Ano: 2026

Torresmofest volta a Maringá com edição especial “Lendas do Rock” no Catuaí Shopping

Torresmofest volta a Maringá com edição especial “Lendas do Rock” no Catuaí Shopping

Festival gastronômico terá entrada gratuita, shows ao vivo e mais de 20 expositores no shopping

O Catuaí Shopping Maringá será palco de mais uma edição do Torresmofest, considerado o maior festival gastronômico do Brasil.

De quinta-feira (21) a domingo (24), o shopping recebe a edição especial “Lendas do Rock”, reunindo gastronomia, música ao vivo e entretenimento para toda a família, com entrada gratuita.  

Com funcionamento das 12h às 22h, o evento promete transformar o shopping em um grande ponto de encontro para os apaixonados por boa comida e rock nacional e internacional.

O torresmo, protagonista do festival, será servido em diferentes versões, como a tradicional pururuca, o torresmo de rolo e releituras inspiradas na culinária de boteco brasileira.  

Além das opções à base de proteína suína, o público encontrará um cardápio diversificado com costela fogo de chão, baião de dois, feijão tropeiro, hambúrgueres, lanches especiais, doces artesanais e chopp artesanal.

Ao todo, mais de 20 expositores participam da edição em Maringá.  

A programação musical é um dos destaques do evento e contará com mais de 10 bandas ao vivo, incluindo tributos e covers de grandes nomes do rock nacional e internacional, como Legião Urbana, Queen, Pearl Jam, Bon Jovi, Capital Inicial, CPM 22, Barão Vermelho e Creedence.  

Para o Catuaí Shopping Maringá, receber eventos reforça a proposta de oferecer experiências que vão além das compras, criando momentos de lazer, convivência e entretenimento para os clientes e toda a comunidade regional.

Serviço

Torresmofest – Edição Lendas do Rock

Local: Estacionamento do Catuaí Shopping Maringá

Data: 21 a 24 de maio

Horário: das 12h às 22h

Entrada gratuita

Instagram oficial: @torresmofest

Horários de funcionamento do Catuaí Shopping Maringá

Segunda a sábado

Lojas: 10h às 22h

Praça de alimentação: 11h às 22h

Domingo e feriados

Lojas: 13h às 19h

Praça de alimentação: 11h às 22h

Catuaí Shopping Maringá

Av. Colombo, 9161.

Tel. (44) 3123-5000

www.catuaimaringa.com.br / @catuaishoppingmaringa

WhatsApp Image 2026-05-20 at 14.14.55

Maior Festa Junina de Joinville terá atrações nacionais, regionais e fenômeno do Instagram

De 3 a 7 de junho, o evento, com entrada gratuita, vai colorir as praças Dário Salles e da Bandeira animando o feriadão de Corpus Christi

O coração de Joinville vai se transformar em um grande arraiá urbano. A maior Festa Junina da cidade já tem data marcada e promete movimentar o feriadão de Corpus Christi, acontecendo entre os dias 3 e 7 de junho de 2026. Em sua quarta edição, o evento acontece na região central, ocupando as praças Dário Salles e da Bandeira, com entrada gratuita.

Combinando tradição, entretenimento e uma estrutura de grande porte, a edição deste ano traz melhorias significativas na experiência do visitante. A grande novidade estrutural fica por conta de uma nova configuração do espaço, que agora contará com dois palcos simultâneos. Para dar conta desse novo formato, a organização confirmou uma programação musical diversificada que traz o melhor do forró, do arrasta-pé e da música regional de vários cantos do Brasil, além de uma grande atração nacional.

Novidades na programaçao

O grande destaque do palco principal será o artista nacional Edu Boneco. Conhecido pelo seu carisma e apresentações marcantes, o músico é um verdadeiro fenômeno digital, somando mais de 1 milhão de seguidores em seu Instagram (@eduboneco), e promete arrastar uma multidão para o Centro de Joinville.

O intercâmbio cultural da festa fica completo com um line-up que reúne talentos locais, regionais e de outros estados:

Fuá de Lampião (Joinville - SC) – Representando com orgulho a prata da casa;
Forró Brasil (Brusque - SC) – Trazendo o melhor do ritmo nordestino feito em Santa Catarina;
Baião de Cordel (Viamão - RS) – Conectando a tradição do Sul com o sotaque junino;
Maria Sol e Banda (São Paulo - SP) – Trazendo a energia dos palcos paulistas;
Matilha de Joa (Joanópolis - SP) – Somando à pluralidade cultural do evento.

Joinville terá Quadrilha Junina própria
Outra novidade para 2026 será o lançamento da Quadrilha Junina de Joinville, que fará sua grande estreia nos palcos da festa. A programação de dança fica completa com a participação de outros grupos de destaque, incluindo a presença da premiada quadrilha Carcará do Sertão, que faturou o título das últimas duas edições do concurso do evento.

Programação para toda a família

A Festa Junina de Joinville mantém a proposta que marcou suas edições anteriores, com uma programação que reúne gastronomia típica, ambientação temática, brincadeiras, ativações de marca, concurso de quadrilha, concurso pet e atrações culturais para públicos de todas as idades.

"Com o sucesso de 2025, a nossa responsabilidade aumenta. Estamos mantendo tudo aquilo que deu certo e promovendo ajustes importantes para oferecer uma experiência ainda melhor, tanto para quem vem com a família quanto para quem visita a cidade”, destaca Talita Silva, da organização do evento.

Serviço

Evento: 4ª Festa Junina de Joinville 2026
Data: 03 a 07 de junho de 2026 (Feriadão de Corpus Christi)
Local: Praça Dário Salles e Praça da Bandeira – Centro, Joinville/SC
Entrada: Gratuita
Mais informações: Para acompanhar os detalhes dos horários e a programação completa dos palcos, siga o perfil oficial no Instagram: @festajunina_joinville

Logo Carnaval 2027 Academicos do Tucuruvi

Tucuruvi convoca compositores para entrega da sinopse rumo a disputa de samba do carnaval 2027

Após definir a posição que irá encerrar os desfiles do grupo especial durante o carnaval de 2027, a diretoria da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi convoca os compositores interessados para na próxima sexta-feira (22),  participarem da entrega da Sinopse para o concurso que irá escolher o samba-enredo que embalará o desfile "Ogbódirin, Ògbóni".

A explanação do enredo e a apresentação das regras com os detalhes das eliminatórias acontecerão às 20h30 no auditório da Liga-SP, na Fábrica do Samba, situada a Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 505 - Bom Retiro.

Dra. Carol Berger celebra inovação, longevidade e o primeiro ano de sua clínica em Florianópolis

Dra. Carol Berger celebra inovação, longevidade e o primeiro ano de sua clínica em Florianópolis

Em constante movimento entre ciência, inovação e excelência, a Dra. Carol Berger reafirma seu protagonismo na medicina regenerativa contemporânea.

Recentemente, a especialista participou da exclusiva Conferência Internacional de Medicina Regenerativa, em São Paulo — um seleto encontro que reuniu apenas 111 médicos de diferentes países para uma imersão aprofundada em peptídeos, terapias avançadas e estratégias de alta performance voltadas à longevidade, equilíbrio metabólico, saúde integrativa e bem-estar.

Reconhecida por sua atuação sofisticada, atualizada e profundamente conectada às transformações da medicina moderna, a Dra. Carol segue ampliando fronteiras e trazendo para sua clínica o que existe de mais inovador no cenário internacional da medicina regenerativa.

Seu trabalho alia tecnologia, ciência e um atendimento personalizado, consolidando uma abordagem que valoriza não apenas a estética, mas principalmente a saúde, vitalidade e qualidade de vida de seus pacientes.

Sempre em busca de aperfeiçoamento contínuo, a médica mantém contato direto com especialistas e tendências globais, incorporando protocolos modernos e soluções avançadas que refletem o futuro da medicina preventiva e regenerativa.

No próximo dia 20, a Dra. Carol recebe convidados especiais no elegante Pátio Milano, em Florianópolis, para celebrar o primeiro aniversário de sua clínica — um espaço que vem se consolidando como referência em saúde, beleza, longevidade e medicina regenerativa de alta performance.

A comemoração promete reunir nomes influentes, parceiros e pacientes em uma noite marcada por sofisticação, conexões e celebração de uma trajetória construída com excelência, inovação e propósito.

Fonte: Karla Cruz

SUPER SPEED A

Chega a "Super Speed", uma Nova Categoria de Alta Performance Exclusiva para VW Fuscas

O rugido dos motores está prestes a ganhar uma nova e nostálgica melodia. Nasce em 2026 a "Super Speed", uma categoria automobilística revolucionária que promete resgatar a essência das competições "raiz", unindo o carisma lendário do "Volkswagen Fusca (Beetle)" à tecnologia de ponta do automobilismo moderno.

Idealizada pelo engenheiro mecânico  Giancarlo  Di Giacomo, a categoria não busca apenas homenagear o passado, mas redefinir o que um Fusca é capaz de entregar em termos de aerodinâmica, velocidade e adrenalina.

O Fenômeno "Senna Edition"

Antes mesmo do lançamento oficial, o protótipo da categoria, carinhosamente apelidado de "Senna Edition" pela sua pintura inspirada no icônico capacete do tricampeão mundial, já provou seu magnetismo.

Um post preliminar realizado pela equipe no Facebook para um grupo restrito de amigos rompeu as fronteiras digitais, viralizando com mais de 100 mil visualizações em poucas horas.

Tecnologia e Performance

Diferente de qualquer categoria de "clássicos" vista anteriormente, a Super Speed traz:

Aerodinâmica Avançada:

Spoilers frontais massivos, difusores traseiros e aerofólios de dupla asa (estilo GT3), que compõem os apêndices aerodinâmicos, trazendo maior eficiência em corridas.

Chassi de Competição:

Estrutura reforçada para suportar forças G elevadas e curvas de alta velocidade tem como plataforma o chassi e a carroceria do Fusca, integrados com um subframe (treliça tubular) onde serão ancorados a suspensão do tipo duplo A e o motor longitudinal central.

Estética Moderna:

Um design "wide body" que mantém a silhueta inconfundível do Beetle, mas com a postura de um verdadeiro monstro das pistas.

O Renascimento de um Ícone

Expansão Global

Assim, o impacto inicial foi tão avassalador que a Super Speed já rompeu as fronteiras brasileiras. Pilotos da "velha guarda" e investidores internacionais já manifestaram interesse formal. Atualmente, a organização estuda convites para levar o grid de Fuscas ultra-velozes para circuitos emblemáticos nas pistas americanas e europeias

"Queremos devolver ao público a emoção de ver um carro que todos amam levado ao limite extremo," afirma Giancarlo, idealizador técnico do projeto. "É a união entre o coração de um clássico e os músculos de um supercarro moderno."

O Renascimento de um Ícone

Sobre a Super Speed

A saber, a Super Speed é uma categoria de turismo monomarca focada no desenvolvimento técnico e na habilidade pura do piloto. Assim, com base no VW Fusca, a competição visa ser o ponto de encontro entre o entusiasta do "air-cooled", juntamente, com a tecnologia de performance do século XXI.

Contato para Imprensa:

Assessoria Denny Silva/Uiara Zagolin

Equipe DGR Automotive

 @SuperSpeed.championship

contato.superspeed@gmail.com

assessoria.superspeed@gmail.com

[55 19 98931 1219]

Aroma, elegância e prestígio na Expoingá

Aroma, elegância e prestígio na Expoingá

O Ca Fé On, reconhecido como um dos ambientes mais aromáticos, sofisticados e acolhedores da Expoingá, foi cenário de um encontro especial com a ilustre presença do governador Ratinho Júnior.

O espaço, se destacou pelo charme, elegância convidativa, recebeu convidados e lideranças em um clima de descontração e boas conexões.

Os sócios e idealizadores do projeto, Mauro Senra, Rita Rossi e Dani Cenerini, celebraram a visita em grande estilo, reforçando o prestígio e a relevância do Ca Fé On dentro da programação da feira.

Entre aromas marcantes de cafés especiais, conversas e um ambiente cuidadosamente preparado, o encontro evidenciou o sucesso do espaço, que se tornou um dos pontos mais concorridos e comentados da Expoingá.

Jornalista: Rosilene Bejarano

(reg.prof/ 0006925/SC)

WhatsApp Image 2026-05-18 at 11.36.38 (1)

Com shows, grafite ao vivo e vila gastronômica, Gastro Rock Festival promete movimentar o litoral catarinense em junho

Prepare o coração (e o estômago!), porque Balneário Camboriú está prestes a ganhar um evento que mistura o peso das guitarras com a leveza de um mundo mais consciente. Nos dias 13 e 14 de junho, o terreno em frente à Praça das Bandeiras será transformado no palco do 1º. Gastro Rock Festival, um evento gratuito que promete unir gerações por meio da música, da arte e da alta gastronomia.

Muito além do palco: Um festival com propósito
Não espere apenas um "showzinho". O Gastro Rock chega com a proposta de ser um festival do futuro. Toda a cenografia foi desenvolvida com materiais ecológicos e recicláveis, provando que sustentabilidade e tecnologia podem (e devem) andar juntas.

E o compromisso com o planeta é sério: durante os dois dias de festa, todos os resíduos consumidos passarão por uma coleta seletiva rigorosa, garantindo que o impacto positivo do evento permaneça na cidade muito depois do último acorde.

Programação: Do Rock ao Grito de Gol
Com um line-up de peso, o festival apresenta 10 shows de rock and roll. Entre os destaques, teremos o show nacional com a energia contagiante de Luana Camarah, além de tributos emocionantes à Legião Urbana, um especial dedicado a Cazuza, entre outros super shows.

E para os apaixonados por futebol, um aviso: no dia 13, ninguém vai perder o lance! O festival contará com um telão gigante, grama sintética e um espaço exclusivo dedicado à Copa do Mundo para torcer pelo Brasil em grande estilo.

O evento também reunirá diversas marcas nacionais e regionais com ativações e experiências interativas com o público.

Destaques do 1º Gastro Rock Festival:

  • Vila Gastronômica : Mais de 10 restaurantes selecionados e uma área de convivência confortável com mesas e cadeiras.
  • Espaço Kids (400m²): Um parque de interatividade gratuito para pais e filhos brincarem juntos. Nada de deixar os pequenos em casa!
  • Arte Urbana: O visual do evento será um show à parte, com cenografia em lambe-lambe, exposição de fotos, grafite e pintura ao vivo.
  • Inclusão de Verdade: O festival é para todos! Contamos com acessibilidade total, rampas e intérpretes de Libras durante as apresentações musicais.
  • Horário: das 11h às 22h

Dica de Amigo: Vá de App!
O festival ocupa uma área de 6 mil metros quadrados. Embora haja estacionamento terceirizado, a organização incentiva o público a utilizar transporte por aplicativo. Além de ser mais sustentável, permite que você aproveite a vila gastronômica e as bebidas do evento sem preocupações.

O quê: 1º. Gastro Rock Festival
Quando: 13 e 14 de junho
Onde: Terreno em frente à Praça das Bandeiras, Balneário Camboriú
Entrada: Gratuita – com limitação de público
Horário: 11h às 22h
Destaques: Rock ao vivo, Vila Gastronômica, Espaço Kids, Arte Urbana e Transmissão do Jogo do Brasil.

WhatsApp Image 2026-05-18 at 09.58.48 (1)

Lu Leal une poesia, cultura e consciência ambiental e será homenageada em celebração pelas praias limpas de Salvador

A produtora cultural e jornalista Lu Leal vive um momento especial em sua trajetória artística e profissional. Em processo de lançamento do seu primeiro livro de poesia, a comunicadora também se destaca como idealizadora da página “Sussurros de Poesia” e do site “Nossa Janela”, plataforma dedicada a entrevistas, cultura, arte e entretenimento.

Reconhecida pelo seu trabalho voltado à valorização da cultura e das causas socioambientais, Lu Leal será uma das homenageadas na entrega do Certificado pela Preservação das Praias Limpas, evento que acontece no próximo dia 29 de maio de 2026, sexta-feira, às 18h, no Terraço Brisa do Mar, localizado no Farol Barra Flat, na Barra, em Salvador.

A cerimônia será marcada por um encontro de lideranças ambientais, artistas, ativistas, representantes da sociedade civil e personalidades que vêm contribuindo para ações de conscientização e preservação ambiental na capital baiana.

O evento também reforça as ações do movimento “Balaio Verde”, iniciativa que promove cortejos culturais em defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e da integração entre os povos, fortalecendo o diálogo entre cultura, arte e responsabilidade ecológica.

Coordenado pela produtora cultural, jornalista e ativista ambiental Luzia Moraes, o encontro propõe uma noite de celebração, reconhecimento e reflexão sobre a importância da preservação das praias e dos recursos naturais de Salvador.

Além das homenagens, a programação contará com apresentação da Banda Cura, levando música e energia positiva para encerrar a noite em clima de união e conscientização.

Entrega do Certificado pela Preservação das Praias Limpas
📅 Data: 29 de maio de 2026 (sexta-feira)
🕕 Horário: 18h
📍 Local: Terraço Brisa do Mar – Farol Barra Flat
📌 Endereço: Av. Oceânica, 409, Barra – Salvador/Bahia

WhatsApp Image 2026-05-18 at 09.54.56 (1)

Palestra provoca líderes a repensarem: Dom da palavra é talento?

Em um cenário corporativo cada vez mais desafiador, onde resultados dependem diretamente da capacidade de engajar pessoas, a comunicação deixa de ser apenas uma habilidade desejável e passa a ocupar papel estratégico dentro das organizações.
É com essa provocação que o jornalista, apresentador e palestrante Marcos Pereira apresenta a palestra “Dom da palavra – talento nato ou habilidade lapidada?”, voltada a líderes, empresários e profissionais que buscam melhorar sua influência e efetividade na condução de equipes.

A proposta central é questionar uma crença comum: a de que grandes comunicadores já nascem prontos. Para Marcos, mais do que um dom, comunicar bem é uma competência construída — e decisiva para transformar direcionamento em execução.
“Comunicar com clareza não é apenas transmitir dados. É reduzir a distância entre o objetivo e a execução”, destaca o palestrante.

Durante o encontro, o público é convidado a refletir sobre pontos fundamentais da liderança contemporânea:
A mensagem está sendo realmente compreendida ou apenas ouvida?
A comunicação gera alinhamento ou ruído?
O líder consegue transformar discurso em comprometimento da equipe?
Com abordagem prática, Marcos apresenta técnicas de comunicação assertiva, estratégias para eliminar ambiguidades e caminhos para fortalecer a presença executiva. O foco está em alinhar propósito, direção e ação, tornando a comunicação uma ferramenta real de gestão e resultado.

A palestra também destaca a importância da escuta ativa e da autenticidade como pilares para líderes que desejam não apenas informar, mas mobilizar pessoas.

Sobre o palestrante

Marcos Pereira é jornalista, comunicador, palestrante e mentor, com mais de duas décadas de atuação na comunicação brasileira. Atualmente, é apresentador e coordenador de jornalismo da Jovem Pan Joinville, onde comanda o Jornal da Manhã.
Ao longo da carreira, acumulou experiências em veículos como Jovem Pan, RBS, NSC, além de emissoras como Globo e CBN. Também atua como mestre de cerimônias, com mais de 200 eventos corporativos realizados.

Formado pela Mentory Academy, Marcos atua como mentor, ajudando profissionais a desenvolverem a comunicação como ferramenta de crescimento, influência e liderança.

Palestra: Dom da palavra – talento nato ou habilidade lapidada?

Tema: Liderança, comunicação e pessoas
Público: Líderes, gestores, empresários e profissionais liberais. 
Local: Expogestão 2026.
Data: 19/05
Hora: 15h50, auditório C, Expoville. 

Garata seu ingresso!

dependecia feminina

Dependência Emocional em Mulheres: Como a psicanálise a vê.

A dependência emocional afeta predominantemente mulheres nos relacionamentos amorosos. Esse problema vai muito além de simplesmente "amar demais", revelando-se como uma estrutura psicológica complexa enraizada em traumas relacionais da infância, padrões de apego inseguro e dinâmicas que mantêm a pessoa presa num ciclo de sofrimento. Mas como se livrar desse problema? Não basta ter força de vontade; é necessário um trabalho terapêutico profundo que ressignifique essas feridas primitivas que fundamentam a crença de que a própria existência depende da presença e validação de outro.

O que realmente é a dependência Emocional?

A dependência emocional é surge quando uma pessoa sente uma necessidade extrema e é quase impossível de satisfazer por afeto, aprovação ou a presença constante de outra pessoa, geralmente representado pelo parceiro amoroso ou outra pessoa eleita. Para entender melhor, é importante diferenciar isso de um relacionamento saudável.

Enquanto em relacionamentos maduros e ditos normais, ambas as pessoas se apoiam e mantem suas próprias identidades e conseguem ficar bem mesmo quando separadas.  Na dependência emocional o parceiro vira literalmente a vida da pessoa. É como se o dependente respirasse apenas quando o outro está por perto. Identificar essa diferença é fundamental, porque muitas pessoas confundem dependência com "amar demais", o que acaba normalizando um sofrimento que deveria ser reconhecido como um problema real.

Os sinais são bem claros que diferenciam os dois. No amor real e verdadeiro há carinho genuíno, confiança e presença autêntica. Já na dependência, há medo constante, ansiedade e necessidade desesperada de confirmação do outro. Por isso, quem sofre com dependência emocional frequentemente tolera coisas impensáveis como traições, desrespeito severo e até abuso psicológico, levando como lema interno: "É ruim com ele, mas seria impossível viver sem ele".

A dependente fica tão atenta ao menor sinal que o parceiro pode dar de rejeição que, frequentemente, confunde intensidade com intimidade real. Pesquisadores apontam que indivíduos com dependência emocional desenvolvem uma sensibilidade excepcional à rejeição, percebem em cada gesto do parceiro os sinais potenciais de abandono que frequentemente não existem.

Mas porque isso acontece?

Compreender a dependência emocional exige que olhemos para trás, para a infância.

A forma como somos tratados nos primeiros anos de vida, especialmente em relação ao afeto e à segurança, molda profundamente como nos relacionaremos quando adultos. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que a falta de afeto na infância impacta diretamente como as pessoas conseguirão se expressar e se conectar com outros mais tarde.

Dessa forma, crianças que crescem com pais com temperamento volúvel, que às vezes são afetuosos, outras vezes distantes e frios aprendem uma lição perigosa: o amor é instável e condicional. Essas crianças vivem em alerta constante, tentando “prever” os humores dos pais ou cuidadores e se moldando constantemente para manter a conexão viva. Consequentemente, quando crescem, carregarão esse padrão para seus relacionamentos, vivendo em estado permanente de medo de perder a pessoa. É o medo constante da perda.

Pesquisas recentes sobre as emoções primárias mostram que pessoas com muito medo na infância tendem a ter mais dificuldade para se separar emocionalmente de seus pais e depois disso, de seus parceiros.

É como se o corpo dos dependentes nunca aprendesse que estar sozinho é algo normal e possível.

Agora, do ponto de vista da psicanálise, a história fica ainda mais profunda.

Desde o nascimento, todo ser humano vive uma angústia fundamental: a gente nasce completamente dependente de alguém para sobreviver. Nos casos em que os pais não ofereciam segurança e previsibilidade, essa angústia nunca realmente desaparecerá. É por isso que essas pessoas procuram desesperadamente por um relacionamento que preencha esse vazio. É como se estivessem tentando resolver um problema que começou muito antes, ainda bebês.

Quais são os sinais de que estou lidando com um dependente ou eu sou dependente?

A dependência emocional raramente é percebida de forma dramática ou óbvia.

Geralmente começa com pequenos comportamentos que vão sendo naturalizados aos poucos. Por isso é importante conhecer os sinais que indicam que algo não vai bem.

Um dos primeiros sinais é a necessidade constante de validação.

O dependente emocional tem a necessidade de perguntar se é amada, o tempo todo, se o parceiro tem o mesmo sentimento e se não há razão para se preocupar. Isso não é apenas uma insegurança ocasional, é um padrão contínuo. Consequentemente, essa busca constante por validação cria um ciclo vicioso, onde a confiança diminui e a dependência de aprovação aumenta ainda mais.

Paralelamente, surge outro sinal muito claro: o medo obsessivo de ser abandonado.

A pessoa fica muito incomodada com a ausência do parceiro, pois não consegue ser feliz sozinha. Essas separações, mesmo que temporárias, disparam sentimentos intensos de abandono e solidão. Dessa forma, a pessoa começa a desenvolver comportamentos de controle: verifica obsessivamente as redes sociais do parceiro, lê uma simples mudança de tom em uma mensagem, como se fosse um sinal de rejeição. Surge então um ciúme irracional quando o outro interage com outras pessoas. É exaustivo tanto para quem sofre quanto para quem está ao lado.

A perda da identidade.

Outro sinal preocupante na dependência emocional é a perda de identidade. Com o tempo, é comum a pessoa dependente abandonar seus hobbies, suas preferências, seus planos para se ajustar completamente ao mundo do parceiro. Quando o relacionamento termina, ela literalmente não sabe mais quem é, pois sua personalidade tinha sido "emprestada" para o outro. Isso é tão comum que tem até um nome: o "Efeito Camaleão".

Essa perda da personalidade leva à dificuldade para tomar decisões sozinhas e se reflete em todas as áreas da vida. Desde coisas pequenas até decisões importantes, a pessoa busca constante aprovação.

A incapacidade não tem nada a ver com falta de inteligência, é uma crença profunda que as próprias escolhas são inadequadas ou perigosas ou mesmo insuficientes.

Outra característica é o comportamento nocivo de assumir a responsabilidade pelas emoções do outro. O dependente sente que é seu dever "salvar" o outro ou mantê-lo feliz todo o tempo. Se o parceiro está irritado ou agressivo, ela assume a culpa e tenta desesperadamente "consertar" tudo.

Infelizmente, essa ação frequentemente perpetua relacionamentos abusivos, pois o abusador aprende a explorar essa tendência de auto culpabilização.

É importante também entender o que acontece no corpo e no cérebro nessas situações. Relacionamentos instáveis, com brigas intensas seguidas de reconciliações apaixonadas criam um padrão que deixa a pessoa dependente viciada.

Este comportamento é semelhante ao que prende um jogador compulsivo ao jogo. O cérebro recebe "doses elevadas" de um neurotransmissor chamado dopamina nos momentos bons, fazendo a pessoa tolerar momentos de abuso, pois em breve ela receberá a próxima "dose" de afeto.

Todos esses sinais se refletem em nosso corpo fisicamente o fazendo sofrer muito. Quando esses gatilhos disparam, nosso sistema nervoso reage como se um perigo real. Isso manifesta-se como um peito apertado, inquietação, dificuldade de concentração, náusea, compulsão para verificar o telefone constantemente, insônia etc. Quando algo fica sem solução o estado permanente de alerta se instala.

Os impactos na saúde mental são alarmantes.

Pessoas que sofrem com dependência emocional frequentemente desenvolvem depressão, ansiedade severa, ataques de pânico, taquicardia, insônia grave e pensamentos obsessivos. Em casos mais extremos e não tratados, surge a depressão profunda e até ideações suicidas.

Outro ponto importante que a dependência emocional afeta é a sexualidade.

Quando há o medo constante de rejeição e a insegurança, a intimidade deixa de ser vivida com liberdade. As mulheres dependentes frequentemente têm dificuldade de expressar seus desejos. Buscam realizar atos para agradar ao parceiro, mesmo sem vontade; associam ao sexo com validação emocional e experimentam uma desconexão fundamental consigo mesmas.

Dependência Emocional e Abuso.

Uma situação que passa muitas vezes desapercebidas é a relação entre a dependência emocional e permanência em relacionamentos abusivos. Temos observado constantemente nos noticiários situações que mostram como a dependência emocional está diretamente ligada às mulheres que ficam em relacionamentos violentos.

Fatores como baixa autoestima, medo de ficar sozinha, dependência financeira e falta de amigos e família por perto tornam ainda mais difícil para essas mulheres de sair desse relacionamento.

A violência psicológica, em particular, funciona como uma “cola” que prende a pessoa ao parceiro abusivo. Por isso, a dinâmica entre um manipulador narcisista e um dependente emocional funciona como uma “dança perigosa” bem conhecida.

O manipulador necessita do controle, admiração constante e alguém que aceite tudo que ele faça, sem questionar. O dependente oferece exatamente isso: devoção cega, perdão infinito e assume toda a culpa pelos problemas.

Essa dança perigosa nos mostra como os dependentes emocionais funcionam como “ímãs” para indivíduos narcisistas. Esse problema piora ainda mais quando a manipulação frequentemente é disfarçada de “cuidado”. O que parece ser amor genuíno na verdade pode ser um auto sacrifício patológico.

Nessas situações, os limites psicológicos entre as duas pessoas ficam tão apagadas que é quase impossível ter identidade individual, necessidades próprias e regulação emocional separada.

Como me libertar dessas “garras”?

O primeiro passo é reconhecer que algo está profundamente errado, mas isso pode ser extremamente doloroso e gera muita vergonha e culpa. Mas essa consciência é justamente o que pode tirar você dessa situação. Um fato crucial é: você não consegue resolver isso sozinha, apenas através de força de vontade. É necessário um trabalho psicológico profundo!

Por isso a psicoterapia é tão importante.

O terapeuta pode oferecer um espaço seguro, onde você conseguirá enxergar seus padrões de escolha, fortalecer sua autoestima e aprender a validar seus próprios sentimentos, e o mais importante, sem precisar da aprovação de outra pessoa. Além disso, é necessário acessar e ressignificar os traumas da infância que geraram aquela sensação profunda de "não ser suficiente".

Pela ótica da psicanálise, esse processo envolve o que é chamado "de angústia".

Isso não significa reprimir o desconforto a qualquer custo, mas permitir que a angústia seja nomeada e entendida. Na terapia, você aprenderá a confrontar as fantasias inconscientes e os mitos que as mantêm vivas, especialmente “a crença” de que sua existência depende do outro.

O estabelecimento do "eu" constitui resgate da identidade.

O processo de cura envolve a reconstrução de si mesma. O paciente é convidado a voltar a fazer pequenas coisas, pequenas conquistas, mas por conta própria. Pode começar com escolhas banais: voltar a ouvir uma música que gostava, fazer um curso que tinha vontade, retomar contato com uma velha amiga. A identidade se reconstrói, literalmente tijolo por tijolo.

Aprender a enxergar suas necessidades, suas ambições e ter o “poder” de decisão, sozinho, é fundamental. Indivíduos com apego ansioso, frequentemente, terceirizam sua sensação de segurança inteiramente ao outro.

Desenvolver as próprias rotinas, decidir as próprias amizades e as fontes de conforto cria uma base interna que não depende totalmente da relação.

Partindo deste princípio, impor limites é a maior arma contra relações abusivas. Aprender a dizer "não" representa um ato revolucionário para o dependente emocional. Os limites não são agressões, confrontos puro e simples ao outro; são cercas de proteção ao próprio bem-estar. Aprender a aceitar o desconforto de desagradar o outro, sem entrar em pânico, é uma das habilidades mais importante desenvolvidas no processo terapêutico.

Outro fator importante é suportar o vazio, é uma fase crítica e frequentemente negligenciada.

Quando uma pessoa sai de uma relação de dependência, nossa mente entra em um verdadeiro estado de síndrome de abstinência, semelhante ao que ocorre na dependência química.

A dor da solidão será difícil, pois aprendemos, literalmente, a depender da presença do outro como nosso regulador emocional. É fundamental compreender que essa dor faz parte do processo. Fugir desse vazio buscando imediatamente um novo relacionamento apenas reinicia o ciclo com outra pessoa.

Do ponto de vista neurobiológico, o trabalho terapêutico que rebalanceia o sistema de ameaça (muito estimulado no apego ansioso) e o sistema de recompensa é essencial. As técnicas como exposição gradual reduzem a hiperatividade da amígdala.

A reestruturação cognitiva fortalece o córtex pré-frontal, isso ajudará a avaliar, regular e ressignificar as experiências. Técnica como a que privilegiam a concentração reduz hiperativação do sistema de ameaça e fortalece autoconsciência e regulação emocional.

A liberdade de nos reconhecermos.

A dependência emocional não é um destino inevitável nem uma fraqueza de caráter. Ela se caracteriza por um padrão psicológico estruturado, que tiveram raízes profundas em experiências da infância e mantido por mecanismos neurobiológicos sofisticados.

Sua prevalência em mulheres reflete não apenas diferenças individuais, mas também tem estruturas socioculturais, que historicamente ensinaram às mulheres que seu valor reside em sua capacidade de servir, agradar e se anular para manter os relacionamentos.

A psicanálise nos mostra como a dependência emocional representa uma tentativa inconsciente de corrigir situações traumáticas primitivas como o desamparo, fixando no outro a solução para tal sofrimento, porém é apenas uma ilusão.

A terapia é a principal ferramenta para essa reconstrução individual e na recuperação da valorização do indivíduo sob suas próprias perspectivas.

Essa liberdade não significa renunciar ao amor ou à intimidade. Significa reivindicar a capacidade de estar com outro, não esquecendo de si mesma. Significa transformar o "Eu preciso de você para existir" por "Eu escolho estar com você, mas continuo existindo plenamente sem você".

Para aquelas mulheres ainda presas nesse ciclo, o caminho para a liberdade começa com o reconhecimento honesto de que o que sente pode não ser amor, mas em sofrimento travestido de devoção.

A possibilidade de um acesso ao espaço terapêutico genuíno, onde as camadas dessa reconstrução psicológica podem ser cuidadosamente exploradas e ressignificadas culminará na conquista lenta, mas profunda, de uma autonomia emocional, que não nega os relacionamentos, mas os revitaliza através da diferença e da liberdade que cada pessoa precisa para permanecer autenticamente viva.