Aluno catarinense gabarita nos exames IB e ganha bolsa integral em universidade do Canadá.
Thiago Amin tirou nota máxima e garantiu vaga na University of British Columbia, considerada uma das melhores universidades do país.
Mudar de país, enfrentar uma nova cultura e idioma pode ser desafiador para qualquer pessoa, especialmente para adolescentes na fase de pré-vestibular. Para o joinvilense Thiago Amin, 18 anos, o desafio foi ainda maior, quando saiu da Coree International School para concluir seu ensino médio em Vancouver, no Canadá. No entanto, o esforço nos estudos valeu a pena: ele gabaritou o vestibular de uma das melhores universidades do país, a University of British Columbia e ganhou bolsa de estudos integral.
Atualmente, Thiago está cursando dois bacharelados ao mesmo tempo, Ciências Políticas/Relações Internacionais e Matemática. Já é tutor em Matemática e ainda dá aula aos sábados ou no intervalo entre os estudos.
A bolsa de estudos cobre custos de estudos, moradia, alimentação, livros, móveis, roupas, transporte, viagens e mais. Estima-se que o valor da bolsa seja de aproximadamente 1 milhão de dólares.
Aluno da Coree International School, de Joinville, referência em educação trilíngue, Thiago estudou sete anos na instituição e em julho de 2018, precisou se mudar com a família para o Canadá.
Lá, ele continuou o programa de Ensino Médio da Coree, o International Baccalaureate (IB), que prepara os alunos para o ensino superior para entrar em universidades, reconhecido e aceito por diversas instituições no mundo. Nesta etapa, também conseguiu bolsa de estudo, devido ao resultado conquistado na escola joinvilense.
No modelo de avaliação, as matérias são avaliadas de 1 a 7, sendo 7 a maior nota. O Extended Essay (EE), que equivale a uma tese, e a Teoria de Conhecimento são avaliadas de A a F, onde A é a maior nota. O programa como um todo no mundo tem uma nota máxima de 45 pontos.
E, adivinhe: Thiago tirou nota máxima em todos os quesitos. Foi aprovado com bolsa para a universidade de Toronto e também de British Columbia, a UBCno Canadá.
“Os resultados que obtive no Bacharelado Internacional (IB) e os que estou obtendo agora no meu primeiro ano de universidade são muito gratificantes. É muito bom ver que meu trabalho árduo valeu a pena e que agora estou trabalhando para obter um diploma pelo qual estou verdadeiramente apaixonado”, revela Thiago.
E completa:
“Embora a maioria dos meus colegas estejam agora tendo que desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e independentes hábitos de trabalho, eu sinto que a Coree, com o IB, me deu uma vantagem inicial em todas essas coisas”.
Para ele, a base de educação que recebeu na Coree International School foi fundamental para organizar a rotina de estudos e o principal, atingir o resultado máximo. “Na Coree, além de os alunos aprenderem o estado atual do conhecimento, eles são incentivados a fazer suas próprias perguntas e a procurar uma resposta para encontrá-las. É isso que faz dela uma escola tão especial: ensina aos seus alunos o “o quê”, discorrendo sobre outras questões importantes como “para quê?”, “porquê?” e “como?”, explica.
Para a mãe do Thiago, Jeane Amin, Analista de Negócios e Gerente de Projetos (TI), a conquista inédita é fruto de uma longa jornada de dedicação nos estudos aliada ao apoio da escola, que transformou o conceito de educação, do ponto de vista dela.
“Várias vezes estive na Coree trocando ideias. Eles me ajudaram na formação do caráter do meu filho, sem dúvida. Um trabalho em conjunto, onde apesar da responsabilidade ser minha, eles sempre estiveram dispostos a ajudar. Incrível como consigo ver estas qualidades no Thiago”, comenta.
Jeane acompanhou de perto toda a jornada de estudos do filho, inclusive incentivou os grupos de estudos com colegas. E participou ativamente apoiando e dando suporte, principalmente nos momentos difíceis, como quando enfrentava no dia a dia os desafios de ser imigrante em fase de aplicação para as universidades.
“Ele só conseguiu obter as bolsas de estudo integrais do Ensino Médio e da Universidade para 2 bacharelados, passar na 1ª e 2ª Universidades melhores do Canadá, devido a base educacional adquirida na Coree School, disto não tenho dúvida. Desejaria que todas as crianças tivessem condições de estudar na Coree. Formaríamos além de estudantes, grandes cidadãos e bons profissionais”, finaliza Jeane.