poder da arquitetura excede a beleza estética: ela também deve moldar ambientes capazes de atuarem como fatores vitais no bem-estar físico e mental. "A maneira como um espaço é projetado incentiva ou desencoraja a permanência, impactando diretamente o humor dos ocupantes", destacam destaca as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, sócias no escritório Dantas & Passos Arquitetura

Ainda de acordo com ela, as formas, cores e os materiais diversos encontrados em um ambiente entregam sensações de conforto, prazer, felicidade e a paz de estarem naquele determinado ambiente. "Por isso ressaltamos a magnitude da arquitetura de interiores dentro do propósito de criar lares com esse senso de pertencimento, como um refúgio onde seja possível a reconexão consigo mesmo", avalia Paula. 

Sentimentos que nos entusiasmam 

Experientes, as profissionais do escritório relacionam o belo como um caminho que nos leva sutilmente as sensações positivas, entretanto, não basta conceber uma arquitetura de interiores completamente alinhada com um estilo e com itens muito bem escolhidos tecnicamente se os mesmos não se vincularem aos moradores. Nesse conjunto, a decisão pelas cores, a inserção de iluminação e ventilação natural – devidamente dosadas para oferecer conforto visual e térmico –, segurança e acessibilidades são pontos que norteiam o trabalho de conceber um ambiente. 

Conhecendo cada material, Danielle afirma que o trabalho ao lado da sua sócia é avaliar aqueles que ativarão a sensibilidade humana. "A presença do natural, como a madeira, desempenha um papel expressivo quando o intuito é criar uma ligação mais íntima com a natureza e uma realidade mais acolhedora e harmoniosa", indica. Conhecendo cada material, Danielle afirma que o trabalho ao lado da sua sócia é avaliar aqueles que ativarão a sensibilidade humana. "A presença do natural, como a madeira, desempenha um papel expressivo quando o intuito é criar uma ligação mais íntima com a natureza e uma realidade mais acolhedora e harmoniosa", indica. 

Iluminação Natural 

Com um nível de consciência mais apurado ou por uma percepção mais intuitiva, o ser humano conhece o vigor de estar próximo da luz solar e de um céu azul. Esse combo, responsável por sorrisos, pensamentos positivos e a manutenção de níveis de concentração ao longo do dia são diretamente relacionados à produção da serotonina, neurotransmissor que rege uma sorte de sentimentos que nos levam ao contentamento. 

Segundo Paula, essa satisfação de viver mais tempo sob a luz natural à artificial também é um ato benéfico ao planeta por minimizarmos os impactos ocasionados por conta da geração e o consumo de energia elétrica. 

Nesta sala de estar assinada pelas arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, a presença da luz natural se faz presente mesmo com as cortinas instaladas em todo perímetro de vidro do imóvel | Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Edu Pozella 

Conforto térmico 

Segundo Danielle, muitos associam o conforto térmico ao imaginário do lugar quentinho desejado para passar os dias de temperaturas baixas. Entretanto, um projeto de arquitetura equilibrado é aquele que assegure ambientes agradáveis em todas as épocas do ano e o segredo está em oferecer o isolamento necessário e a ventilação adequada. 

Um apartamento ou casa com proteção isolante tanto impede a entrada exacerbada e, por consequência, a elevação das temperaturas no calor, assim como não permite sua saída para manter um clima interno estável durante o inverno. A ventilação apropriada, por sua vez, diz respeito à circulação do ar fresco que elimina a umidade e evita a formação de mofos, vilões para a integridade respiratória dos moradores. 

Embora o clima tropical do país predomine na maior parte dos meses, o aquecimento para os dias mais frios também está assegurado pela lareira ecológica disposta nesse living realizado pelas arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos | Projeto Dantas e Passos Arquitetura | Foto: Paula Passos

Escolhas das cores 

Além da mensagem que cada tom transmite na cartela cromática, a decisão pelas cores certas oferece inúmeros benefícios à saúde dos moradores. Na cromoterapia, por exemplo, tudo conflui para o restauro do equilíbrio físico e emocional através de suas frequências vibracionais. "Gostamos muito de aplicar esses conhecimentos em prol de entregarmos sensações positivas para nossos clientes", afirma Paula, que ainda soma essas benesses para a elevação da criatividade. 

Integração com a Natureza 

A arquitetura, seja residencial, comercial ou pública, tem a capacidade de promover uma simbiose entre o espaço interno e a natureza ao seu redor. Esta integração, alcançada por meio de formas e implantações cuidadosas, nos conduz diretamente à alegria.  

No entendimento das arquitetas, essa expressiva ligação com o natural tanto ocorre como a execução de jardins internos, o verde do paisagismo presente em uma área externa ou a vista para a cidade, por exemplo. "Esse processo também se dá quando trazemos cores como o verde, aa diversidade da terracota e materiais naturais como a própria madeira ou a pedra", indica Paula. 

Ao lado da adega instalada na área social integrada do apartamento, o jardim vertical entrega um clima intimista ao possibilitar a interação de moradores e convidados com a natureza | Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello 

Arquitetura e inclusão social 

Definitivamente, um projeto com essas diretrizes não torna apta a convivência de apenas um determinado grupo social. No entendimento das arquitetas, o olhar delas busca considerar a convivência de diferentes grupos sociais, incluindo a acessibilidade de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção por meio da concepção de rampas, elevadores, pisos táteis e sinalização adequada. "Quando todas essas características se unem em uma única edificação, a altivez de poder circular por onde se deseja não se restringe apenas àqueles que foram beneficiados, mas sim por todos", declara Paula. 

Transformando vidas com a arquitetura 

Quando pensados em um alinhamento integral e inclusivo, o projeto abre uma janela para o mundo sobre a capacidade de transformar vidas e melhorar significativamente a experiência diária das pessoas. "Um projeto arquitetônico bem-sucedido é aquele que consegue reunir todas essas características e proporcionar impacto positivo e melhorar a maneira como vivemos e interagimos com o espaço ao nosso redor", concluem as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos. 

Sobre a Dantas & Passos Arquitetura   

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los. Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. "Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração."   

Dantas & Passos Arquitetura   

@dantaspassos.arquitetura   

www.dantasepassosarquitetura.com.br    

Tel. e WhatsApp: (11) 99366-9690 (Danielle Dantas)   

Tel. e WhatsApp: (11) 98339-9096 (Paula Passos)   

Mondepars desfila sua debut collection

A marca de Sasha Meneghel estreia sua primeira coleção em São Paulo

Nesta segunda-feira (10) a Mondepars, marca recém-criada por Sasha Meneghel, apresentou ao mercado sua primeira coleção, Debut Collection, na flagship Mula Preta em São Paulo. 

A origem do nome da marca é um neologismo que une as palavras monde (mundo em francês) e pars (parte em latim)ou seja, parte do mundo, criando a ideia que fazemos parte de um grande ecossistema e temos consciência do nosso impacto no universo. 

Com estilo contemporâneo, a coleção é composta por peças versáteis e atemporais. Ela retrata um guarda-roupa minimalista, composto somente de escolhas essenciais que podem ser usadas de diversas maneiras ou até mesmo compartilhadas. Por isso, algumas peças possuem práticos ajustes, como a calça que permite a adaptação da altura da cintura (alta/baixa). As roupas são intercambiáveis e destacam-se pela sua atemporalidade, qualidade dos materiais e acabamentos. Cada detalhe foi meticulosamente considerado, evidenciando a atenção cuidadosa e o compromisso com a excelência. 

Do streetwear vieram os bonés e o moletom, todos com a logo da marca em destaque. Do denim, calças com dois cortes e lavagens. A clássica e eterna alfaiataria, está fortemente presente na coleção, com blazers de corte reto, ombreiras e acabamento primoroso: o primeiro botão do punho, por exemplo, tem a logo da marca gravada. 

Outro elemento da coleção é a figura do trapézio, sutilmente presente nos bolsos das jaquetas, na estampa das camisetas, ou até na modelagem de um vestido curto. O reinterpretado trench coat de gabardine de algodão exemplifica perfeitamente a mistura do estilo clássico e moderno característico da Mondepars: os elementos tradicionais da peça como as dragonas, fechamento transpassado e cinto se unem a modernidade do corte cropped e da capa, que pode ser usada de diversas formas.  

Pensando em um guarda-roupa contemporâneo e versátil, cerca de 70% da coleção é agênero. Isso se reflete nas modelagens amplas, cós mais baixo e, em algumas calças, ajustes que permitem vestir até 2 números acima da etiqueta. 

Foto: Zé Takahashi

Seguindo a linha minimalista e atemporal da coleção, a paleta de cores é majoritariamente composta por chumbo, verde, pontos de azul e, guiada por uma visão estética única, um tom particular de marrom, criado pela própria marca, para enfatizar sua individualidade.  

A Mondepars é uma marca que busca mitigar o impacto de sua operação ao apoiar o consumo consciente. Por isso, a atenção na qualidade das peças, aumentando a durabilidade das mesmas e permitindo que elas sejam passadas de uma geração para outra. O cuidado com escolhas conscientes estão presentes nos pequenos detalhes: a etiqueta decorativa das calças jeans, por exemplo, é produzida com as sobras de couro do fornecedor. 

Fotos: André Ligeiro

Ficha técnica - desfile Mondepars: 

Direção criativa: Sasha Meneghel

Marketing: Felipe Guiter

Direção de desfile e casting: Bill Macintyre

Styling: Pedro Sales

Produção executiva: Estúdio MM

Beleza: Rodrigo Costa

Trilha de desfile: Carlos bezerra e João Lucas 

Filme de passarela: Sarça Films

Filme social media: Conrado Rodrigues

Fotos de backstage: Tom Barreto

Fotos de passarela: Zé Takahashi

Fotos sociais: André Ligeiro

Calçados: Arezzo

Fotos:
André Ligeiro
Zé Takahashi
Leca Novo

No mês do seu aniversário, Vitor Biannk, estreia em participação de clipe.

O produtor de moda Vitor Biannk, participou das gravações do novo clipe do cantor Latino “O balão tá queimando” realizada mês passado no famoso CTN (Centro de Tradições Nordestinas).

Além de cuidar da produção, com parte do elenco, ele interagiu como par da socialite Narcisa Tambonrindeguy, com quem tem uma enorme admiração.

Vestido a caráter com look junino calca jeans, bota e chapéu, seu traje junino foi assinado pela loja parceira “Brilho Mesquita“. Nas gravações ele mostrou que sabe dançar a famosa quadrilha

"Pra mim é a realização de um sonho estar ao lado da Narcisa e do Latino e desta forma poder participar desse clipe, afinal admiro muito os dois", comenta Vitor.

João Carlos Martins realiza concerto na Sala São Paulo, celebrando o lançamento de sua biografia definitiva

Noite contou com momentos emocionantes e grandes clássicos regidos pelo maestro junto da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra sob sua direção

Na última terça-feira, dia 4, aconteceu na Sala São Paulo um concerto especial do pianista João Carlos Martins, em celebração do lançamento do livro ‘O Indomável: João Carlos Martins, entre som e silêncio’, sua biografia definitiva. O espetáculo foi gratuito, com sistema de distribuição de ingressos que se esgotaram rapidamente após o anúncio.

No repertório, o maestro visitou grandes clássicos regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra sob sua direção, com apresentações da Suite Orquestral n.3 de J.S.BACH, e Bachianas Brasileiras n.4, n.7 e n.5, de H.VILLA LOBOS. A apresentação também teve a participação de Jamil Chade, autor do livro, tocando flauta, a convite de João Carlos. Jamil é jornalista e escritor, cresceu dentro de orquestras tocando flauta e teve a oportunidade de unir sua paixão pela escrita com a paixão por música ao mergulhar nesta biografia.

A noite foi cheia de emoção aos que estavam presentes, e o maestro estava muito feliz pela celebração. O evento também contou com homenagens especiais da produtora Carla Camurati, que leu trechos do livro, e Leandro Karnal, que fez um discurso exaltando a carreira de João Carlos, junto de sua importância para a música clássica. 

“O que dizer a um homem que enfrentou quase tudo em sua vida, do sucesso absoluto à dor física excruciante, da glória absoluta à fogueira da vida adulta. Falemos do sucesso. João Carlos Martins tocou em todas as salas importantes do mundo, ao lado das melhores orquestras, dos mais renomados regentes. João conheceu o século XX ao vivo. Sob um êxito de décadas, nada mais a dizer, apenas contemplar esta sala magnífica lotada e ver a emoção de uma noite que reúne tanta gente.  A obra de João Carlos Martins pode aqui ser comprovada por amigos, fãs, jovens que ele incentivou, e um público sedento por sua arte. Olhemos ao redor deste momento fáustico, eis a prova de uma vida única”, disse o escritor.

SOBRE O LIVRO

João Carlos Martins é considerado um dos maiores pianistas intérpretes de Johann Sebastian Bach, com quem divide, além do primeiro nome, um amor profundo, inquestionável e autêntico pela música. Nesta biografia, o jornalista Jamil Chade expõe suas facetas mais públicas e seus segredos: pianista prodígio, músico silenciado pelo próprio corpo, personagem com erros e acertos, reinvenção ambulante, maestro indomável.

Da infância debruçada sobre o piano, sob o olhar atento do pai obcecado pelo sucesso do filho e disposto a recorrer a métodos questionáveis para isso, a juventude como uma promessa realizada de talento e fama e a consagração interrompida em seu auge pela gradual atrofia nas mãos, João reinventou o conceito de sobrevivência a cada silêncio forçado a suportar. Mesmo quando esteve afastado dos palcos, como no curto período em que foi empresário esportivo e durante sua passagem breve e polêmica pela política, a esperança de que a música retornasse para ele o impediu de ficar à deriva. 

Muitas sessões de fisioterapia o levaram de volta aos palcos, mas o agravamento de lesões neurológicas, acidentes e um episódio de violência forçaram a interrupção na carreira de pianista, dessa vez de forma definitiva. Suas mãos não deixaram de ousar trazer Bach à vida, agora como maestro. Muito mais que um exemplo de superação e perseverança, no entanto, o que se destaca em sua trajetória é o talento e a profunda dedicação à música como ferramenta transformadora de vidas.

“Sem resposta diante de seus apelos cada vez mais enfáticos, a cubana decidiu entrar no quarto onde estava o músico e, chacoalhando seus ombros, explicou que não tinham tempo a perder. João Carlos Martins colocou os óculos, na esperança de entender se ainda estava no meio de um sonho. Praticamente, não havia dormido. Horas antes, era aclamado no principal teatro de Havana e em seguida, na companhia de uma mulher designada pelo governo local como sua acompanhante e de uma garrafa de rum, descobriria, aos 20 anos, o fascínio das praias desertas do mar caribenho, regadas a beijos. Como uma cena do realismo fantástico latino-americano, a interrupção do silêncio, do sonho e do amor da noite cubana tinha um motivo urgente. O corpo diplomático estrangeiro havia sido informado que poderia ocorrer nos dias seguintes uma possível invasão da ilha, e os últimos voos comerciais para deixar Cuba estavam quase todos já lotados”_trecho do capítulo de abertura de O indomável

SOBRE O AUTOR

Cruzando fronteiras com refugiados, testemunhando crimes contra a humanidade, viajando com papas ou cobrindo cúpulas diplomáticas, Jamil Chade percorreu mais de setenta países. Com seu escritório na sede da ONU em Genebra, o jornalista conquistou diversos prêmios no exterior e no Brasil por sua defesa da democracia e dos direitos humanos. Chade publicou outros oito livros, três dos quais foram finalistas do prêmio Jabuti. Com sua flauta, ele cresceu dentro de orquestras. Agora, une suas duas paixões – a escrita e a música – nesta obra.

FOTOS: Fernando Mucci

Elegância atemporal: as pérolas na moda noiva

Muito utilizada no mundo da moda, a pérola pode ser adicionada ao look noiva de diversas formas

Consideradas um dos maiores símbolos de estilo e sofisticação, as pérolas vêm sendo utilizadas como adorno há mais de 2 mil anos. Eternizadas por Coco Chanel, que as usou como assinatura pessoal e principal detalhe de suas deslumbrantes criações, as pérolas vêm sendo revisitadas com frequência no mundo da moda, com diferentes leituras, mas sempre o mesmo significado: elegância.

Atravessando a moda ‘dia a dia’, as gemas também sempre foram muito valorizadas na moda noiva. “As pérolas sempre foram uma das principais escolhas para joias e ornamentos de noivas, pois carregam, além da elegância, o simbolismo de pureza e feminilidade”, comenta Silvia Fregonese, designer e proprietária do Atelier Silvia Fregonese, um dos mais renomados ateliers de moda noiva do Brasil.

Em paralelo às tendências prêt-a-porter e alta costura, que nas últimas temporadas têm resgatado o estilo mais clássico e minimalista, a moda noiva vem seguindo a onda trazendo as duas tendências como principais características. “No mercado de noivas, apesar de as tendências não serem tão passageiras quanto na moda prêt a porter, sempre percebemos alguns detalhes que acabam aparecendo com maior frequência nos vestidos e coleções”, comenta Silvia. “Nos últimos desfiles da mais importante semana de moda noiva do mundo, a Barcelona Bridal Fashion Week, vimos uma predominância enorme de vestidos com bordados em pérola. Um detalhe clássico e delicado que faz toda a diferença na peça”, complementa.

Para noivas que optam por vestidos sem bordados, as pérolas podem ser usadas em outros detalhes da produção. “Um brinco ou um colar de pérolas, às vezes herdado da mãe ou da avó, podem ser o toque final na produção, simbolicamente adicionando um acessório afetivo”, comenta a estilista. Noivas que optarem por produções mais minimalistas também podem pensar em adicionar as pérolas ao véu. “Vestidos mais lisos e com modelagens mais retas dão espaço a véus mais trabalhados e imponentes, que valorizam a noiva sem pesar na produção final”, explica. “Véus em tule de seda, que possuem um caimento leve e elegante, ficam perfeitos com delicadas pérolas bordadas”, completa Silvia.