Ponto turístico de Pomerode recebe prêmio por ações de educação ambiental

O tour de fábrica da Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), conquistou o Prêmio Expressão Ecologia, um dos mais tradicionais do país na área de meio ambiente. Na 30ª edição, a iniciativa reconhece ações de empresas que agem para diminuir impactos, contribuir para a conservação dos recursos naturais e desenvolver a consciência ambiental.

O Tour Nugali foi escolhido na categoria Turismo e Qualidade de Vida em reconhecimento às ações educativas. O atrativo turístico apresenta de forma imersiva, interativa e lúdica a relação de uma indústria com o meio ambiente, as pessoas e o entorno. Temas como energia limpa, lixo zero, carbono neutro e comércio justo, entre outros, são abordados usando como fio condutor a produção de chocolates.

— A tarefa de praticar a sustentabilidade extrapola os processos dentro da fábrica e deve envolver a difusão ativa, tanto para que os consumidores tomem consciência e passem a demandar isso, quanto para que outras marcas adotem práticas afins — afirma Maitê Lang, fundadora da Nugali.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Nugali Chocolates figura entre os selecionados do Prêmio Expressão Ecologia. Em 2023, o reconhecimento havia sido pelo desenvolvimento da primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do Brasil.

O caráter educativo do Tour Nugali também foi reconhecido no ano passado pelo Prêmio ADVB ESG.

Tour Nugali

O tour de fábrica funciona desde 2021 e recebe cerca de 100 mil pessoas por ano. Os visitantes conhecem uma estufa com pés de cacau e de baunilha, participam de experiências sensoriais e acompanham como as amêndoas de cacau são transformadas nas delícias da marca.

Durante o passeio é possível conhecer as abelhas sem ferrão que polinizam as flores dos cacaueiros e a técnica enxaimel que predomina nas casas históricas do entorno. E degustar os chocolates premiados da Nugali, é claro.

O tour funciona todos os dias, das 9h às 16h. Mais informações em nugali.com.br/tour.

Nugali Chocolates

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali foi a primeira a conquistar lugar no mercado premium nacional, antes restrito aos importados.

É a marca mais premiada do país e pioneira no desenvolvimento de chocolates brasileiros bean to bar, aqueles em que o fabricante controla a produção desde o plantio até o consumidor. Hoje, a indústria catarinense está entre as líderes do segmento no Brasil, com cerca de 20% do mercado nacional.