Halsten ajudará Joinville no processo de Certificação do Projeto Blue Zones

Cidade iniciará a Fase de Análise e Diagnóstico visando tornar-se a primeira do Brasil a ser certificada

Halsten ajudará Joinville no processo de Certificação do Projeto Blue Zones

Acreditando que viver bem faz as pessoas viverem mais e melhor, a Halsten Incorporadora será uma das empresas que irá patrocinar o projeto que propõe que Joinville seja a primeira cidade fora dos Estados Unidos a integrar a “blue zone” [zona azul], um projeto baseado no estudo de décadas de um grupo de pesquisadores e experts da National Geographic das “Zonas Azuis”, locais com maior expectativa de vida no mundo.  

O Projeto Blue Zones visa repensar e mudar as cidades para que promovam os comportamentos saudáveis de forma natural, através de três grandes pilares: engajamento da população, mudanças dos locais em que as pessoas convivem e adoção de políticas públicas combinadas com mudanças no urbanismo. 

“Quanto mais melhorarmos nossa cidade, garantiremos mais qualidade de vida para nossa população. Nosso compromisso com Joinville se reflete em nossas ações, por isso decidimos apoiar o Projeto Blue Zones, que deverá ser implementado pela primeira vez no Brasil, aqui em nossa cidade. Este projeto vai ao encontro dos nossos valores e da visão que temos para o futuro de Joinville,” explica Joel Zonta, CEO da Halsten.

O Projeto Blue Zones será implementado pela Sharecare, empresa com mais de 15 anos de experiência na transformação de mais de 70 cidades nos Estados Unidos. “Estamos honrados com o patrocínio e parceria da Halsten, para nós é fundamental ter o engajamento das principais lideranças e entidades públicas e privadas de Joinville, que nos ajudarão a implementar o projeto com êxito” diz Nicolas Toth Jr., CEO da Sharecare e do Projeto Blue Zones para Brasil e América Latina. 

De acordo com Fábio Fratantonio Marchese, sócio-diretor da BZB, empresa parceira da Sharecare na expansão do projeto Blue Zones no Brasil, “Joinville se destaca por ter características como ser a capital do voluntariado, em destaque os bombeiros voluntários, ser uma cidade com empresas sólidas, associativismo robusto, entidades públicas e privadas representativas e uma maturidade política rara de se encontrar, o que ajudará muito no sucesso do projeto”.

A Fase de Análise e Diagnóstico terá duração de 6 meses e gerará uma primeira versão do projeto para Joinville. Uma vez que o projeto seja aprovado, haverá a implementação da Fase de Transformação por um período de 4 a 6 anos, que resultará na certificação da cidade. São esperados resultados expressivos na redução nos custos com saúde, valorização dos imóveis, aumento do turismo qualificado, aumento da segurança, atração e retenção de talentos, crescimento da expectativa de vida, redução de obesidade infantil e de adultos, melhoria dos indicadores de saúde, redução de fumantes, entre outros.