Mês: agosto 2022

Menu inspirado nos extremos da Espanha e Brasil inicia em setembro no Terrace Bistrô Rooftop

O extremo norte da Espanha e o extremo sul do Brasil serviram de inspiração para o Chef Juliano Fleck criar o menu desta edição do Restaurante 30 dias, que inicia dia 2 de setembro e acontecerá sempre às sextas e sábados durante o mês de setembro. A cada edição o chef faz expedições por regiões diferentes do mundo e uni a gastronomia internacional com a nacional, valorizando pequenos produtores locais. De suas viagens traz ingredientes selecionados para criar exclusividade em seus menus. “Nosso intuito é contar a história de cada lugar, resgatar as origens. Como influência desta viagem busquei as culinárias do extremo norte da Espanha, em especial Barcelona temos o Jamón, e no extremo Sul do Brasil, das serras catarinense e gaúcha temos o queijo serrano de Santa Catarina e a noz Pecan do Rio Grande do Sul. É um menu que nutri a alma e aquece o coração”, afirma o chef.

A 7ª edição do Restaurante 30 dias oferece aos comensais uma viagem de sabores, aromas e texturas. O menu inicia com um convert surpresa do chef e uma taça de espumante Brut Rose Malbec, seguido do primeiro prato, uma paella de arroz negro com camarões e Jamón, segundo prato rolê de entrecôte empanado com queijo da Serra Catarinense e para encerrar a sobremesa é um sorvete de Malbec com farofa de nozes Pecan da Serra gaúcha.

A atmosfera do Terrace passou por uma grande reforma e este menu celebra a reabertura e o novo conceito do espaço, que ficou mais intimista, voltado exclusivamente para eventos gastronômicos próprios, corporativos e sociais. Com capacidade para 36 pessoas o espaço é o único restaurante rooftop de Balneário Camboriú e oferece uma vista da cidade de tirar o fôlego.

Para os amantes dos vinhos, também tem novidades, uma carta sofisticada, com rótulos de sensibilidade apurada, da vinícola Don Guerino, da serra gaucha, além da adega especial do chef.

O menu Restaurante 30 dias acontecerá todas as sextas e sábados de setembro, é necessário fazer reserva pelo fone: (47) 99917-9983. O valor por pessoa é R$ 160,00 por pessoa. 

Restaurante 30 dias

Quando: sextas e sábados de setembro

Reservas: (47) 99917-9983

Endereço: 3@ avenida esquina rua 1822, No. 400- cobertura – Ciaplan Empresarial

Balneário Camboriú-SC

@terracerooftop

Comemorando o sucesso de Aí Preto, Bianca prepara apresentação especial no Rock In Rio

Carioca levará seu funk para o palco Supernova, no dia 11 de setembro

A partir desta sexta-feira, 02 de setembro, começa a oitava edição do Rock in Rio, que abre espaço para muitos rostos da nova geração em sua programação. Diretamente de Campos dos Goytacazes, a cantora Bianca faz sua estreia no festival e promete levar o melhor do funk para o palco Supernova, no último dia do evento.

Além dos sucessos “Ai Preto”, que canta em parceria com L7nnon e DJ Biel do Furduncinho, e “Tudo no Sigilo”, gravada junto com Vytinho NG, Bianca preparou uma setlist especial para seu show no Rock in Rio. Algumas das canções escolhidas já fazem parte de seus shows que atualmente acontecem por todo o Brasil.

Vai ser a minha primeira vez no Rock in Rio e é muito gratificante cantar em um festival desse nível depois de muita luta e superação. Preparamos uma experiência única e não vejo a hora de compartilhar com quem aparecer por lá, vai ser lindo”, celebra a cantora.

A artista ainda adianta que o público pode esperar um figurino marcante, desenvolvido por Matheus Simas, além de uma apresentação recheada de performances e com direito a um ballet.  

Contatos Imprensa:

Carol Freitas Assessoria

Ana Carolina de Freitas

Carolfreitas.jornalista@gmail.com

Estreia teatro O livro dos Prazeres de Clarice Lispector no Teatro dos 4

“UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES” de Clarice Lispector, com Melise Maia e Rafael Queiroz, adaptação de Melise Maia, direção de Ernesto Piccolo e direção musical de Edu Lobo estará em curta temporada, do dia 02 de setembro a 02 de outubro/2022, no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea, sempre às sextas feiras e sábados 20h e domingos 19h. 

A atriz e adaptadora do texto para os palcos, Melise Maia, explica que “nesta adaptação teatral”, dá início ao espetáculo, com o processo criativo de Clarice Lispector escrevendo um livro onde a professora primária Loreley, mais conhecida como Lóri, sai de Campos para o Rio de Janeiro, em busca de uma liberdade impossível de ser alcançada numa cidade do interior. Ela conhece Ulisses, um professor de Filosofia, que irá se tornar o grande amor de sua vida.

A narrativa acompanha o processo angustiante e prazeroso característico dos amantes.

Nessa jornada, Lóri segue em busca de si mesma e do prazer sem culpa. Ulisses funciona como um farol, iluminando os caminhos para que ela possa viver um grande amor.

O espetáculo recebeu vários elogios pelos críticos teatrais e colegas que assistiram a primeira temporada:

“A imersão da atriz Melise Maia, nas páginas de “Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”, publicado por Clarice Lispector (1920-1977) em 1969, com sua “Lóri”, inunda o palco da Casa de Cultura Laura Alvim de tensão. Sua estrela esbanja viço na maneira de esgrimar frases de concreto armado. A peça traz a direção inquieta de Ernesto Piccolo que se posiciona entre a arrancada do processo de escrita de um romance, enquanto “Ulisses”, o professor de filosofia defendido por Rafael Queiroz apresenta um deslumbre de atuação, seus movimentos na direção de Melise são de acolhimento, na percepção de que um abraço pode ser um abrigo”. Rodrigo Fonseca (crítico teatral – Estadão-SP).

“A adaptação de “Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres" é um perfeito itinerário do que deve ser o teatro contemporâneo. A direção de Ernesto Piccolo transforma as experiências amorosas dos dois personagens em poesia do encontro. E a trilha sonora e direção musical de Edu Lobo são uma verdadeira sinfonia do que deve ser o fazer, a educação do prazer da paixão.” Claudia Chaves (crítica teatral – RJ).

“Eis que Ulisses e Lori se encontraram no bairro de Ipanema, como na aprendizagem de Clarice. Eu vi Lori e Ulisses em cena. Eu vi! O encontro de Melise Maia com “O Livro dos Prazeres” estava marcado há séculos: paixão e afeto. Teatro com “vibrações translúcidas, potentes e ecoantes em pleno ar da vida”, como escreveu Clarice Lispector. Teresa Montero (Professora e uma das biógrafas de Clarice).

“A transposição da obra de Clarice para o palco foi feita com sensibilidade. A montagem galvaniza a plateia.”. Aloisio Abreu (ator, diretor, roteirista e júri do Prêmio APTR).

Melise Maia e Rafael Queiroz se afinam de tal forma que o resultado revela profundo domínio de uma plateia hipnotizada, já capturada pelo romance de Clarice Lispector”Francis Mayer (autor e diretor teatral).

“O trabalho da atriz Melise Maia é um primor! Tanto como atriz quanto como adaptadora do livro de Clarice, “Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”. Fiquei impactada! Neusa Caribé (Atriz).

“Clarice não é para qualquer uma!” Maria Pompeu (atriz, diretora teatral, comentando sobre o trabalho da atriz Melise Maia, ao final da apresentação).

 “Amei o espetáculo! Os atores brilharam em cena e deram vida, com muita propriedade aos personagens. Cheguei com sono ao teatro, cansada de um dia exaustivo, mas, durante a apresentação fiquei totalmente desperta! Vale muito a pena assistirem o espetáculo e garanto que, quem for, se encantará com a montagem. Eu garanto! ”. Aline Riscado (atriz e 'musa da cervejaria Itaipava’).

O texto:

“Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” é o sexto romance da escritora Clarice Lispector, publicado em 1969. Ele começa com uma vírgula: ", estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço..."

A inusitada introdução é apontada, pelo crítico Benedito Nunes, como uma indicação de que o romance deve ser lido como uma continuação das obras anteriores de Clarice Lispector, em especial de ‘A Paixão Segundo G.H.’ (1964), que por sua vez termina com dois pontos:

A autora Clarice Lispector, nascida: Chaya Pinkhasivna Lispector em Chechelnyk, no dia 10 de dezembro de 1920, faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977), foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos, e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana.

Nasceu em uma família judaica russa que perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus, à época, a qual resultou em diversos extermínios em massa. Especula-se que a mãe de Clarice teria sido violada por soldados russos durante a Primeira Guerra Mundial. A futura escritora chegou ao Brasil, ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs. Clarice dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil. Inicialmente, a família passou um breve período em Maceió, até se mudar para o Recife, onde Clarice cresceu e onde, aos oito anos, perdeu a mãe. Aos quatorze anos de idade transferiu-se com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro, local em que a família se estabilizou e onde o seu pai viria a falecer, em 1940.

Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da Literatura brasileira e do Modernismo, sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX.

Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. “Perto do Coração Selvagem” foi seu livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos de idade; “Laços de Família”, “A Paixão segundo G.H.”, “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida” são seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.

O diretor Ernesto Piccolo, ator e diretor, se destaca no meio cultural por sua versatilidade tanto no teatro, no cinema, como na TV. Seus últimos espetáculos como diretor foram: ‘Divã’, com Lílian Cabral, ‘A História de Nós Dois’, com Alexandra Richter, ‘Doidas e Santas’, com Cissa Guimarães e ‘Simples Assim’, com Julia Lemmertz. Além do grande sucesso infantil ‘Detetives do Prédio Azul’.

A atriz Melise Maia iniciou sua carreira no início dos anos 80, e fez alguns espetáculos de sucesso, como: ‘Peer Gynt’, ‘Vejo um Vulto na Janela’, ‘Me Acudam Que Eu Sou Donzela’, ‘Por um Triz Não Sou Feliz’, ‘Tributo’, ‘Os Sete Gatinhos’ (de Nelson Rodrigues), entre outros. Participou de algumas novelas como ‘O Outro’, ‘De Corpo e Alma’, ‘Que Rei Sou Eu’, entre outros. Depois partiu para experiências mais autorais tanto no teatro, como no cinema e na TV. Escreveu e realizou as Peças:  "As Absorventes" e "O Diabo Veste Saara". Fez alguns curta metragens que participaram de vários festivais nacionais e internacionais, ganhando alguns prêmios com um deles "O Caso Libras" e também escreveu dirigiu e produziu uma série para TV chamada:  "Ribanceira" que ganhou um edital pela Ancine e foi ao ar no Canal Brasil em 2016.

O ator Rafael Queiroz tem mais de 15 anos de profissão. No Teatro fez ‘Navalha na Carne’, ‘Teatro Cômico’, ‘Sonhos de um Sedutor’, ‘Cigarros Roubados’, entre outros. Na TV participou da novela ‘A Dona do Pedaço’, ‘Caras e Bocas’, ‘Cama de Gato’, entre outras. Fez também a série: ‘Verdades Secretas II’.

A peça comemora o Centenário de Clarice Lispector que aconteceu em 2020, mas que devido a pandemia teve sua estreia adiada.

Ficha Técnica:

“UMA APRENDIZAGEM ou O LIVRO DOS PRAZERES”

Autora: CLARICE LISPECTOR

Adaptação: MELISE MAIA

Elenco: MELISE MAIA e RAFAEL QUEIROZ

Direção: ERNESTO PICCOLO

Direção Musical e Arranjos: EDU LOBO

Trilha Sonora (gravação): BISCOITO FINO

Músicos: MAURO SENISE (Sopros), CRISTÓVÃO BASTOS (Piano) e JORGE HELDER (Contrabaixo)

Direção de Movimento: MARCIA RUBIN

Cenografia: ROSTAND ALBUQUERQUE

Iluminação: EDUARDO SALINO

Operação de som: JANSER BARRETO

Figurino: MARCELA TREIGER

Fotografia: SABRINA DA PAZ

Programação Visual: BEATRIZ LAMANNA

Assessoria de Imprensa: JOÃO LUIZ AZEVEDO

Coordenação de Produção: JOANA MOTTA

Idealização: MELISE MAIA

Realização: RIMEL PRODUÇÕES

 Devido ao grande sucesso em sua primeira temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, a peça teatral “UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES” de Clarice Lispector, volta a cartaz, para mais uma temporada, agora no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea.

Curta temporada: de 02 de setembro à 02 de outubro/2022.

Sextas e sábados às 20h

Domingos às 19h.

Indicação etária: 12 anos.

Assessoria João Luiz Azevedo

Claudia Métne é influencer de destaque em festa de 50 anos de marca de roupa feminina

Claudia Métne é destaque na comemoração dos 50 anos de marca de roupa feminina,  como influencer da marca, que tem em sua concepção um toque de alfaiataria, com festa regada a requinte e bom gosto, realizada em São Paulo
Sobre a Marca Globe : 

Desenvolvemos coleções modernas e sofisticadas que serve dos tamanhos 36 ao 48 e um estilo que respeita a realidade e o dia a dia da mulher de forma democrática.

Nossa moda é para mulheres de várias idades, corpos e tamanhos que não escondem nem cabelos brancos nem rugas!

Queremos que nosso público foque no envelhecimento de uma forma positiva e feliz!

@use.globe !

Eco-ansiedade – Um termo novo para um problema antigo.

As mudanças climáticas têm-se apresentado cada vez mais forte em nossas vidas. São secas intensas, chuvas torrenciais, nevascas poderosas, furacões, tornados, derretimento de geleiras, etc. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, a temperatura global deve alcançar 1,5 grau de aquecimento nas próximas duas décadas e demonstrar com estudos que riscos de uma crise ambiental para as próximas duas décadas estão presentes, além de ter sintomas sentidos já em nossos dias, como os observados nas estiagens, incêndios florestais, inundações e ondas de calor sem precedentes.

Mas você pode estar se questionando: “o que esses assuntos têm a ver com a minha saúde mental?

Dr. Marcio Renzo

O termo eco-ansiedade pode ser um novo para nós no Brasil, mas ao redor do mundo tem-se mostrado bem atual e presente. Segundo a American Psychology Association (APA), definiu o termo como: “o medo crônico de sofrer um cataclisma ambiental que ocorre ao observar o impacto, aparentemente irrevogável, das mudanças climáticas gerando uma preocupação associada ao futuro de si mesmo e das gerações futuras”.

Como vemos, apesar de não ser tratada ainda como uma doença, tem um potencial muito grande para se instalar cada vez mais aqui no Brasil, pois podemos observar cada vez mais esses fenômenos climáticos aqui.

A eco-ansiedade, como um transtorno ansioso, por assim dizer, não afeta todas as pessoas da mesma forma e intensidade. Seus sintomas têm são característicos como nos demais transtornos ansiosos, ou seja, taquicardia, picos de pressão, sono irregular, transtornos gastrointestinais, alterações de humor, depressão, falta de ar. Seu diagnóstico precoce é importante, pois em caso de outras comorbidades presentes podem complicar o quadro.

Seus efeitos tendem a atingir pessoas na faixa de 20 a 30 anos, principalmente que tenham uma maior consciência ambiental, pois a preocupação maior está relacionada ao futuro das novas gerações, aliado ao seu sentimento de culpa por não ter contribuído mais com a preservação ambiental.

Os primeiros relatos desse transtorno foram noticiados nos Estados Unidos, no início dos anos 2000. Até então a preocupação dos pacientes eram com o futuro da próxima geração, porém atualmente as pessoas que apresentam os sintomas temem por seu próprio futuro, tendo em vista a intensidade das mudanças climáticas e seus efeitos no meio ambiente.

 Os efeitos provocados pela eco-ansiedade nos afetam física, mentalmente e socialmente, segundo o US Research Program:

  • Alterações físicas: alterações no estado físico e metabólico, aumento de alergias, maior exposição às doenças transmitidas pelas águas, aumento de episódios originados pelo calor.
  • Alterações mentais: elevado nível de estresse, ansiedade, depressão, sentimento de perda, aflição, tensão nas relações sociais, abuso de substâncias, transtorno de estresse pós-traumático.
  • Alterações na saúde comunitária: aumento de agressões interpessoais, aumento da violência e criminalidade, aumento da instabilidade social e redução da coesão social.

É importante que não se confunda com outro termo relacionado ao estresse pós-traumático que envolve grandes tragédias, que é a Solastalgia. Esta está relacionada ao conjunto de distúrbios psicológicos que ocorrem em uma população local após mudanças destrutivas em seu habitat, decorrentes de ação humana ou climáticas. Estas pessoas têm uma maior probabilidade de desenvolver distúrbios mentais.

Então, a solastalgia está relacionado às pessoas que já sofreram com as mudanças climáticas e a eco-ansiedade é pelo que ainda pode ocorrer devido a elas.

O que devermos fazer para evitarmos esses sintomas?

A melhor forma de resolver um problema é enfrentá-lo. Conhecer o problema. Bancar o avestruz, se esconder do problema não vai ajudar em nada. Devemos procurar controlar os impulsos. Agir de forma a aproveitar o lado positivo das situações. Manter o equilíbrio emocional requer atitudes, que não combinam com ações precipitadas.

Outra forma é reduzir o sentimento de culpa que persegue as pessoas que manifestam a eco-ansiedade, tendo atitudes que ajude a preservar o meio ambiente.

Lembre-se, a eco-ansiedade irá se manifestar principalmente em eventos, notícias e atitudes que envolvam o meio ambiente. Uma boa notícia é que as pessoas que se envolvem com ações preventivas têm aumentado e este aumento influencia aos mais jovens, que por sua vez, se tornam mais preocupadas com as futuras gerações e, porque não, sua própria existência.

Procure ajuda aos primeiros sinais, tenha hábitos sustentáveis e invistam na educação ambiental. Vamos viver uma vida plena!

ESTILISTA GUILHERME TAVARES DESAPROVA SISTEMA DO RESTAURANTE BLUM & MELLO

O estilista Guilherme Tavares esteve no restaurante Blum & Mello nesta Segunda-feira, 29/09 para uma conferência durante o jantar.
Quando GT chegou ao local por volta das 18h, após ter feito uma reserva via telefone, encontrou o lugar vazio. Mesmo assim a "maitre" que fez uma péssima apresentação do local proibiu GT de escolher a mesa próxima a tomada que precisava para conectar-se, justificando que só teria duas mesas disponíveis de dois lugares no centro do salão (sem tomada) por conta das reservas da noite,. Vale à pena lembrar que uma das reservas era a do estilista, feita 30 minutos antes da abertura da casa pelo seu assessor.
Poucos minutos antes da conferência Guilherme precisou escolher outro restaurante na cidade.
Para sorte de todos o Dr Pizza que estava estreando seu buffet de sushi e massas recebeu o estilista maravilhosamente bem, em uma mesa (com tomada) como solicitado.
" Simplesmente adorei o buffet de sushi, as pizzas e a ilha de pastas italianas" disse Guilherme Tavares, que finalizou a noite com um delicioso mouse de morango na varanda da pizzaria.
GT é conhecido por vestir diversas estrelas e mora na cidade de Itaboraí - RJ há menos de dois anos.
"Adoro aproveitar minhas rápidas visitas para usar meu faro de chefe, repórter, jornalista e consultor gastronômico para pontuar os melhores da região" conclui.

Jovem empresária Carol Albuquerque investe no turismo

Ela é jovem, decidida, empoderada e empreendedora! Carol Albuquerque sempre soube que queria investir nos negócios e por isto escolheu investir e direcionar sua carreira no segmento do turismo regional, foi assim que surgiu a Dupoca Turismo, que quer dizer: Duda, Poly, Carol. O nome faz menção às três irmãs, que estão sempre unidas e apreciam fazer da vida uma grande diversão! O carro chefe da Dupoca são os passeios marítimos e terrestres.

Localizada no nosso Caribe brasileiro, mais precisamente em Maragogi, os passeios são de: Lancha, Buggy, Jetski, Quadriciclo e Catamarã! O Sucesso desta empreitada se tornou tão grande que esta jovem empresária, tem se tornado uma influenciadora no quesito “Lifestyle”.

Carol Albuquerque

Carol vem mostrando a diferença no turismo regional proporcionando experiências exclusivas aos ávidos turistas que buscam aventuras em Maragogi!

Serviço
Dupoca Turismo
@dupocaturismo
https://dupocaturismo.com.br

Jurista aborda direitos das pessoas com deficiência

De 21 a 28/08 é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

As pessoas com deficiência possuem direitos em diferentes áreas, como saúde, educação, transporte, previdência, trabalho e outros. Conhecer esses direitos é fundamental para que possam usá-los a seu favor. É o que alerta Dra. Priscilla Machado, pós- Doutora em Direito e autora do livro “Direitos e benefícios para Pessoas com Deficiência”, que traz explicações sobre a legislação aplicável às pessoas com deficiência de forma simples, prática e com linguagem acessível e de fácil entendimento.

Dra. Priscilla Machado destaca que ao iniciar sua pesquisa, notou que muitas pessoas não sabem
que possuem deficiência. “Essas pessoas não sabiam que a enfermidade ou limitação que tinham
eram consideradas deficiência," destaca.
As pessoas com deficiência possuem direitos em diferentes áreas, como saúde, educação,
transporte, previdência, trabalho e outros. Conhecer esses direitos é fundamental para que possam
usá-los a seu favor. É o que alerta Dra. Priscilla Machado, pós- Doutora em Direito e autora do livro
“Direitos e benefícios para Pessoas com Deficiência," que traz explicações sobre a legislação
aplicável às pessoas com deficiência de forma simples, prática e com linguagem acessível e de fácil
entendimento. “Quando eu comecei a pesquisar sobre os direitos que as pessoas com deficiência
possuem, logo percebi alguns pontos que me chamaram a atenção e me pareceram importantes,
devendo ser destacados naquele momento inicial, até mesmo para direcionamento de pesquisa,"
relata a jurista e escritora.
Dra. Priscilla Machado destaca que ao iniciar sua pesquisa, notou que muitas pessoas não sabem
que possuem deficiência. “Essas pessoas não sabiam que a enfermidade e/ou limitação que tinham
eram consideradas deficiência. Isso se deve há vários motivos, entre eles já estarem habituadas às
dificuldades enfrentadas e as barreiras existentes na sociedade, por isso viam aquilo como se fosse
algo normal, acreditando que para haver deficiência era necessária uma limitação maior que a que
possuíam," , conta ela.
A jurista também ressalta o fato de que muitas pessoas com deficiência não sabem os direitos que
possuem. “Na maioria das vezes até sabem que tem alguns direitos, mas apenas um ou outro e de
forma superficial, sem saber ao certo o que aquele direito abrange e que de forma pode ser aplicado.
A falta do conhecimento sobre os direitos faz com que as pessoas deixem de usufruir dele, afinal se
ela não sabe que possui o direito em questão, não terá acesso por não saber que aquele direito lhe
cabe," alerta Dra. Priscilla.
Para usufruir de um direito existe um trâmite a ser seguido e, conforme Dra. Priscilla apurou em sua
pesquisa, a maioria das pessoas desconhecem a burocracia a ser enfrentada. “Além da burocracia,
há a morosidade, pois o nosso sistema - como um todo - é lento, o que faz com que a fruição demore
a ocorrer em muitos casos," alerta Dra. Priscilla. Dentro desse universo de dúvidas, incertezas e falta
de conhecimento apurado pela conceituada jurista e escritora, ficou evidente a necessidade de um
material que trouxesse informação sobre os direitos para que - diante do conhecimento - as pessoas
com deficiência possam usufruir daquilo que é trazido pela legislação como direito.
O livro “Direitos e benefícios para Pessoas com Deficiência," publicado em 2020, explica de forma
simples e fácil a legislação existente em nosso ordenamento jurídico e aquilo que ela abrange,
detalhando os trâmites a serem seguidos e como realizar os procedimentos, na prática.

Priscilla Machado Pós-Doutora em Direito
Autora do livro DIREITOS E BENEFÍCIOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Futuro Descentralizado leva Auditório e Pilotis da PUC-Rio para o Metaverso

Evento lançou novo modelo de interação para promover o encontro e reduzir limites entre a experiência física e digital

O evento Futuro Descentralizado, realizado pelo ECOA PUC-Rio no fim da semana passada, foi assistido simultaneamente pela primeira vez em múltiplas plataformas. As  audiências ocuparam o espaço físico, a plataforma de transmissão online e o Metaverso. Em pouco tempo, foram mais de 700 acessos ao espaço construído no Spatial, alcançando o Top Trends da plataforma. O emblemático Pilotis da PUC-Rio também fincou bandeira nessa nova fronteira. A ideia é que, assim como no espaço real, este seja um ambiente de efervescência cultural e promoção de ações de impacto social, com um reencontro de ex-alunos, professores e alunos.

Representantes de diversos setores participaram das análises sobre as tendências em tecnologia e no mundo dos negócios. Várias gerações contribuíram com suas visões de Web3, tokenização, Metaverso, NFTs, CBDC, impacto social e ambiental da descentralização, evidenciando que o futuro se constrói com as gerações atuando em multiplataformas. Nomes como Gladstone Arantes, do BNDES; Rodrigo Stallone, do Invest.Rio; Larissa Santos Moreira, Vanessa Fernandes e Thiago Mello, do Itaú; Leandro Vilain, da Febraban; Alexandre Leal, da CNSEG; Adriana Moreira, da Shell; Sergei Beserra, da Gartner; Francisco Carvalho, do Blockchain Rio Festival;  Dominique Valansi, do MAM Rio/NFT.Rio; Cristiane Taneze, da Visa;  Fabio Araujo, do Banco Central do Brasil; Antônia Souza, daMeta; e Claudio Makarovsky, da Microsoft, participaram de palestras em oito painéis. 

Na abertura, o reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., enfatizou a importância da descentralização, que traz mudanças e avança no pensamento, sem romper com uma unidade estabelecida.

No painel sobre tokenização, Vanessa Fernandes, diretora de tecnologia do Itaú BBA no setor de Digital Assets, anunciou que o banco está lançando uma plataforma que visa transformar ativos do mundo real em tokens no ambiente digital, com uso de blockchain. Vanessa explicou sobre a linha de negócios que também vai prestar serviços para outras instituições financeiras. "Estamos desenvolvendo uma estrutura para vender os nossos tokens. A plataforma também servirá como um serviço. É outra forma de monetizar e trazer mais participantes para o mercado. A gente investiu grande tempo estudando a tecnologia e criando essa plataforma para trazer segurança para o mercado financeiro", disse.

Outro assunto que não ficou de fora do evento foi a criptomoeda. Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, deu um conselho para os jovens que querem participar do mundo das criptomoedas. "Saber sobre criptomoedas agora é como nos anos 90 saber sobre Internet. Quem resolveu estudar antes, com certeza se destacou no mercado de trabalho, independente da sua profissão. É importante estudar, aprender e participar. Quem chega antes, vence", afirmou o empresário.

O evento também abriu espaço para jovens talentos. O projeto Vulto, desenvolvido por estudantes dos Programas de Inovação Tecnológica (PIT) da Universidade, encontrou uma forma inovadora de contar sobre o passado. A audiência pode ver um vídeo com um trecho do famoso "Diário de Anne Frank", uma adolescente judia holandesa, que morreu em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial, sendo lido pela própria. Tudo por meio de técnicas de Inteligência Artificial, que se popularizaram em Deepfakes, processo de inteligência artificial que cria rostos em movimento e vozes.

Para Gustavo Robichez, co-organizador do evento, o encontro mostrou que ainda há muito para se experimentar na fronteira entre as realidades física e digital. "O metaverso reduz limites entre o físico e o digital, oportunizando encontros. O Deepfake mostra que a tecnologia não substitui o passado, porém, pode melhorar nosso entendimento e experiência em relação a nossa história. Ainda temos muito o que pesquisar e realizar", diz o co-fundador do ecossistema multidisciplinar de inovação aberta ECOA PUC-Rio.

O evento teve  mais de 1.100 inscrições e os participantes tiveram acesso a apresentações e debates sobre os desafios e avanços da descentralização, que permitem o desenvolvimento e a gestão de negócios, serviços e produtos de forma coletiva, dando cada vez mais autonomia à sociedade. Esse novo paradigma provoca ainda transformações profundas nos mercados e nas relações. Todo o conteúdo estará disponível na plataforma https://ecoa.puc-rio.br.

Mr. Dan lança singles com participação de Thiaguinho

Mr. Dan lança singles com participação de Thiaguinho

A cada semana, o trio libera mais uma parte do projeto Experi Colors

Os lançamentos do álbum “Experi Colors” não param! Nesta quinta-feira, o trio Mr. Dan libera no Youtube a canção “Calma Amor” e “A Fila Anda”, em parceria com ninguém menos do que Thiaguinho. ASSISTA AQUI 

Gravado no Rio de Janeiro, o Experi Colors é a junção de quatro projetos lançados anteriormente: Experi Red, White, Gray e Black. Ele une grandes sucessos dos anteriores em um show lotado no Via Music Hall. 

No início da semana, a banda também lançou no Youtube o single “Seja Bem Vinda”, gravado anteriormente no Experi White e que é um verdadeiro sucesso.

Thiago é um grande amigo meu e de minha família e foi uma satisfação gigantesca receber ele nesse projeto que temos tanto carinho. Tenho certeza que as pessoas de casa irão sentir a energia que foi aquele momento”, conta Dan, cantor do grupo. 

A cada semana, Mr. Dan lança um novo vídeo no Youtube e, em breve, a banda planeja uma grande festa de comemoração e  turnê por todo Brasil.

Contatos Imprensa

Carol Freitas Assessoria

Carolfreitas.jornalista@gmail.com

Crédito: leletavaresphoto