Coral Ciser estreia novo espetáculo
Musical “Num mundo novo… somos todos iguais” será apresentado no Teatro Juarez Machado e em 13 escolas de Joinville
O novo espetáculo do Coral Ciser Show, “Num mundo novo… Somos todos iguais”, entra em cartaz nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Teatro Juarez Machado, em Joinville.
Musical infantil com textos e direção do carioca Rubens Lima Junior, o projeto é assinado pela Albertina Tuma Produções. Ingressos gratuitos.
(reservas pelo site enjoyticket.com.br a partir do dia 19).
O espetáculo será apresentado, também, em escolas municipais de Joinville, seguido de palestra para professores, sobre o tema da peça, com sugestões de trabalhos artísticos para as turmas.
Integrar o trabalho à arte e ao lazer é o objetivo do Coral Ciser Show.
O projeto, criado em maio de 1997, conta com uma estrutura completa para proporcionar verdadeiros espetáculos. A performance é diferente das tradicionais: os participantes fazem aulas de expressão corporal e dança, agregando coreografias às músicas. O repertório privilegia a música popular brasileira, além de clássicos, músicas regionais e sacras.
O grupo, formado por funcionários da Ciser, familiares e comunidade, realizou em 2009 o espetáculo “Era Vidro e se Quebrou”, que subiu ao palco do Teatro Juarez Machado para marcar o cinquentenário da empresa. A montagem envolveu mais de 100 pessoas e buscou reviver as brincadeiras da garotada nos anos 1930 a 1950, emocionando o público.
Doutor em teatro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e consultor teatral da Fundação Roberto Marinho, Rubens dirige, pela primeira vez, um musical com o Coral Ciser Show. As músicas e letras são todas inéditas.
Os textos e as composições são do próprio Rubens, com músicas e arranjos de Jacson Araújo e Bruno Meditation.
“As histórias infantis de todos os tempos sempre tiveram uma espécie de ‘moral’ para se refletir no final, um ensinamento para as crianças”, explica o diretor Rubens, antes de contar um pouco da história: “Tudo se passa em um planeta distante da Terra, o Planeta das Três Luas. Nesse lugar, se as pessoas não se entenderem, não forem amigas e solidárias, o mundo pode acabar, devido a uma profecia”.
A metáfora de um mundo ideal marca o Planeta das Três Luas, que tem como principal característica a crença de que somos todos iguais e devemos respeitar as diferenças.
“As crianças são a verdadeira força da transformação para um mundo melhor”, diz Rubens, antes de elogiar o que ele chama de mérito da produtora – de trabalhar com um grupo de canto tradicional para torná-lo um coral cênico. “E um coral de primeira qualidade, com certeza um dos melhores do Brasil.”
O espetáculo conta com a participação dos músicos Rafael Vieira na bateria e Gilberto Machado (Formiga) no contrabaixo elétrico. “Em tom jovial leve e divertido, o show tem repertório eclético, com ritmos que passeiam entre o reggae a valsa, balada, o rock e o pop, em uma linguagem simples e direta, para proporcionar às crianças e ao público uma experiência ímpar que, somada à energia das canções, nos conduz à linda mensagem e conscientização de que somos, mesmo, todos iguais”, reflete Jacson Araújo.
Programa
. Novo Mundo – Bruno Meditation e Jacson Araújo
. As Três Luas – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. A Felicidade – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Canção que Salva – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Cada um é o que é – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Você não Sabe Nada – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Guerra das Bandeiras – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Pitipiti – Jacson Araújo
. Pedir Perdão – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Canção que Salva II – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
. Felizes Para Sempre – Rubens Lima Júnior e Jacson Araújo
Ficha técnica
Texto, letras e direção geral – Rubens Lima Júnior
Músicas e direção musical – Jacson Araújo
Coreografia – Esthefânia de Moraes
Cenário, figurinos, adereços e visagismo – Augusto Pessoa
Assistentes de direção – Heloisa Castro e Esthefânia Moraes
Assessoria de Imprensa Mercado de Comunicação:
Ana Ribas Diefenthaeler.