Debate sobre Novo Ensino Médio reforça a importância de cursos técnicos
Com 12 opções em diferentes áreas do conhecimento, Escola Técnica Tupy abre inscrições para quem deseja iniciar as aulas no segundo semestre
O Ministério da Educação está realizando uma consulta pública sobre o Novo Ensino Médio no país. A pesquisa, prorrogada até o dia 6 de julho, pretende ouvir professores, estudantes, gestores de escolas, pais, pesquisadores, especialistas na área de educação e a sociedade civil para avaliar a proposta em vigor e discutir mudanças na educação.
Instituído pela Lei 13.415/2017, o Novo Ensino Médio (NEM) começou a ser testado no ano passado, mas enfrenta dificuldades. Além da alteração na carga horária, o NEM agrupa disciplinas tradicionais em áreas do conhecimento e permite que os estudantes escolham assuntos de preferência, os chamados itinerários formativos. Os interessados em contribuir com a discussão devem acessar a plataforma Participa Mais Brasil.
Dados do Censo Escolar do INEP revelam que cerca de 7,7 milhões de estudantes estavam matriculados no ensino médio em 2021. Enquanto o novo modelo de educação não se consolida no país, as escolas de ensino técnico se reafirmam como referência na formação de jovens profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho.
A Escola Técnica Tupy, em Joinville – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – oferece 12 cursos técnicos em diferentes áreas do conhecimento, aliando tradição, qualidade e novos métodos de ensino. “Nós conectamos a formação técnica à infraestrutura da graduação em um campus moderno e tecnológico, potencializando o aprendizado mão na massa”, explica o coordenador Jeferson Marcelo da Silva.
Segundo ele, cerca de 90% dos estudantes da ETT conseguem emprego ainda durante o curso – percentual superior à média nacional. “Enquanto o Brasil estuda formas de aprimorar o ensino médio, o que se faz extremamente necessário, vale lembrar que a formação técnica é uma excelente opção para quem deseja incrementar os conhecimentos, melhorar o currículo e se destacar no mercado de trabalho”, comenta.
Visão de futuro
Estudante do segundo ano do ensino médio, Lara Beatriz Santos Rosario, 17 anos, decidiu aprimorar sua formação no curso técnico em Informática da ETT. “O mercado de trabalho é muito rigoroso e exigente a respeito da formação profissional. Percebi que só o ensino médio não me proporcionaria boas oportunidades, então, escolhi o técnico da ETT pela qualidade do ensino”, explica.
Astride Oliveira Santos, 17 anos, fez a mesma escolha e associou o curso técnico de Enfermagem na ETT com as aulas do Novo Ensino Médio. “Minha expectativa é iniciar a carreira como técnica enquanto faço a graduação. Sempre quis trabalhar na área da Saúde, uma área ampla e com muitas possibilidades. Vou terminar o ensino médio e o curso técnico praticamente ao mesmo tempo, o que vai me habilitar para ingressar no mercado de trabalho com qualificação diferenciada.”
Matrículas no ensino técnico
O número de estudantes brasileiros matriculados na educação profissional e técnica ainda é baixo: cerca de 8% contra 46% na União Europeia e 40% nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Até 2024, a meta do governo federal é triplicar o número de matrículas no país.
Na Escola Técnica Tupy as matrículas para o segundo semestre já estão abertas. A instituição oferece 12 cursos para quem deseja formação de qualidade e oportunidades diferenciadas no mercado de trabalho. As opções são: Administração, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Farmácia, Informática, Mecânica, Metalurgia, Metrologia, Plásticos e Química. Para fazer a inscrição, basta acessar https://www.escolatupy.com.br/
SOBRE A ETT
Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.
Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.
Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.
Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.
Assessoria de imprensa ETT
Graziela Lindner