Brasileiros trocam folia do carnaval por “viajar para dormir”
Young woman relax on bed and enjoying mountain view.
Turismo do sono cresce entre aqueles que buscam bem-estar, silêncio e descanso profundo durante o feriado
Longe do agito dos blocos de Carnaval e escolas de samba, cresce um movimento silencioso no meio dos viajantes: o turismo do sono. A proposta é simples e, ao mesmo tempo, sofisticada: viajar para dormir melhor. Mais do que simplesmente dormir fora de casa, o turismo do sono envolve experiências desenhadas para melhorar a qualidade do descanso. Isso inclui desde a escolha do destino até detalhes da hospedagem, como conforto acústico, iluminação adequada, aromas, cardápios leves e atividades que induzem ao relaxamento, um contraste direto com o ritmo acelerado do feriado mais popular do país. Destinos de montanha, paisagens no campo, áreas naturais e hotéis boutique ganham protagonismo nesse período. E, em países como a Suécia, essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço.
Para Thais Medina, palestrante e especialista em marketing para o turismo, o crescimento dessa escolha está diretamente ligado à mudança no comportamento do viajante, que hoje valoriza experiências mais conscientes e menos aceleradas. “Essa vertente nasce de uma necessidade real das pessoas. Vivemos em um mundo hiperconectado, barulhento e acelerado. Para muitos adultos, descansar passou a ser o principal motivo da viagem, não apenas um complemento. Dormir bem virou um ativo turístico mais valorizado a cada dia, afinal, à medida que a expectativa de vida aumenta, mais pessoas buscam atividades e hábitos que as ajude a viver bem”, explica.

Benefícios
Os benefícios vão além de uma boa noite de sono. Estudos já apontam impactos positivos na redução do estresse, melhora da imunidade, aumento da produtividade e equilíbrio emocional. Ao unir descanso, natureza e bem-estar, essa tendência responde diretamente às demandas de um viajante mais consciente e exigente. “A experiência começa antes mesmo de deitar. Caminhadas leves, alimentação equilibrada, menos telas e mais silêncio e paisagens de contemplação fazem parte desse pacote de bem-estar”, destaca Thais.
Como apostar nessa tendência
O turismo do sono representa uma grande oportunidade para destinos e meios de hospedagem que desejam se diferenciar, especialmente em períodos como o Carnaval.
Algumas estratégias incluem:
- Investir em ambientes silenciosos e confortáveis, com isolamento acústico, iluminação adequada e menu de travesseiros;
- Criar programações de descanso, como yoga, meditação, alongamento e massagens relaxantes;
- Oferecer um menu de passeios próximos, detalhando percurso, atrativos, paradas estratégicas e, se possível também um guia local para quem prefere caminhadas guiadas, valorizando o contato com a natureza e experiências ao ar livre;
- Desenvolver uma comunicação clara, que destaque o descanso como protagonista da viagem;
- Sugerir playlists com músicas relaxantes, que ajudem a induzir ao sono, e criar um cantinho com chás que as pessoas possam se servir antes de dormir;
- Oferecer maior flexibilidade nos horários das refeições, sobretudo do café da manhã, para atender quem quer ficar mais tempo na cama, e do jantar, para quem prefere se alimentar mais cedo para antecipar a ida para o quarto.
“Não se trata de competir com o Carnaval tradicional, mas de oferecer uma alternativa consistente, com propósito e valor percebido. Existe um público crescente que vê o feriado como uma oportunidade estratégica para se desconectar, descansar e cuidar da saúde mental”, conclui Thais.

Sobre Thais Medina
Com mais de 20 anos de experiência em Marketing, Comunicação, Vendas e Estratégia para o Turismo, Thais Medina é CEO da agência de Marketing e representação de destinos Business Factory e professora na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e Senac-SP. Considerada entre os 100 mais poderosos do Turismo em 2023 pelo Jornal Panrotas, em 2024 recebeu o prêmio “Mulheres do Turismo Paulista” na categoria Revelação e o título de Top Brand Strategy Voice do LinkedIn, e em 2025 passou a figurar no ranking “20 Mulheres que escrevem o Turismo no Brasil” e ganhou o troféu “Amelia Earhart – Mulheres do Turismo” na categoria Comunicação. É jornalista e Master Coach, com MBAs em Marketing (FGV), Gestão Estratégica (USP) e Gestão de Empresas com técnicas de Coaching (SBC), e estudou Management na University of Ohio.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thais-medina/
Instagram: @athaismedina
Imagens: Divulgação
