Dia Nacional do Sorvete tem como meta incentivar maior consumo do produto

Dia Nacional do Sorvete tem como meta incentivar maior consumo do produto

Eduardo Weisberg Presidente da ABIS

Nesta sexta-feira, dia 23 de setembro,  será comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Sorvete, data instítuída em 2002 pela ABIS –  Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes. 

Foto: divulgação

A entidade criou e implementou o Dia Nacional do Sorvete com o objetivo de expandir a visibilidade do produto, marcando o início das estações mais quentes do ano com o final do inverno e o início da primavera (em 23/9), ressaltar os benefícios nutricionais do sorvete como um alimento indulgente, prazeroso, que traz bem-estar, é saudável e impulsionar o aumento de produção e comercialização em todo o País.

Para o empresário Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, comemorar este dia tão importante, que já faz parte do calendário brasileiro, traz em seu bojo dois aspectos relevantes: “estimular o seu consumo no mercado e oferecer mais possibilidades de negócios aos empresários do setor. Atualmente o consumo médio per capita de sorvete no Brasil supera os 5 litros/ano. O que é ainda muito pouco em relação a outros países. A Nova Zelândia, os EUA, a Austrália e a Suécia, por exemplo, registram respectivamente um consumo per capita/ano de 28,3 L, 20,8 L, 18,1 L e 14,3 L “.

No Brasil, por região, o consumo de sorvetes registra atualmente os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

Há hoje em todo o País mais de 10 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes — entre micro, pequenas, médias e grandes — que registram um volume de negócios anual em torno de 13 bilhões de reais. A indústria brasileira de sorvetes gera atualmente 300 mil empregos – entre diretos e indiretos.