Memoria do Rádio Brasileiro : Paixão, Superação – Fica a Lição.
“Aqui é o Repórter Esso, testemunha ocular da história” Assim, citando o slogan do icônico programa de radiojornalismo, O Seu Repórter Esso, que abrilhantou as transmissões do rádio brasileiro de 10 de abril de 1952 a 31 de dezembro de 1970, o apresentador Rafa Zimbaldi começou o seu programa, Histórias em Conexão, numa edição dedicada à memória do rádio brasileiro, e que foi ao ar recentemente pela TV Século 21,
Durante uma hora, o apresentador entrevistou o radialista veterano Walter Paradella, de Campinas SP, que falou sobre sua experiência de uma vida inteira dedicada ao rádio, contou histórias pitorescas e engraçadas e explicou porque só a mídia rádio é capaz de mexer tanto com a imaginação das pessoas.
Assista a historia do DJ Prodígio e Luís Fernando : Paixão pelo Rádio e Superação de Desafios
( https://youtu.be/QYZ1uXWvtUs?si=TY6a1SqcwQDh3l5v )
O programa mostrou também a incrível história de Luís Fernando Cossolino, um deficiente visual apaixonado pela história do rádio e que tem em seu poder um acervo espetacular de arquivos históricos, coletado ao longo de mais de 25 anos como radialista. Luís Fernando sempre alimentou o sonho de poder trabalhar com a digitalização e restauração desse acervo, mas esbarrava sempre nas limitações técnicas impostas pela sua deficiência visual. Um dia, no ônibus, voltando de São Paulo, onde tinha ido mais uma vez em busca de uma tentativa de solução e mais uma vez tinha ouvido um “não” como resposta, conheceu “por acaso” o especialista em produção e edição musical, DJ Prodígio de Valinhos SP. Os dois acabaram fazendo amizade e o DJ Prodígio, sensibilizado com o dilema do Luís Fernando, prometeu buscar uma solução que pudesse realizar o sonho do novo amigo. No seu estúdio DJ Prodígio se colocou no lugar do Luís e, com a tela do computador desligada ou com os olhos fechados, utilizando apenas o teclado, acabou por criar um sistema com o qual Luís Fernando passou a não só digitalizar como também restaurar todo o seu acervo. Isso aconteceu em 2006 quando não existia a facilidade da tecnologia atual e hoje Luís Fernando trabalha com afinco, inclusive restaurando parte do acervo do MIS de Campinas, sem ganhar nada por isso, apenas movido por essa paixão pelo rádio.
Durante o programa Histórias em Conexão, o radialista Walter Paradella, ao ver a história de Luís Fernando fez o seguinte comentário: “Duas coisas me chamaram a atenção. A paixão dele (Luís Fernando) pelo rádio, e o fato de duas pessoas, uma delas deficiente visual, não receberem nenhuma ajuda do poder público, nenhuma ajuda de quem poderia fazer alguma coisa por eles. Fica a lição”.
Walter Paradella (Radialista) e Rafa Zimbaldi (Foto: Reprodução )
Parabéns à TV Século 21 e parabéns ao programa Histórias em Conexão, muito bem conduzido pelo seu apresentador Rafa Zimbaldi, pela iniciativa de dar visibilidade a uma história dessas e à história do veterano radialista Walter Paradella. Isso demonstra o devido respeito que o Canal e o programa têm pela memória do rádio brasileiro.
Equipe Produção Histórias em Conexão ( Tv. Seculo 21) ( Foto: Márcia Araújo)