Cirurgia inédita em Joinville usa óculos de realidade aumentada
Dispositivo garante precisão milimétrica na colocação de prótese; técnica é revolucionária, afirma cirurgião
O Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), realizou, na tarde desta quarta-feira (26), procedimento médico de alta complexidade na área da ortopedia, empregando tecnologia de ponta. Cirurgia de prótese de ombro em paciente de 59 anos fez uso, durante a intervenção, de um dispositivo de realidade aumentada chamado HoloLens, que projeta imagens tridimensionais diretamente no campo visual do cirurgião, integrando informações vitais em tempo real. De acordo com o ortopedista Guilherme Stirma, responsável pelo procedimento, esse método é raro no Brasil e foi utilizado pela primeira vez em Joinville.
O HoloLens permite visualizar modelos 3D do ombro do paciente, planejados previamente em um software denominado 3D Slicer. “Isso possibilita uma precisão milimétrica na colocação da prótese e a projeção dos exames in loco, melhorando significativamente os resultados cirúrgicos”, explica Guilherme, que é chefe da equipe de ombro do Dona Helena. “O dispositivo tem se mostrado uma ferramenta revolucionária na área da ortopedia, trazendo inúmeros benefícios, tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes.”
Uma vantagem significativa é a redução do tempo de cirurgia, à medida que o especialista tem acesso imediato a todas as informações necessárias sem demandar consultas frequentes a exames de imagem externos. O uso facilita o planejamento pré-operatório, permitindo simular diferentes cenários para determinar a melhor abordagem cirúrgica. “A realidade aumentada também é um recurso valioso para o treinamento de novos cirurgiões, proporcionando uma experiência visual e prática mais rica e realista”, observa Vitor Corotti, chefe do setor de Ortopedia e Traumatologia do hospital.