Ano: 2026

WhatsApp Image 2026-03-17 at 15.18.13

Encontro feminino e lançamento de moda marcam celebração de Claudia Métne no Dia Internacional da Mulher

A influenciadora e comunicadora Claudia Métne promoveu uma comemoração especial pelo Dia Internacional da Mulher, em um encontro elegante e cheio de significado ao lado de amigas e parceiras. O evento aconteceu em parceria com a marca Aloícia Modas, que apresentou sua nova coleção Outono–Inverno, juntamente com Espumante Pol Lorraine,  Tave Pharma, , Rogers Garage e Beauty Marcos Gaspar.

A celebração reuniu convidadas que abrilhantaram o encontro vestindo looks da nova coleção, destacando a elegância, o estilo e a personalidade de cada mulher presente. Em um clima descontraído e sofisticado, as convidadas brindaram a data especial e compartilharam momentos de alegria, amizade e confraternização.

Para Claudia Métne, encontros como esse reforçam a importância de celebrar a união feminina.  

O evento foi marcado por sorrisos, brindes e muita elegância, traduzindo perfeitamente o espírito do Dia Internacional da Mulher: celebrar a força, a trajetória e o protagonismo feminino.

O encontro se tornou mais uma ocasião memorável promovida por Claudia Métne, onde moda, amizade e celebração se unem para criar momentos inesquecíveis.

  1. Endereço

Rua Professor Cesare Lombroso, 304 – Bom Retiro

São Paulo – SP, CEP 01122-020 – Brasil

 Foto e vídeo Priscila Mafra

Comida di Buteco Jlle 2026

Joinville recebe mais uma edição do “Comida di Buteco”; Confira os participantes

De 10 de abril a 3 de maio, 19 estabelecimentos de 14 bairros disputam o título de melhor da cidade.

Pelo 4º ano consecutivo em Joinville, o concurso “Comida di Buteco” chega a sua 26ª edição com a campanha “Buteco do Brasil”. Neste ano, 19 bares de 14 bairros confirmaram participação, que poderão ser visitados entre 10 de abril e 3 de maio. O critério para a escolha dos butecos prioriza estabelecimentos familiares e não pertencentes a redes e franquias.

O Desafio: Criatividade com "Verduras"

Com a campanha inspirada na união e vibração de uma Copa do Mundo, os participantes deste ano encaram um desafio inusitado: o tema Verdura. O objetivo é elevar ingredientes do dia a dia a protagonistas de petiscos exclusivos, que serão vendidos pelo valor fixo de R$ 40,00.

Diferente de eventos gastronômicos comuns, o Comida di Buteco é uma competição rigorosa. O público e um corpo de jurados avaliam quatro pilares: o petisco (que detém 70% do peso da nota), o atendimento, a higiene e a temperatura da bebida.

A Luta pelo Bicampeonato

O clima de competitividade saudável já toma conta dos balcões. O Dovah Lanches e Shawarmas, grande vencedor da última edição em Joinville, entra na disputa focado em manter o cinturão com o petisco "Lanchinhos da Nick": minishawarmas de frango e costela com creme de alho.

"No ano passado ficamos em primeiro lugar e, neste ano, buscamos o bicampeonato e o pódio nacional. O concurso traz uma visibilidade incrível e uma credibilidade maior para o nosso negócio", afirma Donavan Correia do Santos, o proprietário do Dovah.

Do Bairro para o Pódio Nacional

Nascido em 2000, em Belo Horizonte, o concurso hoje abrange 27 circuitos em todo o país. A dinâmica é simples: o campeão de Joinville não apenas celebra o título local, mas avança para a etapa nacional. Em julho, um novo corpo de jurados visitará os campeões de cada cidade para eleger, em São Paulo, o Melhor Buteco do Brasil.

Guia da Nação Butequeira: Quem participa em Joinville

O roteiro deste ano é uma verdadeira viagem pelos bairros da cidade, do Centro ao Espinheiros. Confira os 19 selecionados:

América: Petisqueira Caxias

Anita Garibaldi: Bar do Adolfo 

Anita Garibaldi: San Julian Brew Pub

Aventureiro: Point do Espeto

Boa Vista: 350 Lanches

Bucarein: Espaço Sabor

Centro: Empadas Jerke 

Centro: Holy Meat 

Centro: Mais Mais Lanches

Espinheiros: Petisqueira do Binho

Fátima: Alho e Menta e Açaideira

Floresta: Joe Tekila 

Floresta: Skina Samuca Bar e Restaurante 

Floresta: Sul Bar

Guanabara: Dovah Lanches e Shawarmas

Itaum: X-Picanha

Iririú: Soparia Temperos do Norte

Saguaçu: Boteco do Jota 

Saguaçu: Casa Amarela

Santo Antônio: Mr. Lúpulo

Serviço

  • O quê: Concurso Comida di Buteco 2026 – Etapa Joinville.
  • Quando: 10 de abril a 3 de maio.
  • Dinâmica: Público e jurados votam no local.
  • Preço do petisco: R$ 40,00 (preço fixo nacional).

Informações: comidadibuteco.com.br

IMG-20251112-WA0152

Pensar por conta própria se tornou um ato de coragem

Num mundo que exige respostas rápidas, a reflexão paciente tornou-se um gesto quase subversivo — e talvez mais necessário do que nunca

Em nenhuma outra época da história a humanidade teve tanto acesso à informação. Livros, pesquisas, debates e opiniões circulam com velocidade vertiginosa nas telas que carregamos no bolso. Paradoxalmente, quanto maior parece ser o volume de conhecimento disponível, mais raro se torna um gesto fundamental da vida intelectual: parar, refletir e pensar por conta própria. Em um ambiente dominado por respostas instantâneas e opiniões prontas, a coragem de pensar talvez tenha se tornado uma das formas mais discretas — e mais necessárias — de liberdade humana.

A sociedade contemporânea vive imersa em um fluxo contínuo de narrativas. A cada minuto surgem novos posicionamentos, interpretações e julgamentos sobre praticamente tudo. A avalanche de opiniões cria a impressão de que o debate público está mais vivo do que nunca. Mas nem sempre quantidade significa profundidade.

Grande parte das convicções que circulam no cotidiano nasce da repetição. Ideias são absorvidas do ambiente familiar, de grupos sociais, de lideranças políticas ou da dinâmica veloz das redes digitais. Elas passam a integrar o repertório coletivo sem que, muitas vezes, tenham sido realmente examinadas.

Esse processo é natural em qualquer sociedade. A transmissão de valores e referências culturais sempre foi uma das bases da vida em comunidade. O problema surge quando a repetição substitui completamente a reflexão. Nesse momento, algo essencial começa a se enfraquecer: a autonomia intelectual.

Pensar exige energia mental. Questionar pressupõe tempo. Examinar argumentos requer disciplina e disposição para lidar com dúvidas. Em comparação, repetir ideias prontas parece muito mais confortável. Quando uma opinião já vem acompanhada de aprovação social ou reforçada por um grupo de pertencimento, o impulso natural é adotá-la sem grande esforço de investigação.

O resultado é um fenômeno silencioso: a mente passa a funcionar como um eco coletivo. Convicções são defendidas com intensidade, mas nem sempre com reflexão. Narrativas são compartilhadas rapidamente, mesmo quando seus fundamentos permanecem pouco explorados.

Pensar com autonomia rompe esse padrão confortável. E é exatamente por isso que exige coragem. Refletir de maneira independente significa aceitar a possibilidade de revisão, admitir que algumas crenças podem não resistir ao exame da razão e reconhecer que o conhecimento humano está sempre em construção.

É justamente essa disposição que, ao longo da história, impulsionou algumas das maiores transformações humanas. A ciência avançou quando pesquisadores decidiram investigar o que parecia definitivo. Sistemas políticos evoluíram quando cidadãos começaram a discutir conceitos como liberdade, justiça e igualdade. Direitos civis surgiram quando indivíduos tiveram a coragem de questionar estruturas consideradas naturais por gerações.

Em todos esses momentos houve um ponto de partida discreto: alguém decidiu pensar.

Nesse cenário, a leitura permanece como uma das ferramentas mais poderosas da autonomia intelectual. Um texto bem escrito não apenas transmite informação; ele provoca reflexão, amplia horizontes e convida o leitor a entrar em contato com ideias que atravessam épocas e culturas.

Algumas leituras passam rapidamente pelos olhos e desaparecem. Outras permanecem. Elas acompanham o leitor por anos e transformam sua maneira de interpretar a realidade.

O desafio contemporâneo é que vivemos em uma cultura de velocidade. Notícias surgem e desaparecem rapidamente. Opiniões são formadas em segundos. A pressão por respostas imediatas muitas vezes substitui a investigação cuidadosa dos fatos.

Pensar exige exatamente o contrário da pressa. Exige observar antes de julgar, compreender antes de reagir e examinar ideias com calma antes de transformá-las em convicções definitivas.

Pode parecer um gesto simples. Mas, em uma época dominada pela urgência, essa atitude se transforma quase em um ato de resistência intelectual.

Pensar não é privilégio de especialistas ou filósofos. É uma capacidade humana universal. O desafio não está na inteligência, mas na decisão de utilizá-la com autonomia.

Porque, no fundo, toda transformação começa da mesma forma: quando alguém decide não apenas repetir o mundo, mas compreendê-lo.

E essa continua sendo uma das formas mais profundas de liberdade humana.

Artigo de Thiago de Moraes

WhatsApp Image 2026-03-17 at 08.14.59 - Copia

Ágora Tech Park será a Casa do LIDE em Joinville

Movimento reforça protagonismo econômico do norte catarinense e aproxima grandes empresas do ecossistema de inovação

O Ágora Tech Park, um dos principais hubs de inovação do Brasil, localizado em Joinville, será a nova Casa do LIDE Santa Catarina a partir de 2026. A iniciativa consolida a presença do maior grupo empresarial multissetorial da América Latina no maior pólo industrial do estado, criando uma ponte estratégica entre inovação, tecnologia e alta liderança empresarial.

Com a instalação da Casa LIDE dentro do Ágora Tech Park, o LIDE Santa Catarina avança em sua missão de fortalecer o ambiente de negócios, promover competitividade e estimular conexões entre empresas brasileiras com faturamento acima de R$ 200 milhões e o ecossistema inovador da região.

A parceria institucional também reposiciona Joinville no mapa das cidades que recebem agendas permanentes do grupo, ao lado de pólos econômicos como Itajaí, Florianópolis, Porto Alegre, Criciúma, Balneário Camboriú, Chapecó, Caxias do Sul e Gramado.

Felippe Prates, CEO da Novalogic, assume a presidência do Conselho da nova embaixada do LIDE no Ágora Tech Park. Para ele, a aproximação entre líderes empresariais e o universo da inovação tem potencial de elevar a competitividade das organizações catarinenses.

“A convergência entre o Ágora e o ecossistema LIDE Global cria um ambiente propício para acelerar negócios, gerar oportunidades e preparar as empresas para os novos desafios da economia baseada em tecnologia e inteligência artificial”, destaca Prates.

A nova Casa LIDE terá um calendário anual robusto, com encontros de comitês temáticos, fóruns econômicos, reuniões estratégicas, visitas técnicas, missões empresariais e eventos focados em inovação e transformação digital. Também haverá integração permanente com a agenda do Sistema LIDE em diferentes regiões do país, ampliando o acesso das empresas catarinenses a debates de impacto nacional e internacional.

Delton Batista, Presidente do Sistema LIDE Santa Catarina e LIDE Rio Grande do Sul, reforça a relevância da iniciativa para o ambiente econômico regional.

“O grande objetivo dessa parceria é ampliar a competitividade empresarial e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Queremos gerar impacto positivo na sociedade, estimular a inovação e fortalecer a liderança empresarial catarinense”, afirma.

Joinville será pioneira para o abastecimento de veículos movidos a hidrogênio.

Na mesma ocasião, a GWM vai anunciar oficialmente o credenciamento de Joinville como polo homologado para abastecimento de veículos movidos a hidrogênio. Com a iniciativa, a cidade catarinense passa a ocupar posição estratégica no avanço da mobilidade sustentável no país, tornando-se a única cidade brasileira habilitada com essa tecnologia no momento. O anúncio marca um passo importante na introdução do hidrogênio como alternativa energética limpa para o setor automotivo no Brasil.

Durante o evento, o público também poderá conhecer de perto a inovação: três veículos movidos a hidrogênio serão expostos, demonstrando na prática o funcionamento da tecnologia e seu potencial para reduzir emissões de carbono no transporte. A apresentação reforça o protagonismo de Joinville no debate sobre novas matrizes energéticas e posiciona a cidade como referência nacional em soluções de mobilidade de baixa emissão.

A inauguração oficial da Casa LIDE em Joinville será no dia 31 de março, às 08h30, e deve marcar uma nova etapa de integração entre o setor produtivo, o ambiente de inovação e as lideranças empresariais do Sul do país.

WhatsApp Image 2026-03-12 at 14.57.05

Joinville recebe evento inspirado no St. Patrick’s Day com programação gratuita

Festival inspirado na tradicional celebração irlandesa será realizado em 21 de março, com entrada gratuita, atrações ao vivo, feira criativa e espaço para toda a família

Joinville entra no clima verde do St. Patrick’s Day com a chegada do St. Patrick’s na Rua, festival inspirado na tradicional celebração irlandesa que será realizado no dia 21 de março, na Avenida Hermann August Lepper. Com entrada gratuita, o evento promete reunir música ao vivo, cervejas artesanais, gastronomia variada, atrações temáticas e atividades para diferentes públicos em um ambiente ao ar livre.

Integrando o circuito oficial do St. Patrick’s na Rua 2026, a edição de Joinville aposta em uma experiência cultural acessível, aliando entretenimento, convivência urbana e valorização de produtores locais. A proposta é transformar um dos espaços públicos da cidade em ponto de encontro para celebrar a cultura, a música e a gastronomia em uma programação pensada também para famílias.

Música, chope verde e experiências ao ar livre

A programação contará com palcos dedicados a bandas ao vivo e atrações temáticas, criando a atmosfera característica do St. Patrick’s. O público também poderá aproveitar a participação de cervejarias artesanais, com diferentes estilos de chope, incluindo o tradicional chope verde, símbolo da festa, além de bares com drinks e coquetelaria variada.

Na área gastronômica, o evento terá food trucks com opções para diferentes gostos, ampliando a experiência para além da música e da cultura cervejeira. Outro destaque é a Feira Criativa, voltada à valorização de artistas, empreendedores e produtores locais, fortalecendo a economia criativa da cidade.

Com proposta de ser um evento cultural, gastronômico e familiar, o St. Patrick’s na Rua Joinville também terá Área Kids equipada e monitorada, oferecendo mais conforto e segurança para quem pretende curtir a programação com crianças.

Celebração global ganha versão joinvilense

Celebrado oficialmente em março, o St. Patrick’s Day é uma das datas culturais mais conhecidas do mundo. Marcada pela cor verde, pelo trevo, pela música e pelo espírito de confraternização, a celebração ultrapassou as fronteiras da Irlanda e se consolidou como um evento global. Em Joinville, a proposta é trazer esse clima festivo para perto do público, em uma edição com identidade local e foco em experiências ao ar livre.

Serviço
St. Patrick’s na Rua – Joinville
Data: 21 de março de 2026
Horário: das 11h às 22h
Local: Avenida Hermann August Lepper – Joinville/SC
Entrada: gratuita e limitada, mediante inscrição no link https://www.sympla.com.br/evento/joinville-st-patrick-s-na-rua-21-03-2026/3302654

WhatsApp Image 2026-03-12 at 22.41.24

Kelly Fonteli: a força do forró que nasce na Bahia e conquista novos palcos

Natural de Ilhéus, no sul da Bahia, a cantora Kelly Fonteli vem se destacando no cenário musical nordestino com um estilo vibrante, marcado por presença de palco, carisma e uma energia contagiante. Filha de Dona Helena e Seu Antônio, a artista carrega em sua trajetória a influência da rica cultura nordestina, transformando suas raízes em música e espetáculo.

Radicada em Salvador, Kelly construiu uma identidade musical que dialoga entre tradição e contemporaneidade. Seu repertório mescla o tradicional forró das antigas com o piseiro, criando uma sonoridade moderna sem perder a essência do gênero. Com voz potente e personalidade marcante, a cantora apresenta um show versátil que percorre clássicos do forró, músicas populares e composições autorais.

Em suas letras e apresentações, a artista também reforça uma mensagem importante: o empoderamento feminino e a união entre as mulheres. A temática aparece tanto em suas composições quanto na forma intensa e confiante com que conduz suas performances no palco.

Entre as influências que moldaram sua musicalidade estão grandes nomes da música brasileira, como Solange Almeida, Ivete Sangalo e Walkyria Santos, artistas que marcaram gerações e ajudaram a inspirar sua trajetória artística.

Antes de iniciar a carreira solo, Kelly acumulou experiência ao integrar importantes bandas do circuito nordestino, como Banda Lordão, Flor de Maracujá e Melaço de Cana. A passagem por esses grupos consolidou sua formação artística e lhe garantiu estrada pelos palcos da Bahia e de outras regiões do país.

Ao longo da carreira, a cantora também compartilhou momentos com nomes consagrados da música, como Paulinha Abelha, Silvana Aquino, Daniel Diau, Simone Mendes e Simaria Mendes, ampliando sua presença no meio artístico.

Recentemente, Kelly realizou uma turnê de São João pelo interior da Bahia, levando seu repertório e sua energia para diversas cidades. Durante o Carnaval, também chamou atenção ao desfilar com uma apresentação cheia de personalidade, prestando homenagem à icônica Carmen Miranda em um espetáculo colorido e vibrante, inspirado nas cores da Copa do Mundo.

A artista ainda marcou presença na Mikarina, em Teresina, no Piauí, uma das festas mais populares da região, participando também de apresentações em rádios e programas de televisão locais.

Hoje, em carreira solo, Kelly Fonteli segue ampliando seu público e consolidando seu nome no cenário da música nordestina. Com autenticidade, talento e forte conexão com o público, a cantora transforma cada apresentação em um espetáculo de alegria, emoção e celebração da cultura brasileira.

Felipe

Mundo da moda se despede de Felipe da Costa, produtor e fotógrafo que atuava na JOY Management

O produtor e fotógrafo Felipe da Costa faleceu nesta quinta-feira (12), gerando grande comoção entre profissionais do mercado de moda e publicidade em Joinville, no Norte de Santa Catarina.

Felipe atuava na produção de campanhas publicitárias, ensaios fotográficos e na organização de elencos de modelos para projetos realizados na cidade. Com presença ativa no setor criativo local, ele também integrou a equipe da JOY Management, agência de modelos com sede em São Paulo, ampliando sua conexão com o mercado nacional da moda.

Reconhecido pelo olhar atento à produção e pela facilidade em reunir talentos para campanhas e projetos audiovisuais, Felipe colaborou com diversas iniciativas publicitárias e trabalhos institucionais. Ao longo de sua trajetória, construiu uma rede sólida de contatos e foi lembrado por colegas como alguém que valorizava novos profissionais e incentivava oportunidades dentro do setor.

A notícia de sua morte mobilizou amigos, modelos e parceiros de trabalho, que compartilharam nas redes sociais mensagens de despedida e lembranças de momentos vividos ao seu lado. Entre colegas da moda e da publicidade, Felipe era considerado uma pessoa extremamente querida, admirado não apenas pelo profissionalismo, mas também pela generosidade, simpatia e pelo apoio constante a quem iniciava carreira no meio.

Amiga pessoal de Felipe, a jornalista e publicitária Viviane de Oliveira, CEO da Vi Magazine, também manifestou pesar pela perda. Segundo ela, a relação entre os dois ia além do trabalho.

“Felipe era um amigo querido, sempre sorridente, um confidente, talentoso e um profissional extremamente. Tivemos a oportunidade de atuar juntos em produções fotográficas e em projetos importantes no universo da moda, incluindo minha participação no concurso The Look Of The Year. Sempre foi uma pessoa generosa, apaixonada pelo que fazia e muito presente na vida dos amigos. Sua partida deixa uma dor profunda e uma enorme saudade”, declarou Viviane.

A morte de Felipe deixa uma lacuna no cenário criativo local e na memória afetiva de todos que tiveram a oportunidade de trabalhar e conviver com ele.

Fotos: Divulgação

Claudia Metne

Claudia Métne é homenageada pela deputada Leticia Aguiar no evento Mulheres de Honra na ALESP

A apresentadora e influenciadora digital Claudia Métne foi uma das personalidades homenageadas durante o evento Mulheres de Honra, realizado no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A homenagem foi concedida pela deputada estadual Leticia Aguiar, que reconheceu a trajetória e a contribuição de mulheres que se destacam em diferentes áreas da sociedade.

Com uma carreira consolidada na comunicação, Claudia construiu ao longo dos anos uma imagem marcada pela elegância, autenticidade e profissionalismo. Sua experiência na televisão e atuação como comunicadora fortaleceram sua relação com o público, sempre pautada pela credibilidade e dedicação.

Nos últimos anos, expandiu sua presença para o universo digital, onde se tornou referência como influenciadora de moda e estilo de vida. Em suas plataformas, compartilha tendências, experiências e inspirações, mantendo uma identidade própria e coerente.

Entre compromissos profissionais, viagens e eventos do circuito social e cultural, Claudia mantém como base fundamental a dedicação à família, fonte constante de inspiração em sua trajetória.

A homenagem destacou mulheres que representam valores como liderança, determinação e inspiração, reconhecendo suas contribuições para a sociedade e seu papel como referência para outras gerações.

IMG-20260301-WA0010

Pesquisadora Priscila Montagna propõe modelo relacional que pode prevenir estresse e sofrimento emocional

Estamos adoecendo pela forma como nos relacionamos?

Pesquisadora brasileira afirma que vínculos desorganizados são fator invisível de estresse crônico e sofrimento emocional

Depressão, ansiedade, obesidade, exaustão. A medicina tradicional costuma tratar sintomas. Mas e se parte do adoecimento contemporâneo estiver diretamente ligada à forma como nos relacionamos?

Essa é a provocação feita por Priscila Paula da Silva Falkowski Montagna, pesquisadora independente e idealizadora da Relação Horizontal®, modelo autoral que propõe a maturidade relacional como estratégia preventiva em saúde emocional e sistêmica.

Autodidata há mais de 25 anos nas áreas da saúde, neurociência do desenvolvimento e trauma, Priscila integra fundamentos da Teoria do Apego, desenvolvida por John Bowlby, da Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg e estudos históricos sobre estruturas de poder analisadas por Gerda Lerner. Sua hipótese central é direta: relações verticalizadas, baseadas em controle, submissão, dependência e medo, ativam estados prolongados de estresse que impactam o sistema nervoso e, consequentemente, o corpo.

A tese nasce também de experiência pessoal. Após enfrentar um quadro profundo de depressão pós-parto, associado a diagnóstico equivocado que resultou em internações, Priscila iniciou um processo de investigação sobre os efeitos do estresse relacional na saúde mental. No mesmo período, enfrentou obesidade severa, eliminando cerca de 50 quilos por meio de metodologia própria baseada em reorganização emocional, regulação do sistema nervoso e princípios da medicina funcional integrativa.

Pessoa com altas habilidades/superdotação (AHSD), também relata os desafios enfrentados por indivíduos atípicos frequentemente mal diagnosticados, especialmente quando hipersensibilidade e intensidade emocional são confundidas com patologias. Segundo ela, a ausência de ambientes relacionais seguros potencializa sofrimento psíquico e agrava quadros de desregulação.

Para Priscila, o problema não é apenas biológico é relacional.

“Vivemos sob estresse não apenas por excesso de trabalho, mas por relações estruturadas na verticalidade. Onde há medo constante, o corpo nunca descansa. O sistema nervoso aprende a sobreviver, não a viver”, afirma.

A Relação Horizontal® propõe a transição desse modelo vertical para uma estrutura baseada em responsabilidade mútua, limites claros e maturidade emocional. Segundo a pesquisadora, vínculos organizados podem funcionar como fator protetivo contra estresse tóxico, ansiedade crônica e padrões de exaustão.

A provocação que deixa é simples, mas desconfortável:

se nossas relações permanecem desorganizadas, é possível falar em saúde ?

Em um cenário global de crescente adoecimento emocional, a discussão proposta por Priscila amplia o debate: talvez não seja apenas o estilo de vida que precise ser revisto, mas o modo como nos vinculamos.

Priscila Montagna é Fundadora do Movimento Relação Horizontal
Todo Comportamento é Comunicação
Vínculo é Transformação

https://www.instagram.com/priscilamontagna.oficial/