O estilista Ivanildo Nunes apresenta desfile com coleção-manifesto em Paris
O tema é em prol do artesanato cearense
Na tarde do dia 02 de outubro, Ivanildo Nunes, marcou presença pelo segundo ano consecutivo, na Semana de Moda de Paris. Desta vez, o estilista que é reconhecido por transformar o artesanato nordestino em moda, fez história ao trazer para o desfile do Paris Fashion Air, uma coleção-manifesto em prol do artesanato cearense.
A coleção inédita “Manifesto em Prol do Artesanato Cearense” foi dedicada à preservação de técnicas tradicionais ameaçadas de extinção. As criações trouxeram elementos que valorizam patrimônios como a renda de bilro de linha fina e o labirinto em organdi. “Ao inseri-los na passarela parisiense, levanto um chamado urgente sobre a importância de preservar e valorizar saberes que correm o risco de desaparecer”, alerta Ivanildo.

Fugindo do trabalho mais tradicional e com conceito 100% artesanal, o desfile de Ivanildo Nunes destacou uma série de três vestidos homenageando Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças, reforçando o respeito à crença e à religiosidade das artesãs nordestinas. O estilista ressalta que “a ideia surgiu através de um pedido de uma artesã do interior do Ceará para colocar a Nossa Senhora na coleção; ela disse que toda vez que pensam em desistir, é a fé que as fortalece”.
O desfile contou com brasileiras que representam a força da mulher nordestina. Estiveram na passarela Juliana Christopher – miss top Latina France 2023 (Nossa Senhora Aparecida), Teresa Santos – Miss Brasil 2021 (Nossa Senhora das Graças) e Niara Meireles – apresentadora da TV Globo/ Ceará, que desfilou com um vestido caracterizando todas as Nossas Senhoras, esculpido à mão com miniaturas de madeira do Cariri; além de Walentina Silva – modelo e atriz, que trouxe uma homenagem à arte do Mestre Nosa, de Juazeiro do Norte (CE) e Edith Gomes – influencer, simbolizando os pássaros do sertão nordestino. Nossa Senhora de Fátima foi enaltecida pela modelo francesa Lia Mary.




Na coleção-manifesto, cada peça foi desenvolvida em parceria com comunidades do Ceará, reunindo técnicas como crochê, renascença, bordado Richelieu e bordado cheio, e tecidos pintados à mão em Juazeiro do Norte.
Mais do que moda, o “Manifesto” se apresenta como um ato de resistência cultural, preservando saberes transmitidos de geração em geração e transformando-os em símbolos de identidade e permanência. Por outro lado, ele reafirma o compromisso de Ivanildo Nunes com a sustentabilidade social e econômica de centenas de mulheres artesãs. “O artesanato brasileiro é o DNA da marca, e eu me disponho a ajudar e a fazer com que ele seja motivo de orgulho em todo o Brasil e em todo o mundo. É uma forma de celebrar a ancestralidade dessas mulheres que desafiam o tempo e mantêm a tradição. Dar visibilidade a esse artesanato, às histórias contadas pelas artesãs e à técnica é o que me move”, diz o estilista.
Na última segunda-feira (29/9), Ivanildo Nunes apresentou também a coleção “Memórias” no evento Fórum do Amanhã, no Hôtel de l’Industrie, em Paris – que contou com apoio da Embratur. Foram exibidos 15 looks que revisitaram o desfile de 2015 no Dragão Fashion Brasil, um divisor de águas na carreira de Ivanildo que consolidou sua identidade autoral. As peças retornaram reinterpretadas, em um reencontro com a essência criativa que transformou experiências em potência. A paleta de preto profundo sobre fundo bege conferiu dramaticidade e sofisticação ao desfile. Inteiramente artesanal, a coleção reuniu técnicas como renda de bilro, crochê, renascença e bordado Richelieu, em composições que exaltaram a delicadeza do fazer manual com a ousadia da modelagem autoral.
Além de criador de moda, Ivanildo Nunes se tornou porta-voz do artesanato nordestino. Ao desenhar e entregar suas ideias às mãos habilidosas de rendeiras e artesãs, constrói peças que unem técnicas diversas em perfeita harmonia. Sua trajetória, marcada por concursos de beleza, figurinos televisivos e tapetes vermelhos, reafirma a união entre tradição e inovação e leva às passarelas do mundo a força das raízes brasileiras.

Sobre Ivanildo Nunes
Ivanildo Nunes nasceu no Piauí, foi criado no Maranhão e radicado há quase 40 anos no Ceará, e se tornou um dos principais nomes da moda brasileira e referência na valorização do artesanato nordestino. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Moda, começou cedo no universo têxtil e construiu uma trajetória marcada pela união entre tradição e inovação. Foi estilista oficial do Miss Brasil, assinou figurinos das novelas “Gênesis” (TV Record), “Mar do Sertão” e “No Rancho Fundo”, ambas da TV Globo, e levou o artesanato a tapetes vermelhos e passarelas internacionais, com desfiles em Paris desde 2019. Realizou projetos sustentáveis com estudantes do SENAC e também liderou exposições e ações de valorização do artesanato. Reconhecido pela Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture como embaixador cultural, Ivanildo reafirma em cada coleção o compromisso de transformar o “feito à mão” em símbolo de sofisticação, identidade e orgulho nacional.
(@ivanildonunesoficial),
Fotos: Anderson de Deus
