Programação Cultural encerra Temporada dos Girassóis Mais de vinte mil pessoas já movimentaram o parque e a economia de Joinville
A temporada dos girassóis em Joinville está chegando aos últimos dias. Para quem não quer perder a atração do Parque dos Hemerocallis, as flores podem ser apreciadas até domingo (31). Para isso, apresentações culturais foram programadas no Jardim do Sol e da Capela. Na sexta-feira, na parte da tarde a pianista Rose Seiler vai ser apresentar e no sábado, das 15h às 18h. Já no domingo pela manhã, das 10h ao meio dia, o Catafesta toca.
A visita aos girassóis se tornou uma atração turística da cidade e as 18 mil mudas de girassol plantadas no Parque dos Hemerocallis, em Joinville, já atraíram mais de vinte mil visitantes do país inteiro. Esta visitação na temporada impacta no próprio negócio, que aumenta em 500% as suas vendas assim como em outros negócios da cadeia turística de Joinville. “Vendemos em um dia de girassol o que vendemos em um mês, em outras épocas”, comemora Dario Bergemann, jardineiro sócio proprietário.
O parque tem o foco de atuação na vivência e contemplação do visitante à natureza, além do cultivar dos Hemerocallis. No entanto, em uma pequena área do Mercado de Plantas vende flores de corte, mudas, bulbos, vasos, entre outros. Nesta edição, para a venda foram separadas 3 mil hastes de girassol de corte.
A temporada dos girassóis dura quinze dias, mas o trabalho começa bem antes. Entre plantio e floração são sessenta dias. Durante o ano a empresa familiar é conduzida com uma equipe de 10 funcionários, na temporada o parque contrata e chega a gerar 50 empregos diretos e indiretos. E para ver todo este espetáculo da natureza, 80 ônibus de excursão devem trazer visitantes este ano.
A expectativa é crescer dez por cento no número de visitantes em relação a 2021, ano que ainda sofria os impactos da pandemia. “Recebemos muitos visitantes de outros cantos do país que dizem aproveitar esta época de férias para virem a Joinville. Este ano teremos a volta do Festival de Dança, que com certeza trará visitantes bailarinos e suas famílias”, explica Dario.
Essa movimentação chega até outras propriedades da cidade como produtores rurais, cafés, restaurantes, hotéis, pousadas, museus, transportes e o comércio em geral. Dario conta que muitos donos de propriedades rurais, participantes da Associação de Turismo Eco-Rural de Joinville (ATERJ) dizem que tem reservas de visitantes em seus espaços – cafés coloniais e pousadas – também neste período por conta da temporada dos girassóis. Fato confirmado pelo presidente da associação, Rogerio Tamazia.
“A Temporada dos Girassóis impacta todo o turismo rural de Joinville. O visitante vem pra cá ver as flores verde e amarelas e se depara com uma área rural riquíssima que ele também quer conhecer, desde produtores de orquídeas, cafés, hospedagens na área rural entre outros e isso acaba fortalecendo nosso segmento como um todo”.
Novidades
Pensando no visitante, da última temporada pra cá a família planejou e executou muitas inovações no parque inteiro.
A acessibilidade cresceu e todos conseguem passar pelos oito jardins do parque. No jardim das águas, além da remodelação do lago que já existia, foi erguido um novo e mais alto para aproximar cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade dos peixes.
“Assim qualquer um pode alimentar as carpas japonesas e se alegrar com a receptividade delas”, ressalta Dario.
No campo de cultivo, foi construído um mirante com rampa de acesso, permitindo cadeirantes ficarem na mesma altura das flores dos girassóis e verem tudo de cima.
E, com um parque tão extenso – são 50 mil metros quadrados – todo plano, mesmo quem tem mobilidade reduzida poderá conhecê-lo, se quiser, sentado em uma cadeira de rodas. Algumas unidades foram compradas para garantir que todo visitante conheça cada pedacinho desse local de contemplação em Joinville.
Outra novidade para a estrutura desta temporada o visitante poderá tomar café, almoçar e fazer um lanche. Entre os parceiros estão o Hemerocallis Café, com suas deliciosas sobremesas, cucas e salgados bem caseiros em estilo alemão; O Restaurante Casa do Capitão, com almoço à base de risotos; O Le French Premium Churros, com seus doces e deliciosos churros e o Café Caramello, com doses individuais de café creme.
Os Girassóis
As duas espécies de sementes de girassol semeadas para a temporada demoram, em média, sessenta dias para começar a florir e podem chegar a 1,5 metros de altura. No entanto, elas não produzem pólen, o que resulta numa maior durabilidade no uso ornamental, e não prejudica os alérgicos. Assim, mais uma vez, o Parque e a Temporada dos Girassóis é acessível a todas as pessoas.
Os girassóis se voltam para a luz e giram em direção a nascente do sol. Fato este que encanta pessoas de todas as idades, que nesta época do ano, em que muitos estão em férias escolares, buscam passear nos jardins, curtir a beleza natural e o passeio em família. A Temporada dos Girassóis deve durar pouco mais de três semanas. Haverá ainda a venda de girassóis, de mudas germinadas e hastes florais.
Sobre o Parque dos Hemerocallis/Agrícola da Ilha
Aberto nos anos 90 pelo casal Neusa e Dario Bergemann, o local é um refúgio dentro da área urbana, em meio ao bairro Jardim Sofia, em Joinville. A cada ano se consolida como um rico espaço de encantos naturais ao longo de seus cinco hectares de terra. “Não podemos deixar de cuidar deste espaço. É a devolução de um carinho de Deus em nossa terra”, explica Neusa Nass Bergemann. O parque é o maior produtor de Hemerocallis (famoso lírio) da América Latina e especialistas no melhoramento genético desta espécie, com 35 anos de experiência em jardinagem.
O Parque dos Hemerocallis permanece aberto o ano todo para as famílias que buscam um local de lazer junto à natureza. E mesmo os apaixonados pelo paisagismo podem apreciar os jardins em seus diferentes momentos do ano. É possível sentar na grama e fazer pic nic, andar descalços, cantar na pedra furada, se molhar com a água que jorra das pedras, escutar diferentes sons, caminhar pela trilha, conhecer a capela feita com madeira de demolição e vitrais criados por artistas joinvilenses, alimentar as carpas japonesas, conhecidas por viverem muito, com expectativa de chegarem aos 70 anos e, se divertir no jardim das aventuras, junto ao jardim das tropicais. Dá pra passar uma tarde inteira e se aquecer com o sol do inverno.
Agende-se!
Serviço:
O quê? 5ª Temporada dos Girassóis
Onde? Parque dos Hemerocallis/Agrícola da Ilha – Rua Tenente Antônio João, 4.257 – Jardim Sofia – https://maps.app.goo.gl/SEjyFJibRJhZHF3w7
Quando? Entre 14 e 31 de julho – De terça a sexta-feira – 07:30 às 17:00 e sábados – e domingos (17, 24 e 31/07) – 09:00 às 17:00
Quanto? R$ 28,00 (inteira) R$ 14,00 (meia – 6 a 18 anos, acima de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha), até 5 anos não paga.
Como? A compra de ingresso antecipado: www.agricoladailha.com ou no local.
Assessoria de Comunicação e Imprensa:
Carolina Winter
@soucarolwinter

