Brasileiros trocam folia do carnaval por “viajar para dormir”

Young woman relax on bed and enjoying mountain view.



Turismo do sono cresce entre aqueles que buscam bem-estar, silêncio e descanso profundo durante o feriado

Longe do agito dos blocos de Carnaval e escolas de samba, cresce um movimento silencioso no meio dos viajantes: o turismo do sono. A proposta é simples e, ao mesmo tempo, sofisticada: viajar para dormir melhor. Mais do que simplesmente dormir fora de casa, o turismo do sono envolve experiências desenhadas para melhorar a qualidade do descanso. Isso inclui desde a escolha do destino até detalhes da hospedagem, como conforto acústico, iluminação adequada, aromas, cardápios leves e atividades que induzem ao relaxamento, um contraste direto com o ritmo acelerado do feriado mais popular do país. Destinos de montanha, paisagens no campo, áreas naturais e hotéis boutique ganham protagonismo nesse período. E, em países como a Suécia, essa  tendência vem ganhando cada vez mais espaço.

Para Thais Medina, palestrante e especialista em marketing para o turismo, o crescimento dessa escolha está diretamente ligado à mudança no comportamento do viajante, que hoje valoriza experiências mais conscientes e menos aceleradas. “Essa vertente nasce de uma necessidade real das pessoas. Vivemos em um mundo hiperconectado, barulhento e acelerado. Para muitos adultos, descansar passou a ser o principal motivo da viagem, não apenas um complemento. Dormir bem virou um ativo turístico mais valorizado a cada dia, afinal, à medida que a expectativa de vida aumenta, mais pessoas buscam atividades e hábitos que as ajude a viver bem”, explica. 

A rear view of a female lying on bed looking at the beach through the glass windows

Benefícios 

Os benefícios vão além de uma boa noite de sono. Estudos já apontam impactos positivos na redução do estresse, melhora da imunidade, aumento da produtividade e equilíbrio emocional. Ao unir descanso, natureza e bem-estar, essa tendência responde diretamente às demandas de um viajante mais consciente e exigente. “A experiência começa antes mesmo de deitar. Caminhadas leves, alimentação equilibrada, menos telas e mais silêncio e paisagens de contemplação fazem parte desse pacote de bem-estar”, destaca Thais.

Como apostar nessa tendência

O turismo do sono representa uma grande oportunidade para destinos e meios de hospedagem que desejam se diferenciar, especialmente em períodos como o Carnaval.

Algumas estratégias incluem:

  • Investir em ambientes silenciosos e confortáveis, com isolamento acústico, iluminação adequada e menu de travesseiros;
  • Criar programações de descanso, como yoga, meditação, alongamento e massagens relaxantes;
  • Oferecer um menu de passeios próximos, detalhando percurso, atrativos, paradas estratégicas e, se possível também um guia local para quem prefere caminhadas guiadas, valorizando o contato com a natureza e experiências ao ar livre;
  • Desenvolver uma comunicação clara, que destaque o descanso como protagonista da viagem;
  • Sugerir playlists com músicas relaxantes, que ajudem a induzir ao sono, e criar um cantinho com chás que as pessoas possam se servir antes de dormir;
  • Oferecer maior flexibilidade nos horários das refeições, sobretudo do café da manhã, para atender quem quer ficar mais tempo na cama, e do jantar, para quem prefere se alimentar mais cedo para antecipar a ida para o quarto.

“Não se trata de competir com o Carnaval tradicional, mas de oferecer uma alternativa consistente, com propósito e valor percebido. Existe um público crescente que vê o feriado como uma oportunidade estratégica para se desconectar, descansar e cuidar da saúde mental”, conclui Thais.

Sobre Thais Medina

Com mais de 20 anos de experiência em Marketing, Comunicação, Vendas e Estratégia para o Turismo, Thais Medina é CEO da agência de Marketing e representação de destinos Business Factory e professora na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e Senac-SP. Considerada entre os 100 mais poderosos do Turismo em 2023 pelo Jornal Panrotas, em 2024 recebeu o prêmio “Mulheres do Turismo Paulista” na categoria Revelação e o título de Top Brand Strategy Voice do LinkedIn, e em 2025 passou a figurar no ranking “20 Mulheres que escrevem o Turismo no Brasil” e ganhou o troféu “Amelia Earhart – Mulheres do Turismo” na categoria Comunicação. É jornalista e Master Coach, com MBAs em Marketing (FGV), Gestão Estratégica (USP) e Gestão de Empresas com técnicas de Coaching (SBC), e estudou Management na University of Ohio. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thais-medina/

Instagram: @athaismedina

Imagens: Divulgação