FENDI Casa – Milano Design Week 2025

FENDI Casa, por ocasião da Milano Design Week 2025, continua sua jornada em busca de novos equilíbrios e expressões de estilo – avançando na linguagem distinta e na filosofia estética da marca. Enraizada na excelência da Maison FENDI, da qual se origina, a coleção deste ano coincide com a celebração de seu centenário.
A coleção FENDI Casa 2025 é uma mistura sofisticada de novas ideias e peças que se tornaram icônicas ao longo do tempo, reinterpretadas com materiais, cores e acabamentos atualizados para criar atmosferas completamente novas. Em constante evolução, a coleção responde tanto às sensibilidades estéticas contemporâneas quanto às atemporais, enquanto acolhe a imprevisibilidade das tendências. Essa fluidez conceitual está ancorada na forte coerência estilística da marca, permitindo-lhe antecipar os rumos do design contemporâneo e acolher novas vozes criativas como companheiras em sua jornada contínua.
O compromisso com a descoberta e o apoio a jovens talentos, fortemente incentivado por Silvia Venturini Fendi, é reforçado por meio da colaboração com o designer britânico Lewis Kemmenoe, com quem a Maison FENDI trabalhou em dezembro de 2024 na Design Miami.
Lewis Kemmenoe assinou o conceito e as vitrines da icônica boutique FENDI Casa na Piazza della Scala, onde suas peças serão exibidas. Uma narrativa ao mesmo tempo material e poética: as formas que Kemmenoe dispõe nos painéis que definem o espaço expositivo evocam as técnicas artesanais da alfaiataria e do trabalho em couro utilizadas no corte de materiais, dando vida a uma cenografia metafísica que homenageia a criatividade e o savoir-faire.

O interior assume uma dualidade distinta: o lado voltado para a Via Manzoni é dominado por materiais metálicos, sensualidade e um luxo explícito. Já o lado voltado para a Via Verdi é caracterizado por texturas naturais, formas mais orgânicas, um jogo de tons e nuances, e uma elegância refinada e discreta. O resultado é um equilíbrio de contrastes: de um lado, uma paleta suntuosa de cinzas e pretos; volumes precisos e limpos; do outro, madeira em tons claros, bambu e linhas suaves.


Entre as novidades da coleção está o sofá Later, assinado por Ceriani Szostak, cujo nome faz alusão simbólica ao “primum laterem” e, ao mesmo tempo, brinca com a palavra inglesa “later” como forma de referência, sugerindo um contraste entre substância e leveza espiritual. Esse sistema modular de assentos é inspirado na obra-prima da arquitetura racionalista que abriga a sede da FENDI em Roma: uma estrutura rígida e quadrada – em metal, couro ou tecido – envolve um assento que transforma a suavidade de um arco em um abraço acolhedor e confortável.
O FENDI Cover, um sofá de formas mais suaves e menos angulosas, foi criado pela equipe criativa da FENDI Casa (FF Design) com uma silhueta pensada para ser “vestida” de diferentes maneiras: um conceito alfaiataria que remete à troca de roupas e acessórios, perfeito tanto para ambientes informais quanto para ocasiões mais sofisticadas. Aqui, uma ampla variedade de tecidos, couros, tons e detalhes celebra os códigos icônicos da FENDI. O assento, feito com uma única camada de acolchoamento, é adornado com uma alça de couro que leva o logotipo FF; o couro também tem papel de destaque na espessura das almofadas – com ou sem botões – e na saia inferior do sofá. Por fim, a escolha do acabamento com vivo é mais um elemento estilístico: vai da opção linear em tom sobre tom até o icônico espiral Pequin, em uma paleta de cores rica e expressiva.

Outro destaque da nova coleção é a cadeira Twist, assinada por Stefano Gallizioli, com estrutura em madeira e disponível com ou sem braços, estofada em couro ou em uma combinação de couro e tecido. O braço da cadeira remete à ondulação sinuosa de uma fita, criando um elegante efeito espiralado.
Uma colaboração exclusiva entre a FENDI Casa e o designer britânico Lee Broom apresenta o lustre FENDI Idol, uma peça escultórica que reinterpreta os códigos icônicos da Maison. Composto por elementos de vidro martelado com superfícies irregulares, sua silhueta – através de um jogo de luz e sombra – recria sutilmente o logotipo FF. A mesa de centro Efo, criada por Peter Mabeo, que desenvolveu uma nova versão do logotipo FF com linhas suaves, inspirou a criação de dois novos produtos: a mesa lateral Efo e o armário Efo. A mesa lateral está disponível em cerâmica amarela FENDI, madeira ou em uma combinação dos dois materiais. O armário Efo reflete o estilo característico do designer, com formas primitivas, generosas e arredondadas, em madeira clara ou escura; cada um dos dois Fs torna-se o puxador de uma porta que, ao ser fechada, recompõe o logotipo FF por meio de um jogo rítmico de separação e reencontro.

Além dos novos produtos, há diversas adições às linhas já existentes: a mesa de centro Lunar, de Jonas van Put, tornou-se uma pequena coleção com o lançamento das versões mesa de jantar e mesa de cabeceira; a mesa Arches, do atelier oï, ganhou novas proporções e materiais. Uma linha de mesas auxiliares foi lançada a partir da console Blurred, enquanto mesas laterais com o mesmo detalhe de fivela de cinto foram concebidas com base no sofá Soho (de Toan Nguyen). Da icônica linha de assentos Peekasit, do Controvento Collective, inspirada na famosa bolsa Peekaboo, surge a Peekasleep, uma cama que pode ser combinada com mantas criadas especialmente para ela. Já a cabeceira da cama da linha Fun Fendi (atelier oï) apresenta um design mais largo, mais envolvente ou mais alto.

Novos materiais e acabamentos enriquecem a coleção, variando do preto e cinza ao cromado brilhante: o tampo da mesa Ford agora conta com acabamento metálico, enquanto a mesa Sigillo apresenta um novo tampo em vidro com efeito degradê. A mesa de centro Metropolis (atelier oï) ganha novos acabamentos, estando disponível em bronze escovado com tampo de vidro extra-clear. Já a base das mesas laterais Bottini, antes feita de pedra ou resina, passa a contar também com opção em metal polido de alto brilho.
No que diz respeito aos itens complementares, as mesas de centro FENDI Stitch (FFD), em duas cores, são inteiramente revestidas em couro, incorporando o melhor da tradição artesanal ligada à selaria. O design se destaca pelas combinações de cores sofisticadas e pelo uso da técnica de “infilatura“, um tipo de trama que valoriza a aplicação do material e evidencia a delicadeza dos detalhes. Os pufes e bancos Two More (FFD) exibem um trabalho refinado em couro, com detalhes contrastantes que podem ser personalizados com bordas trançadas ou em couro com acabamento minucioso.

O armário Selbit (de Toan Nguyen) é apresentado em uma nova versão com um sofisticado efeito de patchwork, criado pela combinação de três tipos de madeira em uma exibição magistral de marcenaria de alto nível.
FF Design
A Fashion Furniture Design (FF Design) foi fundada em 4 de maio de 2021 como uma joint venture entre o grupo Flos B&B Italia (anteriormente conhecido como Design Holding), líder global no setor de design de alto padrão — controlado conjuntamente por empresas de investimento independentes ligadas às gestoras globais Investindustrial e Carlyle — e a FENDI, marca italiana de luxo que faz parte do Grupo LVMH, com o objetivo de desenvolver o universo FENDI Casa. O grupo Flos B&B Italia é o acionista majoritário da joint venture. Alberto Da Passano — ex-presidente da FENDI para Europa e Oriente Médio — lidera a joint venture como CEO, com o apoio de uma estrutura organizacional voltada para a gestão estratégica e o desenvolvimento abrangente do negócio nos principais mercados, começando pela Ásia, além de atuar no desenvolvimento operacional totalmente integrado ao nível digital. A FF Design é responsável pelo desenvolvimento das novas coleções FENDI Casa, disponíveis por meio de distribuição seletiva e de uma rede de novas boutiques monomarca, com foco na oferta de serviços de design de interiores e na expansão da experiência do cliente.
www.fendicasa.com | @fendicasa
Flos B&B Italia Group
O Flos B&B Italia Group é um líder global em design de alto padrão, com um patrimônio cultural de origem europeia, caracterizado por uma distribuição multicanal e categorias de produtos diversificadas. Guiado pelo propósito “We design for a beautiful life” (Projetamos para uma vida bela), o Grupo cria com foco no planeta, nas pessoas e na cultura. O grupo inclui as marcas FLOS, B&B Italia, Louis Poulsen, Maxalto, Arclinea, Azucena, FENDI Casa, Audo e Lumens. Seu catálogo reúne objetos icônicos assinados por designers mundialmente renomados, como Achille e Pier Giacomo Castiglioni, Tobia Scarpa, Luigi Caccia Dominioni, Poul Henningsen, Arne Jacobsen, Antonio Citterio, Gaetano Pesce, Philippe Starck, Piero Lissoni, Konstantin Grcic, Jasper Morrison, Patricia Urquiola, Michael Anastassiades, entre muitos outros. O Flos B&B Italia Group é controlado conjuntamente por empresas de investimento independentes vinculadas às gestoras globais Investindustrial e Carlyle.
FENDI
A Maison FENDI, fundada em 1925, em Roma, por Adele e Edoardo Fendi. Na sequência, foi inaugurada uma pequena boutique de artigos em couro com um atelier de peles. Rapidamente reconhecida, a FENDI destacou-se como uma marca sinônimo de elegância, artesanato, inovação e estilo. Em 1965, teve início uma colaboração de 54 anos com Karl Lagerfeld, à qual se juntaria, em 1992, Silvia Venturini Fendi como Diretora Artística da FENDI. Em 1994, Silvia assumiu a direção da linha de Acessórios e, posteriormente, da linha Masculina. Em 2000, o Grupo LVMH adquiriu participações na FENDI, tornando-se o acionista majoritário em 2001. Em setembro de 2020, Kim Jones foi nomeado Diretor Artístico das Coleções de Alta-Costura e Femininas, enquanto Delfina Delettrez Fendi, representante da quarta geração da família Fendi, foi nomeada Diretora Artística da linha de joias da Maison. Hoje, a marca FENDI é sinônimo de qualidade, tradição, inovação e criatividade.
www.fendi.com
@fendi