Dia Nacional do Sorvete tem como meta incentivar maior consumo do produto
Nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, será comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Sorvete, data instítuída em 2002 pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.
A entidade criou e implementou o Dia Nacional do Sorvete com o objetivo de expandir a visibilidade do produto, marcando o início das estações mais quentes do ano com o final do inverno e o início da primavera (em 23/9), ressaltar os benefícios nutricionais do sorvete como um alimento indulgente, prazeroso, que traz bem-estar, é saudável e impulsionar o aumento de produção e comercialização em todo o País.
Para o empresário Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, comemorar este dia tão importante, que já faz parte do calendário brasileiro, traz em seu bojo dois aspectos relevantes: “estimular o seu consumo no mercado e oferecer mais possibilidades de negócios aos empresários do setor. Atualmente o consumo médio per capita de sorvete no Brasil supera os 5 litros/ano. O que é ainda muito pouco em relação a outros países. A Nova Zelândia, os EUA, a Austrália e a Suécia, por exemplo, registram respectivamente um consumo per capita/ano de 28,3 L, 20,8 L, 18,1 L e 14,3 L “.
No Brasil, por região, o consumo de sorvetes registra atualmente os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).
Há hoje em todo o País mais de 10 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes — entre micro, pequenas, médias e grandes — que registram um volume de negócios anual em torno de 13 bilhões de reais. A indústria brasileira de sorvetes gera atualmente 300 mil empregos – entre diretos e indiretos.