Verônica Hime “Nordestina Arrretada”- dona e estilista da grife feminina “Via Boho ” e sua trajetória profissional

NORDESTINA “ARRETADA”

Depois de ter sofrido buillying e de uma infância pobre, a estilista abre seu coração e conta sua trajetória profissional.

VERÔNICA HIME, pernambucana de alma e carioca de coração, chegou ao Rio de Janeiro ainda adolescente, aos 13 anos. Se encantou com a cidade, mas não esqueceu sua terra natal – Recife – seus parentes e suas raízes. Na infância dividia os fins de semana entre o Derby, onde morava com a mãe, dona Josefa, e Iputinga, bairro onde moravam seus avós. A infância pobre não tirou a alegria dessa época. “Me recordo quando minha mãe me levava para brincar na praça do Derby e eu ficava brincando com a minha amiga de infância que não esqueci, a Xica”. Um peixe-boi que hoje vive em piscina na praia de Itamaracá, conta a estilista.

“Foi difícil me adaptar a cidade grande. Sofri bullying na escola por causa do meu sotaque carregado que, infelizmente, fui perdendo. Riam quando eu, carinhosamente, chamava minha mãe de “mainha”. Eu acho super carinhoso!” – completa ela.

A estilista de família humilde sonhava em estudar, fazer faculdade, viajar, mas tudo isso parecia distante na sua vida simples que teve no município de São Gonçalo, Norte Fluminense, onde viveu alguns anos. Trabalhou como secretária, nas horas vagas fazia free lancer como modelo em eventos como Abras e outros eventos corporativos. Trabalhou em agências de publicidade, uma delas, a multinacional – McCann-Erickson. Trabalhava de dia e estudava à noite. Nos fins de semana, se envolvia em trabalhos voluntários no grupo de jovens da igreja que frequentava. “Sempre fui muito curiosa e, quando eu quero aprender algo, eu não meço esforços e mergulho de cabeça.”

Com muita garra conseguiu concluir a faculdade de Jornalismo pela UniverCidade, logo em seguida começou o MBA em Marketing pela ESPM. Inquieta e sedenta de conhecimentos, após a conclusão do MBA fez uma pós-graduação na Faculdade Estácio em Comunicação Empresarial. Nessa época, já estava à frente da sua agência de Comunicação e Marketing – a Visage Promoções e Eventos. Nessa época, trabalhava como assessora de comunicação para algumas empresas, como a Proteste, revista de Defesa do Consumidor e, realizou alguns trabalhos de produção de eventos para Cultura Inglesa, Golden Cross, Unimed entre outras. Além de lecionar nos cursos de férias da Faculdade Estácio de Sá por dois anos.

Já casada com o administrador de empresas, Leo Hime, Verônica se viu em um dilema: diminuir o ritmo frenético do seu trabalho para ser mãe! “A decisão não foi fácil, como tudo na minha vida. Tudo que conquistei foi com muita fé, persistência e luta”. Depois de um tratamento em Vitro, eu precisei parar tudo por cinco meses. Precisei ficar de cama, pois tive uma gravidez de risco! Mas, esse projeto de vida, super valeu a pena! Nasceu a Manuela, hoje com 14 anos, atleta, joga tênis, futebol e vôlei. Ama música, toca guitarra e é muito estudiosa. Costumamos repetir uma para outra a nossa mensagem: “te amo de paixão pra sempre”, se derrete a mãe super protetora.

Até os cinco anos da Manuela, Verônica se dedicou a filha. Porém, não parava de pensar em voltar ao mercado de trabalho. Mais uma vez ela se reinventa e resolve abrir uma franquia – a Gatos de Rua – de Beto e Marcos Kelner, pernambucanos como ela. Verônica se encantou com a proposta e se lançou! Depois de dois anos de parceria, a nordestina arretada, resolveu partir para o seu próprio negócio e criou a sua própria marca, a Via Boho, a princípio como multi-marca. Mas não demorou muito tempo para Verônica sonhar em voos mais altos e resolveu aprender a modelar; depois resolveu, ela mesma, fazer suas próprias estampas e não parou mais! “Eu sou muito agitada, não consigo ficar entre quatro paredes, a não ser que eu esteja criando, fazendo arte!” (risos)

As inspirações da estilista e designer vêm de diversas fontes, como viagens, músicas e filmes. Verônica acrescenta: “quem trabalha com criação não tem hora e nem lugar para se inspirar, simplesmente acontece! Às vezes tenho ideias de madrugada enquanto durmo, levanto e anoto. Já aconteceu de estar batendo papo com meu marido ou com amigos e ter uma ideia. Não sei o que acontece, só sei que comigo é assim! E, digo mais: quando faltam recursos, sobra criatividade! Acho que isso vêm da minha veia nordestina, pois acho que é um povo muito alegre e criativo, apesar da escassez e dificuldade. É um povo que não desiste”.       

Suas duas últimas coleções antes da pandemia, foram frutos de viagens, como a coleção – Sheva (7 em hebraico) Frutos Sagrados de Israel. Nessa coleção, a estilista e designer criou nove estampas. Para esse trabalho ela pesquisou um pouco sobre o judaísmo e o livro de Deuteronômio 8:7 da Bíblia para entender sobre os frutos sagrados. “Duvido que algum estilista foi ler a bíblia para ter inspirações na moda” – brinca Verônica

Na coleção de verão de 2020/2021, a estilista retratou sua viagem à Grécia. O tema foi Ilhas Gregas, porém, segundo sua avaliação, era muito pouco para expressar a riqueza desse país de cultura tão rica e de inspiração para tantas outras culturas. Verônica dedicou alguns meses a pesquisar e estudar mitologia grega. Com isso, quatro estampas foram criadas, além dos modelos que receberam as formas das modelagens do estilo grego.

A coleção outono-inverno 2021, recém lançada recebeu o título de “Sensatez”, para expressar o posicionamento da marca dentro do cenário atual de tantas incertezas e medos. O mundo mudou, estamos todos nos adaptando a uma nova realidade. Para passar por este momento difícil, precisamos ser sensatos para, com equilíbrio, harmonia e sabedoria, tiramos o melhor desse aprendizado tão sofrido. “Aliás, as palavras – Equilíbrio, Harmonia e Sabedoria viraram estampas na coleção da Via Boho” – conta Verônica.http://www.viaboho.com.br

  looks Via Boho
  Fotos Ricardo Veloso