Tellini Vontobel, de Porto Alegre, assina paisagismo de novo empreendimento da Plaenge, em parceria com Jordi Castan, da Boa Vista

Tellini Vontobel, de Porto Alegre, assina paisagismo de novo empreendimento da Plaenge, em parceria com Jordi Castan, da Boa Vista

Tellini Vontobel, de Porto Alegre, assina paisagismo de novo empreendimento da Plaenge, em parceria com Jordi Castan, da Boa Vista

Com experiência de mais de 30 anos de atendimento a construtoras e incorporadoras, o escritório Tellini Vontobel Arquitetura, de Porto Alegre, assina o projeto de paisagismo do novo empreendimento da Plaenge em Joinville.

O residencial Landhaus, lançado em outubro, terá 18 pavimentos e unidades entre 148 e 389 metros quadrados.

O escritório vai trabalhar com a consultoria do paisagista Jordi Castan, que comanda a Boa Vista Paisagismo, sediada em Joinville, para adaptar a proposta conceitual da vegetação ao cenário e a o clima local, garantindo o uso das espécies mais apropriadas.

Na concepção do projeto, diz a arquiteta Danielle Auler, o foco da Tellini é combinar a visão criativa e técnica do escritório com a expertise prática das construtoras, transformando projetos singulares em realidade.

Confira a entrevista com a arquiteta.

Você percebe, atualmente, um maior espaço para o paisagismo nos projetos residenciais? A que atribui esse interesse, por parte das construtoras e das famílias que procuram uma moradia diferenciada?
Com certeza.

As famílias procuram espaços que promovam a convivência e interação, além de detalhes refinados e cenários de encher os olhos. Jardins, pátios e áreas externas devem ser projetados para encontros sociais, contemplação e descanso, além de possuírem uma infraestrutura completa.

O que mudou, nos projetos de paisagismo, nos últimos anos? Após a pandemia, com as famílias mais voltadas à casa/ao local de moradia, o paisagismo ganhou maior relevância?
A pandemia ressaltou a importância de ter espaços ao ar livre para o bem-estar mental.

As famílias estão mais interessadas em ter acesso a ambientes externos para se desligar do estresse cotidiano e se conectar com a natureza.

Que tendências observa neste campo, no Brasil, e o que há de novo na área?
Jardins que exploram os sentidos estão ganhando popularidade.

Plantas aromáticas, texturas naturais e elementos de água são uma abordagem para criar experiências sensoriais.

Além disso, as formas orgânicas inspiradas na natureza e a integração máxima entre espaços internos e externos têm sido muito fortes nesses últimos anos.

Em linhas gerais, como descreve o projeto para o novo empreendimento da Plaenge?
O projeto de paisagismo trabalha em harmonia com a edificação, trazendo percursos instigantes que elevam a experiência do morador ao adentrar a área de lazer, reverenciando momentos de pausa e contemplação.

As piscinas privilegiam a melhor insolação, o visual da rua e da copa das árvores.

A sensação de conforto e paz do lar vem da paleta de cores suaves e do contato com o natural por meio de uma vegetação abundante e escultórica e de elementos naturais, como as rochas e seixos, criando os cenários exuberantes e sofisticados do Landhaus.

Sobre a Plaenge

Fundada por um jovem engenheiro há 53 anos, é referência no ramo imobiliário de alto padrão em seis estados brasileiros e no Chile.

Também atua nos segmentos industrial e de desenvolvimento urbano.

Ao longo destes anos, somam 6 milhões de metros quadrados construídos e o marco de mais de 450 empreendimentos residenciais entregues, conquistando a credibilidade de mais de 100 mil clientes. Saiba mais sobre a Plaenge: www.plaenge.com.br

Assessoria de imprensa Plaenge em Santa Catarina.

Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler

(reg. prof. 6207/RS).